Compreendendo as inovações empreendidas nos sistemas de operações de serviços por meio do método PCN analysis: um estudo de múltiplos casos em serviços de atendimento ao cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leila Scanfone
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Noel Torres Júnior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/46535
Resumo: Diante do forte crescimento e competição no setor de serviços, a demanda por maior efetividade nas organizações deste setor se faz cada vez mais presente. Nesse contexto, novos serviços devem ser desenvolvidos por meio de um projeto de serviço que possibilite processos mais eficientes e que entregue uma proposta adequada de valor ao cliente. Posto isto, o presente trabalho utiliza o diagrama Process-Chain-Network (PCN) e o seu método de análise, para melhor compreender as características das inovações empreendidas nos sistemas de operações e suas implicações no processo de oferta de valor, em três projetos de serviços de atendimento ao cidadão, ofertados pela Polícia Militar de Minas Gerais. Os dados coletados em campo, por meio de entrevistas, documentos e observação direta, possibilitaram a construção do diagrama PCNe a análise do mesmopara cada serviço. Os resultados apontaram que a aplicação do método PCN Analysis é eficaz no entendimento das diferenças e similaridades existentes nas inovações empreendidas nos projetos de serviços estudados.
id UFMG_4b2c1e83ba0c72482cc0665a8afa3870
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/46535
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-10-24T15:23:21Z2022-10-24T15:23:21Z20171947759315163865http://hdl.handle.net/1843/46535Diante do forte crescimento e competição no setor de serviços, a demanda por maior efetividade nas organizações deste setor se faz cada vez mais presente. Nesse contexto, novos serviços devem ser desenvolvidos por meio de um projeto de serviço que possibilite processos mais eficientes e que entregue uma proposta adequada de valor ao cliente. Posto isto, o presente trabalho utiliza o diagrama Process-Chain-Network (PCN) e o seu método de análise, para melhor compreender as características das inovações empreendidas nos sistemas de operações e suas implicações no processo de oferta de valor, em três projetos de serviços de atendimento ao cidadão, ofertados pela Polícia Militar de Minas Gerais. Os dados coletados em campo, por meio de entrevistas, documentos e observação direta, possibilitaram a construção do diagrama PCNe a análise do mesmopara cada serviço. Os resultados apontaram que a aplicação do método PCN Analysis é eficaz no entendimento das diferenças e similaridades existentes nas inovações empreendidas nos projetos de serviços estudados.In the face of the strong growth and competition in the service sector, the demand for higher effectiveness in organizations of this area becomes increasingly present. In this context, new services should be developed through a service project that enables more efficient processes and to deliver an appropriate proposal of customer value. Hereupon, this study uses the Process-Chain-Network (PCN) diagram and its method of analysis to understand better the characteristics of innovations implemented in operations systems and their implications for the value proposition process on three services projects of customer service assistance offered by the Military Police of Minas Gerais. The data collected in the field through interviews, documents, and direct observations enabled the construction of the PCN diagram, and its analyze for each service. The results showed that the application of the method PCN Analysis is effective in understanding the differences and similarities in the innovations implemented in the service projects studied.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista de Ciências da AdministraçãoDesenvolvimento organizacional.Serviços (Economia)Projeto de serviçosPCN AnalysisInovação em ServiçosOferta de ValorCompreendendo as inovações empreendidas nos sistemas de operações de serviços por meio do método PCN analysis: um estudo de múltiplos casos em serviços de atendimento ao cidadãoUnderstanding the innovations implemented in the service operations systems through the method PCN analysis: a multiple case study on customer service assistanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2017v19n47p75Leila ScanfoneNoel Torres Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46535/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALCOMPREENDENDOAS INOVAÇÕES EMPREENDIDASNOSSISTEMASDE OPERAÇÕESDE SERVIÇOSPORMEIODOMÉTODO PCN ANALYSIS.pdfCOMPREENDENDOAS INOVAÇÕES EMPREENDIDASNOSSISTEMASDE OPERAÇÕESDE SERVIÇOSPORMEIODOMÉTODO PCN ANALYSIS.pdfapplication/pdf4680624https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46535/2/COMPREENDENDOAS%20INOVA%c3%87%c3%95ES%20EMPREENDIDASNOSSISTEMASDE%20OPERA%c3%87%c3%95ESDE%20SERVI%c3%87OSPORMEIODOM%c3%89TODO%20PCN%20ANALYSIS.pdf2af93c17c5b9954f9c2593af98f29432MD521843/465352022-10-31 19:09:40.051oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-31T22:09:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreendendo as inovações empreendidas nos sistemas de operações de serviços por meio do método PCN analysis: um estudo de múltiplos casos em serviços de atendimento ao cidadão
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Understanding the innovations implemented in the service operations systems through the method PCN analysis: a multiple case study on customer service assistance
title Compreendendo as inovações empreendidas nos sistemas de operações de serviços por meio do método PCN analysis: um estudo de múltiplos casos em serviços de atendimento ao cidadão
spellingShingle Compreendendo as inovações empreendidas nos sistemas de operações de serviços por meio do método PCN analysis: um estudo de múltiplos casos em serviços de atendimento ao cidadão
Leila Scanfone
Projeto de serviços
PCN Analysis
Inovação em Serviços
Oferta de Valor
Desenvolvimento organizacional.
