Mito, loucura e riso em "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/31222 |
Resumo: | Neste estudo é feita uma análise de três elementos presentes na novela “O Recado do Morro”, de Guimarães Rosa, uma das novelas que integram a obra Corpo de Baile. São eles: o mito, a loucura e o riso. Sugerimos a avaliação desses elementos no texto em análise como uma orientação, ou sugestão, de uma poética do autor. Essa sugestão de uma poética é acentuada e apontada na utilização pelo próprio autor do termo parábase como uma classificação possível a três novelas dentre as sete que integram a citada obra, entre elas “O Recado do Morro”. A parábase representa uma espécie de “voz do autor” na Comédia Antiga, na Grécia do século V a.C. O mito, a loucura e o riso são apreciados aqui como fatores de problematização de uma norma, desestabilização de conceitos fixos. Investigamos essa voz autoral relacionando-a aos três elementos citados e presentes na novela. |
id |
UFMG_4b2c040b6aba9e0185880fabce74abc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/31222 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Claudia Campos Soareshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782122H6Márcia Regina Jaschke MachadoJacqueline Ramoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8452226U9Sérgio Achtschim Santos2019-11-22T18:15:23Z2019-11-22T18:15:23Z2019-08-02http://hdl.handle.net/1843/31222Neste estudo é feita uma análise de três elementos presentes na novela “O Recado do Morro”, de Guimarães Rosa, uma das novelas que integram a obra Corpo de Baile. São eles: o mito, a loucura e o riso. Sugerimos a avaliação desses elementos no texto em análise como uma orientação, ou sugestão, de uma poética do autor. Essa sugestão de uma poética é acentuada e apontada na utilização pelo próprio autor do termo parábase como uma classificação possível a três novelas dentre as sete que integram a citada obra, entre elas “O Recado do Morro”. A parábase representa uma espécie de “voz do autor” na Comédia Antiga, na Grécia do século V a.C. O mito, a loucura e o riso são apreciados aqui como fatores de problematização de uma norma, desestabilização de conceitos fixos. Investigamos essa voz autoral relacionando-a aos três elementos citados e presentes na novela.This study analyses three elements found in the novel “O Recado do Morro”, by Guimarães Rosa, which is part of the work Corpo de Baile. These elements are myth, madness and laughter. We suggest that they must be seen in the novel as a guideline of the author’s poetics. This suggestion of a poetics is acute and emphasized by the author’s use of the term parabasis as a possible classification of the three novels among the seven that integrate the whole work. One of the novels classified as parabasis is "O Recado do Morro". The parabasis is a kind of "author’s voice" in Old Comedy, in Greece, in 5th century BC. Myth, madness and laughter are seen here as problematization factors of a standard, a destabilization of established concepts. We study this authorial voice relating it to the three elements mentioned above which can be found in the novel.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASAtribuição-SemDerivados 3.0 Portugalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães RosaO Recado do MorroMitoLoucuraRisoParábaseMito, loucura e riso em "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALSérgio Achtschim Santos - TEXTO PRONTO - PARA REPOSITÓRIO - Cópia.pdfSérgio Achtschim Santos - TEXTO PRONTO - PARA REPOSITÓRIO - Cópia.pdfapplication/pdf1258055https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31222/1/S%c3%a9rgio%20Achtschim%20Santos%20-%20TEXTO%20PRONTO%20-%20PARA%20REPOSIT%c3%93RIO%20-%20C%c3%b3pia.pdfa0816e03bd95fc0d372384034485b208MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31222/2/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31222/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTSérgio Achtschim Santos - TEXTO PRONTO - PARA REPOSITÓRIO - Cópia.pdf.txtSérgio Achtschim Santos - TEXTO PRONTO - PARA REPOSITÓRIO - Cópia.pdf.txtExtracted texttext/plain190537https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31222/4/S%c3%a9rgio%20Achtschim%20Santos%20-%20TEXTO%20PRONTO%20-%20PARA%20REPOSIT%c3%93RIO%20-%20C%c3%b3pia.pdf.txt2796a2bd12b63fa7a3e03043858da544MD541843/312222019-11-23 03:24:19.781oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-23T06:24:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mito, loucura e riso em "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosa |
title |
Mito, loucura e riso em "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosa |
spellingShingle |
Mito, loucura e riso em "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosa Sérgio Achtschim Santos Guimarães Rosa O Recado do Morro Mito Loucura Riso Parábase |
title_short |
Mito, loucura e riso em "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosa |
title_full |
Mito, loucura e riso em "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosa |
title_fullStr |
Mito, loucura e riso em "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosa |
title_full_unstemmed |
Mito, loucura e riso em "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosa |
title_sort |
Mito, loucura e riso em "O Recado do Morro", de João Guimarães Rosa |
author |
Sérgio Achtschim Santos |
author_facet |
Sérgio Achtschim Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Claudia Campos Soares |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782122H6 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Márcia Regina Jaschke Machado |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jacqueline Ramos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8452226U9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sérgio Achtschim Santos |
contributor_str_mv |
Claudia Campos Soares Márcia Regina Jaschke Machado Jacqueline Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guimarães Rosa O Recado do Morro Mito Loucura Riso Parábase |
topic |
Guimarães Rosa O Recado do Morro Mito Loucura Riso Parábase |
description |
Neste estudo é feita uma análise de três elementos presentes na novela “O Recado do Morro”, de Guimarães Rosa, uma das novelas que integram a obra Corpo de Baile. São eles: o mito, a loucura e o riso. Sugerimos a avaliação desses elementos no texto em análise como uma orientação, ou sugestão, de uma poética do autor. Essa sugestão de uma poética é acentuada e apontada na utilização pelo próprio autor do termo parábase como uma classificação possível a três novelas dentre as sete que integram a citada obra, entre elas “O Recado do Morro”. A parábase representa uma espécie de “voz do autor” na Comédia Antiga, na Grécia do século V a.C. O mito, a loucura e o riso são apreciados aqui como fatores de problematização de uma norma, desestabilização de conceitos fixos. Investigamos essa voz autoral relacionando-a aos três elementos citados e presentes na novela. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-22T18:15:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-22T18:15:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/31222 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/31222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Portugal http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Portugal http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31222/1/S%c3%a9rgio%20Achtschim%20Santos%20-%20TEXTO%20PRONTO%20-%20PARA%20REPOSIT%c3%93RIO%20-%20C%c3%b3pia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31222/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31222/3/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31222/4/S%c3%a9rgio%20Achtschim%20Santos%20-%20TEXTO%20PRONTO%20-%20PARA%20REPOSIT%c3%93RIO%20-%20C%c3%b3pia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0816e03bd95fc0d372384034485b208 00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 2796a2bd12b63fa7a3e03043858da544 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589147740340224 |