Percussive resources of the classical guitar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stanley Levi Nazareno Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/36056
https://orcid.org/0000-0002-5030-5772
Resumo: Para melhor compreender o potencial percussivo do par violão-violonista, esta pesquisa se propõe a analisar a literatura teórica e artística pertinente e, paralelamente, engajar-se em prática artística a isso associada. Para isso, foi desenvolvido um modelo teórico que consiste em uma rede de conceitos, um código de identificação e classificação de ocorrências percussivas e outras ferramentas analíticas – o modelo AGE. Tal modelo, cujo operador principal é o conceito de recursos percussivos (RP), teve seus alicerces plantados em análises preliminares de obras com percussão e no estudo de métodos e outras obras teóricas e tornou possível uma análise efetiva de amostras maiores do repertório. Com ele, uma amostra de 20 obras de música contemporânea para violão (CG) e fingerstyle moderno (FG) – dez obras de cada - foi analisada, o que possibilitou um diagnóstico mais amplo das práticas de violão percussivo. Conjuntamente, a literatura acadêmica, métodos e outros materiais didáticos foram criticamente revisados. De forma vinculada a esta frente analítica, foi realizada prática artística com o objetivo de criar produtos musicais com violão percussivo. Conquanto seus objetivos fossem em primeiro lugar artísticos, a prática artística não deixou de informar a análise com novos dados e ideias e se beneficiou da aplicação dos resultados daquela. A análise mostrou diversas prevalências no uso de partes do violão, do corpo e da interação entre estes, além de fornecer um inventário abrangente dos recursos percussivos e suas características. Estes resultados propiciaram, através de sucessivos processos de agrupamento de natureza estatística e técnico-violonística, explicar aproximadamente 65% das ocorrências percussivas encontradas – 228 recursos percussivos diferentes - com apenas oito elementos, o grupo principal. Já os resultados artísticos consistiram em diversas performances, gravações, composições (autorais e em colaboração), adaptações e transcrições, além de novas possibilidades percussivas, ideias teóricas e no aprimoramento pessoal dos pesquisadores envolvidos. Por fim, reunindo os resultados de ambas as frentes de pesquisa, foi possível oferecer uma descrição do violão percussivo em seus vários aspectos: as oito entidades do grupo principal, juntamente com várias outras famílias de recursos percussivos (criados pela pesquisa artística, extrapolados a partir do Código ou selecionados subjetivamente por seu interesse musical), posturas corporais, cuidados com o corpo e com o violão, diversos elementos da técnica, notação e repertório. A pesquisa aponta para novos trabalhos com o banco de dados criado, o desenvolvimento de material didático baseado em evidências e algumas direções para ulterior investigação artística. Além disso, ela tem várias outras possíveis aplicações imediatas, como informar currículos acadêmicos, ser usada como ferramenta para Teoria e Análise musicais e Musicologia ou diretamente na prática artística.
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Com ele, uma amostra de 20 obras de música contemporânea para violão (CG) e fingerstyle moderno (FG) – dez obras de cada - foi analisada, o que possibilitou um diagnóstico mais amplo das práticas de violão percussivo. Conjuntamente, a literatura acadêmica, métodos e outros materiais didáticos foram criticamente revisados. De forma vinculada a esta frente analítica, foi realizada prática artística com o objetivo de criar produtos musicais com violão percussivo. Conquanto seus objetivos fossem em primeiro lugar artísticos, a prática artística não deixou de informar a análise com novos dados e ideias e se beneficiou da aplicação dos resultados daquela. A análise mostrou diversas prevalências no uso de partes do violão, do corpo e da interação entre estes, além de fornecer um inventário abrangente dos recursos percussivos e suas características. Estes resultados propiciaram, através de sucessivos processos de agrupamento de natureza estatística e técnico-violonística, explicar aproximadamente 65% das ocorrências percussivas encontradas – 228 recursos percussivos diferentes - com apenas oito elementos, o grupo principal. Já os resultados artísticos consistiram em diversas performances, gravações, composições (autorais e em colaboração), adaptações e transcrições, além de novas possibilidades percussivas, ideias teóricas e no aprimoramento pessoal dos pesquisadores envolvidos. Por fim, reunindo os resultados de ambas as frentes de pesquisa, foi possível oferecer uma descrição do violão percussivo em seus vários aspectos: as oito entidades do grupo principal, juntamente com várias outras famílias de recursos percussivos (criados pela pesquisa artística, extrapolados a partir do Código ou selecionados subjetivamente por seu interesse musical), posturas corporais, cuidados com o corpo e com o violão, diversos elementos da técnica, notação e repertório. A pesquisa aponta para novos trabalhos com o banco de dados criado, o desenvolvimento de material didático baseado em evidências e algumas direções para ulterior investigação artística. Além disso, ela tem várias outras possíveis aplicações imediatas, como informar currículos acadêmicos, ser usada como ferramenta para Teoria e Análise musicais e Musicologia ou diretamente na prática artística.In order to better assess the percussive capabilities of the guitar and the guitarists, this research analyzed the corresponding literature (theoretical and artistic) and engaged in a parallel artistic practice. For that, we have developed a model consisting of a network of concepts, a code to identify and classify percussive occurrences, and other analytical tools (PACT model). This model, whose main operator is the concept of percussive resources (PR), was based on preliminary analyses of guitar literature (musical works and methods) and made it possible to more efficiently analyze larger samples of guitar works with percussion. With it, a sample of 20 works of contemporary music for guitar (CG) and modern fingerstyle guitar music (FG) was analyzed, enabling a broader diagnosis of percussive guitar playing. The corresponding academic literature, methods, and other instructional material were also critically reviewed. Connected to that, artistic practice was conducted to create products with guitar percussion; they had strict artistic purposes but at the same time benefited from the application of the results of the analysis and fed it with new insights and data. The results of the analysis show several prevalences in guitar and body part usages and their interaction, along with a comprehensive survey of percussive occurrences and their characteristics. They enabled, through several grouping processes (statistical and technical), to explain approx. 65% of percussive occurrences with eight entities alone (the main group), out of an initial count of 228 different percussive resources found. Artistic results consisted of several performances, recordings, compositions (authorial and in collaboration), adaptations, and a transcription, besides new percussive possibilities, theoretical insights, and the personal improvement of the researchers. Finally, gathering the results of both research fronts, it was possible to offer a description of percussive playing in its many aspects: the eight entities of the main group, along with several other families of percussive resources (either created in artistic research, extrapolated from the code, or subjectively selected for their interest), playing positions, body and guitar care, several technical issues, notation, and repertoire. The research points at ulterior work with the created database, development of pedagogic material grounded on hard evidence, some directions for further artistic exploration, and has several more immediate applications, such as informing institutional guitar curricula, usage as a tool for Music Theory, Analysis and Musicology, and in artistic practice.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGFernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143Fábio Adour da CâmaraMarcos Vinícius AraújoRogério Vasconcelos BarbosaFernando Araújo de PaulaStanley Levi Nazareno Fernandes2021-05-24T15:28:14Z2021-05-24T15:28:14Z2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/36056https://orcid.org/0000-0002-5030-5772enghttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-05-24T15:28:14Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/36056Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-05-24T15:28:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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