A formação continuada de professoras e suas relações com a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geralda Aparecida de Carvalho Pena
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8TMGXL
Resumo: Este trabalho tem como objetivo conhecer a forma como professoras das séries iniciais do ensino fundamental analisam seu próprio processo de formação continuada no decorrer de sua trajetória profissional e a relação desta formação com a prática docente. A pesquisa de campo foi realizada com oito professoras em diferentes fases da carreira docente, atuantes em três escolas urbanas da Rede Municipal de Ensino de Ouro Preto - MG. O estudo foi baseado em entrevistas com as professoras, com diretoras e supervisoras das escolas em que atuam essas professoras, e também com representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, além de análise documental. Partindo do pressuposto de que a formação continuada de professores/as é um processo que envolve diferentes espaços nos quais os/as professores/as constróem conhecimentos sobre seu trabalho, procurei desenvolver uma análise considerando as atividades formais (cursos e oficinas pedagógicas), a escola como local de formação e a própria prática pedagógica. Busquei analisar as percepções das professoras sobre o papel da formação continuada em sua trajetória profissional e as possibilidades e limites dessa formação, bem como identificar os fatores que desencadeiam mudanças na prática e os que as dificultam. As análises dos dados evidenciaram que a formação continuada de professores/as é um processo complexo e que os principais fatores desencadeantes de mudanças na prática docente estão relacionados aos desafios colocados pela própria prática e ao apoio da instituição escolar a estas mudanças. Evidenciaram ainda que a prática docente está limitada por vários elementos relacionados à sua inserção no contexto mais amplo da escola e do sistema de ensino. Finalmente, este trabalho aponta alguns desafios a serem enfrentados no campo da formação continuada de professores/as, que estão relacionados a: organização das atividades de formação e revisão no papel dos formadores; garantia de tempo exclusivo para atividades de formação dentro do horário de trabalho dos/as professores/as; necessidade de projetos específicos de formação na escola que garantam a reflexão fundamentada sobre a prática docente; revisão no papel das Secretarias de Educação na implementação de políticas de formação continuada de professores/as.
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Partindo do pressuposto de que a formação continuada de professores/as é um processo que envolve diferentes espaços nos quais os/as professores/as constróem conhecimentos sobre seu trabalho, procurei desenvolver uma análise considerando as atividades formais (cursos e oficinas pedagógicas), a escola como local de formação e a própria prática pedagógica. Busquei analisar as percepções das professoras sobre o papel da formação continuada em sua trajetória profissional e as possibilidades e limites dessa formação, bem como identificar os fatores que desencadeiam mudanças na prática e os que as dificultam. As análises dos dados evidenciaram que a formação continuada de professores/as é um processo complexo e que os principais fatores desencadeantes de mudanças na prática docente estão relacionados aos desafios colocados pela própria prática e ao apoio da instituição escolar a estas mudanças. Evidenciaram ainda que a prática docente está limitada por vários elementos relacionados à sua inserção no contexto mais amplo da escola e do sistema de ensino. Finalmente, este trabalho aponta alguns desafios a serem enfrentados no campo da formação continuada de professores/as, que estão relacionados a: organização das atividades de formação e revisão no papel dos formadores; garantia de tempo exclusivo para atividades de formação dentro do horário de trabalho dos/as professores/as; necessidade de projetos específicos de formação na escola que garantam a reflexão fundamentada sobre a prática docente; revisão no papel das Secretarias de Educação na implementação de políticas de formação continuada de professores/as.This dissertation is intended to find out how teachers of initial series of fundamental education analyze their own process of continued education along their careers and the relationship between this education and their teaching practices. The field research was carried out with eight teachers at different stages of their careers, and working in three urban schools from the Municipal Education System in Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil. The study was based upon interviews with the teachers, and principals and supervisors from the schools where they work, representatives from the Municipal School Authority and the Regional Superintendency of Education from Ouro Preto, as well as document analysis. Assuming that continued education is a complex process comprising different moments in which the teachers construct knowledge about their own work, my attempt was to develop an analysis considering formal activities (courses and pedagogical workshops), the school as a locus of education and the teaching practice itself. I tried to analyze the teachers perception of the role of continued education in their careers, the prospects and limits of this education as well as the factors that triggered changes in teaching practices and the obstacles to bring about such changes. The analysis of the collected data revealed that teachers continued education is a complex process and that the main factors that trigger changes in teaching practices are related to challenges brought about by teaching and to the support given by the school to such changes. It also evidenced that teaching is limited by several factors related to the way the teachers work is seen in the wider context of school and education system. Finally, this study points out some challenges that must be faced in teachers continued education which include the organization of activities that can provide a revision of the educators role, the allowance of time exclusively for continued education activities during working hours, the need of specific projects in the schools in order to guarantee a well-based reflection on teaching practices and the revision of the Education Authorities role in the implementation of teachers continued education policiesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores Formação BrasilFormação profissional Brasil Professoras Ensino de primeiro grau  Pratica docenteTrajetóriaFormação continuadaA formação continuada de professoras e suas relações com a prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_geralda_aparecida.pdfapplication/pdf857833https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8TMGXL/1/disserta__o_geralda_aparecida.pdf177a1eb5371e55dfa089a47851eb3c95MD51TEXTdisserta__o_geralda_aparecida.pdf.txtdisserta__o_geralda_aparecida.pdf.txtExtracted texttext/plain372957https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8TMGXL/2/disserta__o_geralda_aparecida.pdf.txt6785e564ee83eedd92857ce200589210MD521843/FAEC-8TMGXL2019-11-14 16:14:51.521oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8TMGXLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:14:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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