Serviços (Economia)
title_short Compreendendo as inovações empreendidas nos sistemas de operações de serviços por meio do método PCN analysis: um estudo de múltiplos casos em serviços de atendimento ao cidadão
title_full Compreendendo as inovações empreendidas nos sistemas de operações de serviços por meio do método PCN analysis: um estudo de múltiplos casos em serviços de atendimento ao cidadão
title_fullStr Compreendendo as inovações empreendidas nos sistemas de operações de serviços por meio do método PCN analysis: um estudo de múltiplos casos em serviços de atendimento ao cidadão
title_full_unstemmed Compreendendo as inovações empreendidas nos sistemas de operações de serviços por meio do método PCN analysis: um estudo de múltiplos casos em serviços de atendimento ao cidadão
title_sort Compreendendo as inovações empreendidas nos sistemas de operações de serviços por meio do método PCN analysis: um estudo de múltiplos casos em serviços de atendimento ao cidadão
author Leila Scanfone
author_facet Leila Scanfone
Noel Torres Júnior
author_role author
author2 Noel Torres Júnior
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leila Scanfone
Noel Torres Júnior
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de serviços
PCN Analysis
Inovação em Serviços
Oferta de Valor
topic Projeto de serviços
PCN Analysis
Inovação em Serviços
Oferta de Valor
Desenvolvimento organizacional.
Serviços (Economia)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento organizacional.
Serviços (Economia)
description Diante do forte crescimento e competição no setor de serviços, a demanda por maior efetividade nas organizações deste setor se faz cada vez mais presente. Nesse contexto, novos serviços devem ser desenvolvidos por meio de um projeto de serviço que possibilite processos mais eficientes e que entregue uma proposta adequada de valor ao cliente. Posto isto, o presente trabalho utiliza o diagrama Process-Chain-Network (PCN) e o seu método de análise, para melhor compreender as características das inovações empreendidas nos sistemas de operações e suas implicações no processo de oferta de valor, em três projetos de serviços de atendimento ao cidadão, ofertados pela Polícia Militar de Minas Gerais. Os dados coletados em campo, por meio de entrevistas, documentos e observação direta, possibilitaram a construção do diagrama PCNe a análise do mesmopara cada serviço. Os resultados apontaram que a aplicação do método PCN Analysis é eficaz no entendimento das diferenças e similaridades existentes nas inovações empreendidas nos projetos de serviços estudados.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-24T15:23:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-24T15:23:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/46535
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 15163865
identifier_str_mv 15163865
url http://hdl.handle.net/1843/46535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46535/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46535/2/COMPREENDENDOAS%20INOVA%c3%87%c3%95ES%20EMPREENDIDASNOSSISTEMASDE%20OPERA%c3%87%c3%95ESDE%20SERVI%c3%87OSPORMEIODOM%c3%89TODO%20PCN%20ANALYSIS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
2af93c17c5b9954f9c2593af98f29432
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589398554476544