Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Vitor Geraldi HaaseRicardo José de MouraThiago de Castro GomesGuilherme Menezes LageAntonio JaegerMarina de Brito BrandãoClaudia Maria Monteiro de Freitas Teixeira2019-08-09T20:16:51Z2019-08-09T20:16:51Z2015-02-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WMUSDNo paradigma da ilusão da mão de borracha, a propriedade desse membro pode ser transferida para mão de borracha após a estimulação visual, tátil e proprioceptiva, de forma sincrônica. No estudo 01 os efeitos da mão de borracha foram investigados em crianças com desenvolvimento típico e crianças com paralisia cerebral hemiparética. Dessa forma, esse paradigma contribuiu para investigar a representação do corpo, uma vez que, para que a ilusãoocorra, a descrição estrutural do corpo deve se sobrepor ao esquema corporal. No estudo 2, foi verificado a percepção do movimento da criança a partir de situações que provoquem a ilusão da mão de borracha. Investigamos, dessa forma, a intenção do movimento e a percepção do feedback sensorial. Para investigar a presença do efeito da mão de borracha nas crianças com desenvolvimento típico e nas crianças com hemiplegia, foi realizada uma ANOVA de medidas repetidas, incluindo os fatores hemiplegia (hemiplégico direito, hemiplégico esquerdo e crianças com desenvolvimento típico) e condições (sincrônico e assincrônico). Em todos os modelos testados a idade da criança foi incluída como covariável. Análises post-hocforam feitas através de ANOVA com correção para comparações múltiplas ou testes t. As crianças com desenvolvimento típico apresentaram os efeitos da ilusão da mão de borracha e a integridade da representação estrutural enquanto as crianças com paralisia cerebral apresentaram fracos efeitos da ilusão da mão de borracha e, portanto, déficit na representação do corpo. O grupo de crianças com paralisia cerebral esquerda obteve um melhor desempenho, se comparando às crianças com paralisia cerebral direita. Em relação ao estudo tanto as crianças com desenvolvimento típico, quanto as crianças com paralisia cerebral conseguiram apresentar a percepção do feedback sensorial na realização da movimentação do membro superior.In the paradigm of rubber hand illusion of ownership of that member can be transferred to a rubber hand after visual stimulation, tactile and proprioceptive synchronously. In experiment 1 was investigated the presence of the effects of the illusion of rubber hand in typicallydeveloping children and children with hemiparetic cerebral palsy. Thus, the contribution of the paradigm rubber hand illusion was found to investigate the representation of the body, since the illusion to occur description of the structural body must overlap the body image. Inexperiment 2 was verified the perception of the child's movement from situations that cause the illusion of rubber hand. Investigated thus the intention of the motion and the perception of sensory feedback. To investigate the presence of the effect of the rubber hand in typicallydeveloping children and children with hemiplegia, a repeated measures ANOVA was performed including the factors hemiplegia (hemiplegic right, left hemiplegic and typically developing children) and conditions (synchronous and asynchronous ). In all models the child's age was included as a covariate. Post-hoc analyzes were made by ANOVA withcorrection for multiple comparisons or t tests. The typically developing children showed the effects of the rubber hand illusion and the integrity of the structural representation and children with cerebral palsy showed weak effects of the rubber hand illusion and therefore structural deficit in the body description. The group of children with left cerebral palsy got abetter performance when compared to children with cerebral palsy right. Regarding the experiment 2 both typically developing children, as children with cerebral palsy were able to produce the perception of sensory feedback in the realization of the upper limb movement.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIntegração percepto-motoraRepresentação corporalParalisia cerebralNeurociênciasRetroalimentaçãoControle corporalCrianças DesenvolvimentoCorporalControle motorDevelopmental disregardParalisia Cerebral HemiparéticaRepresentaçãoIntenção motora: um estudo experimental sobre a representação do corpo em crianças com paralisia cerebral do tipo hemiparéticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertac_a_o_cla_udia_monteiro__pdf.pdfapplication/pdf6430149https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WMUSD/1/dissertac_a_o_cla_udia_monteiro__pdf.pdfe5ba86ad2bcd95f0b84a9ac96ab8bcacMD51TEXTdissertac_a_o_cla_udia_monteiro__pdf.pdf.txtdissertac_a_o_cla_udia_monteiro__pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain204246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WMUSD/2/dissertac_a_o_cla_udia_monteiro__pdf.pdf.txt084716c92fc04041e89a993692fc7bceMD521843/BUBD-9WMUSD2019-11-14 05:00:47.471oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WMUSDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:00:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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