Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Soares Araujo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ZUM5Q
Resumo: Em nossa própria vivência e também do convívio intenso com outros cantores, percebemos que alguns cantores, e em especial os cantores líricos, se deparam frequentemente com dificuldades de associar um trabalho corporal ao trabalho vocal que realizam. Durante suas performances, muitas vezes se sentem despreparados ou sem recursos para se expressarem da maneira como realmente desejariam. Não raro, pouco usufruem de possibilidades expressivas resultantes das relações entre seu próprio corpo e a música, entre seu corpo e sua voz, o espaço e o público. Diante da escassez no Brasil de uma bibliografia que aborde um trabalho cênico-corporal voltado para cantor, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de certos princípios que possam ser as bases de possibilidades técnicas, auxiliando os cantores em seus estudos e em suas performances. Para isso, nos amparamos sobretudo na bibliografia teatral, não apenas por sua já ampla disponibilização, mas pelo fato de empregar elementos musicais em sua elaboração e desenvolvimento, evidenciando a interação entre Música e Teatro. Após uma ampla revisão bibliográfica, fundamentada nas propostas de Constantin Stanislavski, selecionamos alguns pontos principais, especialmente aqueles voltados para o seu Sistema de Ações Físicas. Associamos a esses pontos alguns ensinamentos de outros autores e elaboramos um percurso de criação cênica para o gênero Canção de Câmara, por meio do qual um cantor possa se guiar a fim de trabalhar questões expressivas e pré-expressivas. Espera-se que a construção cênica, resultante da fusão entre as canções de câmara e os esquemas ora propostos, auxilie o performer cantor no desenvolvimento de suas próprias possibilidades expressivas. Considerando que tal desenvolvimento vise proporcionar maior segurança e ampliação de recursos, acreditamos que o cantor possa se valer destes percursos de construção cênica não apenas para a performance da canção, mas para a de outros gêneros musicais que venha a trabalhar.
id UFMG_4aa50a0140285ccb22eccca957090493
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8ZUM5Q
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciana Monteiro de Castro Silva DutraErnani de Castro MalettaFausto Borem de OliveiraMonica Pedrosa de PaduaAline Soares Araujo2019-08-12T02:03:08Z2019-08-12T02:03:08Z2012-09-14http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ZUM5QEm nossa própria vivência e também do convívio intenso com outros cantores, percebemos que alguns cantores, e em especial os cantores líricos, se deparam frequentemente com dificuldades de associar um trabalho corporal ao trabalho vocal que realizam. Durante suas performances, muitas vezes se sentem despreparados ou sem recursos para se expressarem da maneira como realmente desejariam. Não raro, pouco usufruem de possibilidades expressivas resultantes das relações entre seu próprio corpo e a música, entre seu corpo e sua voz, o espaço e o público. Diante da escassez no Brasil de uma bibliografia que aborde um trabalho cênico-corporal voltado para cantor, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de certos princípios que possam ser as bases de possibilidades técnicas, auxiliando os cantores em seus estudos e em suas performances. Para isso, nos amparamos sobretudo na bibliografia teatral, não apenas por sua já ampla disponibilização, mas pelo fato de empregar elementos musicais em sua elaboração e desenvolvimento, evidenciando a interação entre Música e Teatro. Após uma ampla revisão bibliográfica, fundamentada nas propostas de Constantin Stanislavski, selecionamos alguns pontos principais, especialmente aqueles voltados para o seu Sistema de Ações Físicas. Associamos a esses pontos alguns ensinamentos de outros autores e elaboramos um percurso de criação cênica para o gênero Canção de Câmara, por meio do qual um cantor possa se guiar a fim de trabalhar questões expressivas e pré-expressivas. Espera-se que a construção cênica, resultante da fusão entre as canções de câmara e os esquemas ora propostos, auxilie o performer cantor no desenvolvimento de suas próprias possibilidades expressivas. Considerando que tal desenvolvimento vise proporcionar maior segurança e ampliação de recursos, acreditamos que o cantor possa se valer destes percursos de construção cênica não apenas para a performance da canção, mas para a de outros gêneros musicais que venha a trabalhar.In our self-experiences and also dealing with other singers, we perceive that some singers, and specially lyrical singers, frequently come across difficulties to associate bodily work to the vocal work they produce. While performing, they often feel unprepared or short of resources to express themselves the way they really wished. Usually, few enjoy the expressive possibilities which result from the relations either between their body and the music, their body and voice or space and the public. In face of the shortage of a bibliography in Brazil that approaches a scenical-corporal work directed to the singer, this research proposes the development of some principles which could become the basement of technical possibilities that may help the singers in both their studies and performances. For that, we resort mainly on the theatrical bibliography, not only for its already broad availability, but also because it has employed musical elements to elaborate and