Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Amelia de Paula Laborne
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TDHHV
Resumo: O objetivo desta tese é compreender, a partir de experiências sociais e trajetórias acadêmicas, as percepções de pesquisadoras e pesquisadores classificados como brancos sobre ser branco no Brasil e no campo da produção de conhecimento sobre relações raciais. Para a realização do trabalho buscamos destacar como a branquitude, juntamente com a mestiçagem e o ideal de branqueamento, faz parte de um discurso pouco explícito que viabilizou a construção de uma identidade nacional. Acreditamos que a reflexão atual sobre a branquitude não pode prescindir de uma discussão global sobre as relações raciais que articula o processo de dominação colonial e a construção da perspectiva eurocêntrica de mundo. Interessa-nos também compreender como essas relações de poder baseadas na raça são refletidas em espaços de produção do conhecimento acadêmico. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de entrevistas com intelectuais classificados e/ou autodeclarados como brancos que atuam no campo das relações raciais no Brasil. Esses sujeitos foram indicados pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs). As análises giraram em torno da diversidade de possibilidades da construção das identidades raciais, bem como das aproximações e distanciamentos entre classificação racial e identidade. A mestiçagem e o branqueamento se apresentaram como elementos chave para a compreensão das articulações da branquitude no Brasil. A especificidade do grupo pesquisado trouxe á tona uma importante reflexão sobre a racialidade presente no universo acadêmico.
id UFMG_4a165fef87cfb3f1a28adf4ba565c491
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9TDHHV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Nilma Lino GomesTânia Mara Pedroso MullerShirley Aparecida de MirandaLuiz Alberto Oliveira GoncalvesMiguel Gonzalez ArroyoClaudia MirandaAna Amelia de Paula Laborne2019-08-11T10:19:31Z2019-08-11T10:19:31Z2014-08-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TDHHVO objetivo desta tese é compreender, a partir de experiências sociais e trajetórias acadêmicas, as percepções de pesquisadoras e pesquisadores classificados como brancos sobre ser branco no Brasil e no campo da produção de conhecimento sobre relações raciais. Para a realização do trabalho buscamos destacar como a branquitude, juntamente com a mestiçagem e o ideal de branqueamento, faz parte de um discurso pouco explícito que viabilizou a construção de uma identidade nacional. Acreditamos que a reflexão atual sobre a branquitude não pode prescindir de uma discussão global sobre as relações raciais que articula o processo de dominação colonial e a construção da perspectiva eurocêntrica de mundo. Interessa-nos também compreender como essas relações de poder baseadas na raça são refletidas em espaços de produção do conhecimento acadêmico. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de entrevistas com intelectuais classificados e/ou autodeclarados como brancos que atuam no campo das relações raciais no Brasil. Esses sujeitos foram indicados pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs). As análises giraram em torno da diversidade de possibilidades da construção das identidades raciais, bem como das aproximações e distanciamentos entre classificação racial e identidade. A mestiçagem e o branqueamento se apresentaram como elementos chave para a compreensão das articulações da branquitude no Brasil. A especificidade do grupo pesquisado trouxe á tona uma importante reflexão sobre a racialidade presente no universo acadêmico.The goal of this thesis is to understand, from social experiences and academic trajectories, the perceptions of researchers classified as whites about being white in Brazil and in the field of knowledge production about race relations. To carry out the work we highlight how whiteness, along with miscegenation and the ideal bleaching, is part of a little explicit discourse which enabled the construction of a national identity. We believe that the current reflection on whiteness cannot do without a global discussion on race relations that articulates the process of colonial domination and the construction of the eurocentric worldview. Also interested in understanding how these power relations based on race are reflected in spaces of production of academic knowledge. The field research was developed through interviews with classified and / or self-identified as white intellectuals working in the field of race relations in Brazil. These individuals were nominated by the Centers for Afro-Brazilian Studies (NEABs). The analysis centered on the diversity of possibilities of construction of racial identities, as well as the similarities and differences between racial classification and identity. Miscegenation and bleaching are presented as key elements for understanding the articulations of whiteness in Brazil. The specificity of the studied group brought