Intimidade performada: A gestão da visibilidade em "Memórias , crônicas e declarações de amor", de Marisa Monte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rusvel Nantes Dornelas Amaro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8U5PAU
Resumo: Em abril de 2007, a edição brasileira da revista Rolling Stone chegava às bancas com uma chamada, no mínimo, instigante: quem tem medo de Marisa Monte?. Tendo em vista a autonomia conquistada pela artista frente ao mercado fonográfico e o crescente investimento na construção da própria imagem, esta pesquisa discute a reconfiguração da visibilidade a partir de certo deslimite entre os domínios do público e do privado. Para tanto, analisamos fotografias feitas por Marisa Monte para o projeto gráfico do disco e do songbook Memórias, crônicas e declarações de amor (2000). Partindo do pressuposto de que os produtos midiáticos estão cada vez mais permeados por narrativas autobiográficas, buscamos mapear alguns traços que marcam a subjetividade contemporânea, em um contexto de emergência da vida ordinária e do homem comum. Buscamos entender ainda de que maneira os processos de celebrização foram transformados devido à constante exteriorização da intimidade. Por meio da análise das imagens, desejamos refletir acerca de uma dinâmica sociocultural que intensificou a demanda de observação do outro e, ao mesmo tempo, legitimou a exposição e a gestão de si. Portanto, ao contextualizar a postura de Marisa Monte diante da indústria cultural brasileira, tentamos mensurar traços autorais que fazem de sua própria obra parte de uma estratégia de manutenção da fama, respondendo, assim, às práticas contemporâneas que estimulam o culto à performance.
id UFMG_4b791052a89b48a76fe573ffb75b260e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-8U5PAU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling André Guimarães BrasilVera Regina Veiga FrancaEduardo Antônio de JesusRusvel Nantes Dornelas Amaro2019-08-14T03:35:14Z2019-08-14T03:35:14Z2011-04-26http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8U5PAUEm abril de 2007, a edição brasileira da revista Rolling Stone chegava às bancas com uma chamada, no mínimo, instigante: quem tem medo de Marisa Monte?. Tendo em vista a autonomia conquistada pela artista frente ao mercado fonográfico e o crescente investimento na construção da própria imagem, esta pesquisa discute a reconfiguração da visibilidade a partir de certo deslimite entre os domínios do público e do privado. Para tanto, analisamos fotografias feitas por Marisa Monte para o projeto gráfico do disco e do songbook Memórias, crônicas e declarações de amor (2000). Partindo do pressuposto de que os produtos midiáticos estão cada vez mais permeados por narrativas autobiográficas, buscamos mapear alguns traços que marcam a subjetividade contemporânea, em um contexto de emergência da vida ordinária e do homem comum. Buscamos entender ainda de que maneira os processos de celebrização foram transformados devido à constante exteriorização da intimidade. Por meio da análise das imagens, desejamos refletir acerca de uma dinâmica sociocultural que intensificou a demanda de observação do outro e, ao mesmo tempo, legitimou a exposição e a gestão de si. Portanto, ao contextualizar a postura de Marisa Monte diante da indústria cultural brasileira, tentamos mensurar traços autorais que fazem de sua própria obra parte de uma estratégia de manutenção da fama, respondendo, assim, às práticas contemporâneas que estimulam o culto à performance.In April 2007, the Brazilian edition of Rolling Stone magazine arrived at the newsstand with the at least curious headlines: who is afraid of Marisa Monte?. Taking in consideration the autonomy conquered by the artist in relation to the phonographic market and the increasing investment in the construction of the own image, this research discusses the reconfiguration of the visibility from certain unlimit between the domains of the public and the private. For this, we analyzed photographs made by Marisa Monte for the graphical project of the record and songbook Memórias, crônicas e declarações de amor (Memories, chronicles and declaration of love - 2000). Consideringthat the mediatic products are even more permeated by autobiographical narratives, we search to verify some traces that structure the contemporary subjectivity, in a context of emergency of theordinary life and the common man. We also searched to understand how the celebrization processes had been transformed due to a constant exteriorization of the privacy. Through the analysis of the images, we desired to reflect about a sociocultural dynamics that intensified the demand of observation of the other and, at the same time, legitimized the exposition and the management of herself. Therefore, when we contextualized the position of Marisa Monte in relation to the Braziliancultural industry, we tried to measure authorial traces that make her proper music part of a strategy of maintenance of the fame, answering, thus, to