A compatibilidade entre o formalismo da ética discursiva e a crítica habermasiana à eugenia liberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilcelene de Brito Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/46139
Resumo: A presente tese investiga os desafios programáticos enfrentados pela ética discursiva de Jürgen Habermas diante de sua crítica à eugenia liberal, entendida como o uso de tecnologias de seleção ou alteração do genoma humano para fins de aprimoramento genético com base nos valores ou interesses de mães e pais e na oferta de produtos e serviços genéticos pelo mercado. Ao criticar esta posição filosófica, Habermas emprega conceitos como o de ética da espécie para defender a interdição normativa da eugenia liberal, o que levaria sua ética discursiva a depender de conceitos substantivos característicos das éticas teleológicas. Para investigar essa possibilidade de “giro substantivo”, o primeiro capítulo analisa o debate recente sobre as implicações éticas das tecnologias de alteração do genoma humano, as posições filosóficas dos defensores da chamada eugenia liberal e de seus detratores, situando as teses de Habermas nesse contexto. O segundo capítulo discute os argumentos na obra O Futuro da Natureza Humana, para entender o papel de conceitos como natureza humana e ética da espécie em sua filosofia moral, avaliar o status da proposta normativa de moralização da natureza humana em relação ao formalismo ético, e questionar se essa proposta exige de fato que a ética do discurso repense os limites do que o filósofo designa de moderação pós-metafísica da vida ética. No terceiro capítulo, questiona-se se a relação entre técnica, ciência e ideologia oferece elementos adicionais para a crítica habermasiana às implicações da eugenia liberal, e a extensão em que sua teoria da sociedade ilumina a complexa relação entre a esfera moral e as regulações político-jurídicas das tecnologias de modificação do genoma humano. Do ponto de vista interno à fundamentação da ética discursiva, sustenta-se que um retorno à moderação substantiva da vida ética não representa adequadamente uma aplicação dos princípios de universalização e do discurso à avaliação de normas candidatas a regularem o emprego das tecnologias para fins de aprimoramento genético, e que Habermas não chega a completar um “giro substantivo” de sua ética. Sob o ponto de vista da articulação da filosofia moral de Habermas com sua teoria social, sua mais relevante contribuição deve-se à tese da colonização das esferas normativas da sociedade por mecanismos de controle oriundos da esfera sistêmica. Ela aponta o caráter limitado e unilateral da proposta dos eugenistas liberais de uma regulação das mencionadas tecnologias com base na articulação entre os valores dos pais e as regras de oferta e procura dos mercados. Confrontando essas duas avaliações das contribuições de Habermas ao debate, indica-se o tratamento insuficiente dado à relação entre os valores éticos, as normas morais e as regras jurídicas, diante da potencialidade da teoria discursiva da moral e do direito para propor alternativas de fundamentação que encaminhassem a aplicação das tecnologias genéticas levando em conta a complexidade do tema.
id UFMG_4a088dab9e2ec61b63d60d00a2bcffc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/46139
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eduardo Soares Neves Silvahttp://lattes.cnpq.br/7850071241571907Alessandro PinzaniLilian Simone Godoy FonsecaRúrion Soares MeloLeonardo de Mello Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/3298021641339216Gilcelene de Brito Ribeiro2022-10-10T18:16:58Z2022-10-10T18:16:58Z2022-03-28http://hdl.handle.net/1843/46139A presente tese investiga os desafios programáticos enfrentados pela ética discursiva de Jürgen Habermas diante de sua crítica à eugenia liberal, entendida como o uso de tecnologias de seleção ou alteração do genoma humano para fins de aprimoramento genético com base nos valores ou interesses de mães e pais e na oferta de produtos e serviços genéticos pelo mercado. Ao criticar esta posição filosófica, Habermas emprega conceitos como o de ética da espécie para defender a interdição normativa da eugenia liberal, o que levaria sua ética discursiva a depender de conceitos substantivos característicos das éticas teleológicas. Para investigar essa possibilidade de “giro substantivo”, o primeiro capítulo analisa o debate recente sobre as implicações éticas das tecnologias de alteração do genoma humano, as posições filosóficas dos defensores da chamada eugenia liberal e de seus detratores, situando as teses de Habermas nesse contexto. O segundo capítulo discute os argumentos na obra O Futuro da Natureza Humana, para entender o papel de conceitos como natureza humana e ética da espécie em sua filosofia moral, avaliar o status da proposta normativa de moralização da natureza humana em relação ao formalismo ético, e questionar se essa proposta exige de fato que a ética do discurso repense os limites do que o filósofo designa de moderação pós-metafísica da vida ética. No terceiro capítulo, questiona-se se a relação entre técnica, ciência e ideologia oferece elementos adicionais para a crítica habermasiana às implicações da eugenia liberal, e a extensão em que sua teoria da sociedade ilumina a complexa relação entre a esfera moral e as regulações político-jurídicas das tecnologias de modificação do genoma humano. Do ponto de vista interno à fundamentação da ética discursiva, sustenta-se que um retorno à moderação substantiva da vida ética não representa adequadamente uma aplicação dos princípios de universalização e do discurso à avaliação de normas candidatas a regularem o