develop, which evidences the interaction between Music and Theatre. After a wide literature review, based on Constantin Stanislavskis' proposals, we chose a few main themes, specially those concerning his System of Physical Actions. We relate those themes to some other authors' teachings and elaborate a scenic creation path for the Art Songs through which a singer may follow in order to work both expressive and pre-expressive matters. Hence, the scenic construct resultant from the fusion between chamber songs and the hereby proposed schemes, is expected do help the singing performer develop their own scenic-corporal expression possibilities. Considering that this development aims to provide more safety and broader resources, we believe that the singer can rely on those scenic construction paths not only to perform the art song, but also other musical genders which they might execute.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaCanção de CâmaraTeatroCantoConstrução CênicaStanislavskiConstrução cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_aline_araujo.pdfapplication/pdf19782236https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ZUM5Q/1/disserta__o_aline_araujo.pdf7e58539af60ec1f0827a5667571e59a7MD51TEXTdisserta__o_aline_araujo.pdf.txtdisserta__o_aline_araujo.pdf.txtExtracted texttext/plain301397https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ZUM5Q/2/disserta__o_aline_araujo.pdf.txt14140bacc3664e6ead490ed3acace912MD521843/AAGS-8ZUM5Q2019-11-14 11:50:17.759oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8ZUM5QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:50:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical
title Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical
spellingShingle Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical
Aline Soares Araujo
Canção de Câmara
Teatro
Canto
Construção Cênica
Stanislavski
Musica
title_short Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical
title_full Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical
title_fullStr Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical
title_full_unstemmed Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical
title_sort Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical
author Aline Soares Araujo
author_facet Aline Soares Araujo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ernani de Castro Maletta
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Monica Pedrosa de Padua
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Soares Araujo
contributor_str_mv Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Ernani de Castro Maletta
Fausto Borem de Oliveira
Monica Pedrosa de Padua
dc.subject.por.fl_str_mv Canção de Câmara
Teatro
Canto
Construção Cênica
Stanislavski
topic Canção de Câmara
Teatro
Canto
Construção Cênica
Stanislavski
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica
description Em nossa própria vivência e também do convívio intenso com outros cantores, percebemos que alguns cantores, e em especial os cantores líricos, se deparam frequentemente com dificuldades de associar um trabalho corporal ao trabalho vocal que realizam. Durante suas performances, muitas vezes se sentem despreparados ou sem recursos para se expressarem da maneira como realmente desejariam. Não raro, pouco usufruem de possibilidades expressivas resultantes das relações entre seu próprio corpo e a música, entre seu corpo e sua voz, o espaço e o público. Diante da escassez no Brasil de uma bibliografia que aborde um trabalho cênico-corporal voltado para cantor, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de certos princípios que possam ser as bases de possibilidades técnicas, auxiliando os cantores em seus estudos e em suas performances. Para isso, nos amparamos sobretudo na bibliografia teatral, não apenas por sua já ampla disponibilização, mas pelo fato de empregar elementos musicais em sua elaboração e desenvolvimento, evidenciando a interação entre Música e Teatro. Após uma ampla revisão bibliográfica, fundamentada nas propostas de Constantin Stanislavski, selecionamos alguns pontos principais, especialmente aqueles voltados para o seu Sistema de Ações Físicas. Associamos a esses pontos alguns ensinamentos de outros autores e elaboramos um percurso de criação cênica para o gênero Canção de Câmara, por meio do qual um cantor possa se guiar a fim de trabalhar questões expressivas e pré-expressivas. Espera-se que a construção cênica, resultante da fusão entre as canções de câmara e os esquemas ora propostos, auxilie o performer cantor no desenvolvimento de suas próprias possibilidades expressivas. Considerando que tal desenvolvimento vise proporcionar maior segurança e ampliação de recursos, acreditamos que o cantor possa se valer destes percursos de construção cênica não apenas para a performance da canção, mas para a de outros gêneros musicais que venha a trabalhar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T02:03:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T02:03:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ZUM5Q
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ZUM5Q
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ZUM5Q/1/disserta__o_aline_araujo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ZUM5Q/2/disserta__o_aline_araujo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e58539af60ec1f0827a5667571e59a7
14140bacc3664e6ead490ed3acace912
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676699511816192