up an important reflection on the existing raciality in academia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRelações raciaisRelações étnicasEducaçãoMestiçagemUniversidades e faculdades Aspectos sociaisRelações raciaisBranquitudeMestiçagemColonialidade do SaberUniversidadeBranquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_revisada_ana_dez.pdfapplication/pdf1068420https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9TDHHV/1/tese_final_revisada_ana_dez.pdf29ee49c2e48b91d61d7251f6af13510aMD51TEXTtese_final_revisada_ana_dez.pdf.txttese_final_revisada_ana_dez.pdf.txtExtracted texttext/plain364858https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9TDHHV/2/tese_final_revisada_ana_dez.pdf.txtc14454bda58ca7ae8f038eb34d6e5588MD521843/BUOS-9TDHHV2019-11-14 04:18:24.655oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9TDHHVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:18:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil
title Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil
spellingShingle Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil
Ana Amelia de Paula Laborne
Relações raciais
Branquitude
Mestiçagem
Colonialidade do Saber
Universidade
Relações raciais
Relações étnicas
Educação
Mestiçagem
Universidades e faculdades Aspectos sociais
title_short Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil
title_full Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil
title_fullStr Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil
title_full_unstemmed Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil
title_sort Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil
author Ana Amelia de Paula Laborne
author_facet Ana Amelia de Paula Laborne
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nilma Lino Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tânia Mara Pedroso Muller
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Shirley Aparecida de Miranda
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luiz Alberto Oliveira Goncalves
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Miguel Gonzalez Arroyo
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Claudia Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Amelia de Paula Laborne
contributor_str_mv Nilma Lino Gomes
Tânia Mara Pedroso Muller
Shirley Aparecida de Miranda
Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Miguel Gonzalez Arroyo
Claudia Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Relações raciais
Branquitude
Mestiçagem
Colonialidade do Saber
Universidade
topic Relações raciais
Branquitude
Mestiçagem
Colonialidade do Saber
Universidade
Relações raciais
Relações étnicas
Educação
Mestiçagem
Universidades e faculdades Aspectos sociais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Relações raciais
Relações étnicas
Educação
Mestiçagem
Universidades e faculdades Aspectos sociais
description O objetivo desta tese é compreender, a partir de experiências sociais e trajetórias acadêmicas, as percepções de pesquisadoras e pesquisadores classificados como brancos sobre ser branco no Brasil e no campo da produção de conhecimento sobre relações raciais. Para a realização do trabalho buscamos destacar como a branquitude, juntamente com a mestiçagem e o ideal de branqueamento, faz parte de um discurso pouco explícito que viabilizou a construção de uma identidade nacional. Acreditamos que a reflexão atual sobre a branquitude não pode prescindir de uma discussão global sobre as relações raciais que articula o processo de dominação colonial e a construção da perspectiva eurocêntrica de mundo. Interessa-nos também compreender como essas relações de poder baseadas na raça são refletidas em espaços de produção do conhecimento acadêmico. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de entrevistas com intelectuais classificados e/ou autodeclarados como brancos que atuam no campo das relações raciais no Brasil. Esses sujeitos foram indicados pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs). As análises giraram em torno da diversidade de possibilidades da construção das identidades raciais, bem como das aproximações e distanciamentos entre classificação racial e identidade. A mestiçagem e o branqueamento se apresentaram como elementos chave para a compreensão das articulações da branquitude no Brasil. A especificidade do grupo pesquisado trouxe á tona uma importante reflexão sobre a racialidade presente no universo acadêmico.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T10:19:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T10:19:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TDHHV
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TDHHV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9TDHHV/1/tese_final_revisada_ana_dez.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9TDHHV/2/tese_final_revisada_ana_dez.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 29ee49c2e48b91d61d7251f6af13510a
c14454bda58ca7ae8f038eb34d6e5588
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676618636197888