emprego das tecnologias para fins de aprimoramento genético, e que Habermas não chega a completar um “giro substantivo” de sua ética. Sob o ponto de vista da articulação da filosofia moral de Habermas com sua teoria social, sua mais relevante contribuição deve-se à tese da colonização das esferas normativas da sociedade por mecanismos de controle oriundos da esfera sistêmica. Ela aponta o caráter limitado e unilateral da proposta dos eugenistas liberais de uma regulação das mencionadas tecnologias com base na articulação entre os valores dos pais e as regras de oferta e procura dos mercados. Confrontando essas duas avaliações das contribuições de Habermas ao debate, indica-se o tratamento insuficiente dado à relação entre os valores éticos, as normas morais e as regras jurídicas, diante da potencialidade da teoria discursiva da moral e do direito para propor alternativas de fundamentação que encaminhassem a aplicação das tecnologias genéticas levando em conta a complexidade do tema.This thesis explores the programmatic challenges facing Jürgen Habermas' discourse ethics with regard to his critique of liberal eugenics, understood as the use of technologies to select or alter the human genome for the purpose of genetic enhancement based on parental values or interests and the market supply of genetic products and services. In criticizing this philosophical position, Habermas uses concepts such as species ethics to defend the normative interdiction of liberal eugenics, which would lead his discourse ethics to rely on substantive concepts that are characteristic of teleological ethics. To investigate the possibility of a “substantive turn,” in the first chapter I analyze the recent debate on the ethical implications of technologies for altering the human genome, the philosophical positions of the advocates of so-called liberal eugenics, and its detractors in the context of Habermas’ theses. The second chapter analyzes the arguments in the book 'The Future of Human Nature' to understand the role of concepts such as human nature and species ethics in its moral philosophy, evaluate the status of the regulatory proposal for the moralization of human nature in relation to ethical formalism, and to question whether this proposal in fact requires that discourse ethics rethink the limits of what the philosopher calls the postmetaphysical moderation of ethical life. In the third chapter, I question whether the relationship between technique, science, and ideology offers additional elements for the Habermasian critique of the implications of liberal eugenics, and the extent to which his theory of society illuminates the complex relationship between the moral sphere, political and legal regulations of human genome modification technologies. From the standpoint of the grounding of discourse ethics, I contend that a return to the substantive moderation of ethical life does not adequately represent an application of the principles of universalization and discourse to the evaluation of candidate norms to regulate the use of technology for the purpose of genetic enhancement, and that Habermas fails to complete a "substantive turn" in its ethics. From the point of view of the articulation of Habermas' moral philosophy with his social theory, his most relevant contribution is the thesis of the colonization of normative spheres of society by steering medium originating from the systemic sphere. This underscores the limited and one-sided nature of the liberal eugenicists' proposal for a regulation of the aforementioned technologies based on the articulation of parental values and market supply and demand laws. Confronting these two evaluations of Habermas' contributions to the debate, I point out the insufficient treatment given to the relationship between ethical values, moral norms, and legal rules in the face of the potential of the discourse theory of morality and law to propose alternative grounds that could guide the application of genetic technologies, taking into account the complexity of the issue.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofia - TesesÉtica - TesesHabermas, Jurgen, 1929-Eugenia - TesesHabermasÉtica discursivaFormalismoEugenia liberalFilosofia da técnicaTeoria socialA compatibilidade entre o formalismo da ética discursiva e a crítica habermasiana à eugenia liberalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46139/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALGilcelene Brito (PPGFIL-UFMG) Tese de doutorado - A Compatibilidade entre o Formalismo da Ética Discursiva e a Crítica Habermasiana à Eugenia Liberal.pdfGilcelene Brito (PPGFIL-UFMG) Tese de doutorado - A Compatibilidade entre o Formalismo da Ética Discursiva e a Crítica Habermasiana à Eugenia Liberal.pdfapplication/pdf14726463https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46139/1/Gilcelene%20Brito%20%28PPGFIL-UFMG%29%20Tese%20de%20doutorado%20-%20A%20Compatibilidade%20entre%20o%20Formalismo%20da%20%c3%89tica%20Discursiva%20e%20a%20Cr%c3%adtica%20Habermasiana%20%c3%a0%20Eugenia%20Liberal.pdf8572fbcbb631fecfd697e83e16832af7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46139/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/461392022-10-10 15:16:59.382oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-10T18:16:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A compatibilidade entre o formalismo da ética discursiva e a crítica habermasiana à eugenia liberal
title A compatibilidade entre o formalismo da ética discursiva e a crítica habermasiana à eugenia liberal
spellingShingle A compatibilidade entre o formalismo da ética discursiva e a crítica habermasiana à eugenia liberal
Gilcelene de Brito Ribeiro