the contemporary practices that stimulate the cult of the performance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPerformance (Arte)FotografiaComunicaçãoMonte, Marisa, 1967-IntimidadeVisibilidadeFotografiaComunicaçãoMarisa MontePerformanceIntimidade performada: A gestão da visibilidade em "Memórias , crônicas e declarações de amor", de Marisa Monteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_rusvel.pdfapplication/pdf2491576https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8U5PAU/1/dissertacao_rusvel.pdf7225957d6fdf31e48b158c58d00612beMD51TEXTdissertacao_rusvel.pdf.txtdissertacao_rusvel.pdf.txtExtracted texttext/plain321342https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8U5PAU/2/dissertacao_rusvel.pdf.txt2eba3cff34b88a2ae7fe001ee7284a84MD521843/FAFI-8U5PAU2019-11-14 15:11:25.314oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-8U5PAURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:11:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intimidade performada: A gestão da visibilidade em "Memórias , crônicas e declarações de amor", de Marisa Monte
title Intimidade performada: A gestão da visibilidade em "Memórias , crônicas e declarações de amor", de Marisa Monte
spellingShingle Intimidade performada: A gestão da visibilidade em "Memórias , crônicas e declarações de amor", de Marisa Monte
Rusvel Nantes Dornelas Amaro
Intimidade
Visibilidade
Fotografia
Comunicação
Marisa Monte
Performance
Performance (Arte)
Fotografia
Comunicação
Monte, Marisa, 1967-
title_short Intimidade performada: A gestão da visibilidade em "Memórias , crônicas e declarações de amor", de Marisa Monte
title_full Intimidade performada: A gestão da visibilidade em "Memórias , crônicas e declarações de amor", de Marisa Monte
title_fullStr Intimidade performada: A gestão da visibilidade em "Memórias , crônicas e declarações de amor", de Marisa Monte
title_full_unstemmed Intimidade performada: A gestão da visibilidade em "Memórias , crônicas e declarações de amor", de Marisa Monte
title_sort Intimidade performada: A gestão da visibilidade em "Memórias , crônicas e declarações de amor", de Marisa Monte
author Rusvel Nantes Dornelas Amaro
author_facet Rusvel Nantes Dornelas Amaro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv André Guimarães Brasil
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vera Regina Veiga Franca
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eduardo Antônio de Jesus
dc.contributor.author.fl_str_mv Rusvel Nantes Dornelas Amaro
contributor_str_mv André Guimarães Brasil
Vera Regina Veiga Franca
Eduardo Antônio de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Intimidade
Visibilidade
Fotografia
Comunicação
Marisa Monte
Performance
topic Intimidade
Visibilidade
Fotografia
Comunicação
Marisa Monte
Performance
Performance (Arte)
Fotografia
Comunicação
Monte, Marisa, 1967-
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance (Arte)
Fotografia
Comunicação
Monte, Marisa, 1967-
description Em abril de 2007, a edição brasileira da revista Rolling Stone chegava às bancas com uma chamada, no mínimo, instigante: quem tem medo de Marisa Monte?. Tendo em vista a autonomia conquistada pela artista frente ao mercado fonográfico e o crescente investimento na construção da própria imagem, esta pesquisa discute a reconfiguração da visibilidade a partir de certo deslimite entre os domínios do público e do privado. Para tanto, analisamos fotografias feitas por Marisa Monte para o projeto gráfico do disco e do songbook Memórias, crônicas e declarações de amor (2000). Partindo do pressuposto de que os produtos midiáticos estão cada vez mais permeados por narrativas autobiográficas, buscamos mapear alguns traços que marcam a subjetividade contemporânea, em um contexto de emergência da vida ordinária e do homem comum. Buscamos entender ainda de que maneira os processos de celebrização foram transformados devido à constante exteriorização da intimidade. Por meio da análise das imagens, desejamos refletir acerca de uma dinâmica sociocultural que intensificou a demanda de observação do outro e, ao mesmo tempo, legitimou a exposição e a gestão de si. Portanto, ao contextualizar a postura de Marisa Monte diante da indústria cultural brasileira, tentamos mensurar traços autorais que fazem de sua própria obra parte de uma estratégia de manutenção da fama, respondendo, assim, às práticas contemporâneas que estimulam o culto à performance.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T03:35:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T03:35:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8U5PAU
url http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8U5PAU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8U5PAU/1/dissertacao_rusvel.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-8U5PAU/2/dissertacao_rusvel.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7225957d6fdf31e48b158c58d00612be
2eba3cff34b88a2ae7fe001ee7284a84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589394635948032