Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_4b9cde2ab9aed2c6503588dc648d4514
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9MQQJP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Laura Stella MiccoliVera Lucia M de Oliveira e PaivaDeise Prina DutraAna Maria Ferreira BarcelosVera Lúcia Teixeira da SilvaAlex Garcia da Cunha2019-08-12T02:08:06Z2019-08-12T02:08:06Z2014-02-04http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQQJPEsta tese, de natureza qualitativa, investigou o coaching instrucional (Barkley, 2005; Knight, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009) na formação continuada em serviço de professores de línguas estrangeiras, neste caso, de língua inglesa, no Brasil. Teve como fonte de dados experiências de uma professora de inglês da rede pública que buscou implantar o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (Richards, 2006) com a colaboração de um coach instrucional, doutorando em Linguística Aplicada, em uma turma do ensino fundamental. Essa professora possuía, então, baixo desempenho linguístico-comunicativo em inglês e abordagem de ensinar pautada em gramática-tradução. A oferta do coaching instrucional e a coleta de dados aconteceram de março de 2012 a fevereiro de 2013, por meio de gravações em áudio, entrevistas semiestruturadas, questionários e documentos relacionados ao escopo da pesquisa. A análise dos dados foi realizada à luz do construto teórico de experiência (Gelter, 2010; Miccoli, 1997, 2010). Os resultados foram promissores: o coaching instrucional contribuiu para que a professora desenvolvesse tanto sua abordagem de ensino quanto seu desempenho linguístico-comunicativo em inglês. Ademais, contribuiu para a melhoria da relação entre a professora e seus alunos. A tese pontua a necessidade de professores mais bem preparados para a docência de línguas estrangeiras inglês no Brasil e propõe o coaching instrucional como abordagem eficaz para a formação continuada em serviço.This qualitative-oriented study aimed to investigate instructional coaching (Barkley, 2005; Knight, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009) as an approach to in-service continuing education for English language teachers in Brazil by analyzing the experiences of a public school teacher who sought to implement Communicative Language Teaching (Richards, 2006) into her classes with the collaboration of an instructional coach. The teacher had low communicative performance in English as well as a teaching approach grounded in grammar-translation. Instructional coaching and data collection took place from March 2012 to February 2013 through audio recordings, semi-structured interviews, questionnaires and document related to the study. Data analysis was carried out based on the construct of experience (Gelter, 2010; Miccoli, 1997, 2010). The results showed that the instructional coaching partnership assisted the teacher to develop her teaching approach as well as her performance in English. In addition, instructional coaching contributed to the improvement of teacher-student interaction. The study highlights the necessity of more qualified foreign language teachers in Brazil and suggests instructional coaching as an effective approach to in-service continuing education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de inglês FormaçãoLíngua inglesa Estudo e ensinoLíngua inglesa x Abordagens de ensinoFormação de professoresCoaching instrucionalEnsino comunicativo de línguas estrangeirasExperiênciaLíngua inglesaEscola públicaCoaching instrucional: uma experiência promissora para a formação continuada em serviço de professores de línguas estrangeirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_coaching_instrucional_alex_garcia_2014_entregue.pdfapplication/pdf3950534https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9MQQJP/1/tese_coaching_instrucional_alex_garcia_2014_entregue.pdf72cfd776094bec63d26a7a3685ccb917MD51TEXTtese_coaching_instrucional_alex_garcia_2014_entregue.pdf.txttese_coaching_instrucional_alex_garcia_2014_entregue.pdf.txtExtracted texttext/plain376461https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9MQQJP/2/tese_coaching_instrucional_alex_garcia_2014_entregue.pdf.txt97d2c9e08e30702b6770d825881bb35aMD521843/MGSS-9MQQJP2019-11-14 05:34:36.921oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9MQQJPRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:34:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547650199322624