Habermas
Ética discursiva
Formalismo
Eugenia liberal
Filosofia da técnica
Teoria social
Filosofia - Teses
Ética - Teses
Habermas, Jurgen, 1929-
Eugenia - Teses
title_short A compatibilidade entre o formalismo da ética discursiva e a crítica habermasiana à eugenia liberal
title_full A compatibilidade entre o formalismo da ética discursiva e a crítica habermasiana à eugenia liberal
title_fullStr A compatibilidade entre o formalismo da ética discursiva e a crítica habermasiana à eugenia liberal
title_full_unstemmed A compatibilidade entre o formalismo da ética discursiva e a crítica habermasiana à eugenia liberal
title_sort A compatibilidade entre o formalismo da ética discursiva e a crítica habermasiana à eugenia liberal
author Gilcelene de Brito Ribeiro
author_facet Gilcelene de Brito Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Soares Neves Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7850071241571907
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alessandro Pinzani
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lilian Simone Godoy Fonseca
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rúrion Soares Melo
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Leonardo de Mello Ribeiro
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3298021641339216
dc.contributor.author.fl_str_mv Gilcelene de Brito Ribeiro
contributor_str_mv Eduardo Soares Neves Silva
Alessandro Pinzani
Lilian Simone Godoy Fonseca
Rúrion Soares Melo
Leonardo de Mello Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Habermas
Ética discursiva
Formalismo
Eugenia liberal
Filosofia da técnica
Teoria social
topic Habermas
Ética discursiva
Formalismo
Eugenia liberal
Filosofia da técnica
Teoria social
Filosofia - Teses
Ética - Teses
Habermas, Jurgen, 1929-
Eugenia - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Filosofia - Teses
Ética - Teses
Habermas, Jurgen, 1929-
Eugenia - Teses
description A presente tese investiga os desafios programáticos enfrentados pela ética discursiva de Jürgen Habermas diante de sua crítica à eugenia liberal, entendida como o uso de tecnologias de seleção ou alteração do genoma humano para fins de aprimoramento genético com base nos valores ou interesses de mães e pais e na oferta de produtos e serviços genéticos pelo mercado. Ao criticar esta posição filosófica, Habermas emprega conceitos como o de ética da espécie para defender a interdição normativa da eugenia liberal, o que levaria sua ética discursiva a depender de conceitos substantivos característicos das éticas teleológicas. Para investigar essa possibilidade de “giro substantivo”, o primeiro capítulo analisa o debate recente sobre as implicações éticas das tecnologias de alteração do genoma humano, as posições filosóficas dos defensores da chamada eugenia liberal e de seus detratores, situando as teses de Habermas nesse contexto. O segundo capítulo discute os argumentos na obra O Futuro da Natureza Humana, para entender o papel de conceitos como natureza humana e ética da espécie em sua filosofia moral, avaliar o status da proposta normativa de moralização da natureza humana em relação ao formalismo ético, e questionar se essa proposta exige de fato que a ética do discurso repense os limites do que o filósofo designa de moderação pós-metafísica da vida ética. No terceiro capítulo, questiona-se se a relação entre técnica, ciência e ideologia oferece elementos adicionais para a crítica habermasiana às implicações da eugenia liberal, e a extensão em que sua teoria da sociedade ilumina a complexa relação entre a esfera moral e as regulações político-jurídicas das tecnologias de modificação do genoma humano. Do ponto de vista interno à fundamentação da ética discursiva, sustenta-se que um retorno à moderação substantiva da vida ética não representa adequadamente uma aplicação dos princípios de universalização e do discurso à avaliação de normas candidatas a regularem o emprego das tecnologias para fins de aprimoramento genético, e que Habermas não chega a completar um “giro substantivo” de sua ética. Sob o ponto de vista da articulação da filosofia moral de Habermas com sua teoria social, sua mais relevante contribuição deve-se à tese da colonização das esferas normativas da sociedade por mecanismos de controle oriundos da esfera sistêmica. Ela aponta o caráter limitado e unilateral da proposta dos eugenistas liberais de uma regulação das mencionadas tecnologias com base na articulação entre os valores dos pais e as regras de oferta e procura dos mercados. Confrontando essas duas avaliações das contribuições de Habermas ao debate, indica-se o tratamento insuficiente dado à relação entre os valores éticos, as normas morais e as regras jurídicas, diante da potencialidade da teoria discursiva da moral e do direito para propor alternativas de fundamentação que encaminhassem a aplicação das tecnologias genéticas levando em conta a complexidade do tema.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-10T18:16:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-10T18:16:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/46139
url http://hdl.handle.net/1843/46139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46139/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46139/1/Gilcelene%20Brito%20%28PPGFIL-UFMG%29%20Tese%20de%20doutorado%20-%20A%20Compatibilidade%20entre%20o%20Formalismo%20da%20%c3%89tica%20Discursiva%20e%20a%20Cr%c3%adtica%20Habermasiana%20%c3%a0%20Eugenia%20Liberal.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46139/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
8572fbcbb631fecfd697e83e16832af7
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676849949966336