Curadoria de si: estratégias de criação e de pertencimento na arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Letícia Weiduschadt
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41363
Resumo: A tese investiga as estratégias de criação dos artistas Marco Paulo Rolla, Nelson Leirner e Tatiana Blass. Entre a emissão da voz do artista, a compreensão do processo criativo e seus modos de fazer, discute sobre escolhas direcionadas a sua inserção no mercado de arte. Na primeira parte da tese, intitulada “Percursos Perenes, encontros impossíveis”, investiga-se através de uma perspectiva histórica os escritos de artistas e o uso de entrevistas como fonte de referência para a reflexão acerca dos processos de criação. A partir disso, apresenta-se também a metodologia baseada na proposta ANT, sistematizada por Bruno Latour. Em seguida, há o avanço sobre a proposta da tese para pensar o processo criativo contemporâneo enquanto uma circunvolução em relação a dois eixos centrais: a intenção do artista e sua experiência. Já em “Sobre a distância entre mim e você”, título atribuído à segunda parte da tese, discute-se a construção conceitual do trabalho do artista, inferindo uma análise que atravessa a filosofia e a história da arte. Ainda nesta parte, reflete-se sobre a criação da imagem do artista, tendo como base as entrevistas realizadas com os três artistas principais da pesquisa e de alguns agentes que se relacionam com eles em algumas obras de arte. Além disso, será construída uma leitura sobre suas estratégias de criação em relação à polaridade entre o fazer manual e a terceirização do fazer artístico. Na terceira parte da tese, investiga-se como o sistema da arte interfere na construção da noção de pertencimento no lugar de sucesso econômico. Defendendo, por fim, a compreensão de que o artista contemporâneo é atipológico.
id UFMG_4c73adc7c69661bb8cdb3bcf04dfd356
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41363
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Stéphane Denis Albert René Philippe Huchethttp://lattes.cnpq.br/9400245008288091Amir Brito CâdorRicardo Maurício GonzagaAline Maria DiasMarina Andrade Câmara Dayrellhttp://lattes.cnpq.br/6715099081919650Letícia Weiduschadt2022-05-04T14:01:58Z2022-05-04T14:01:58Z2021-11-29http://hdl.handle.net/1843/41363ttps://orcid.org/0000-0003-2143-8039A tese investiga as estratégias de criação dos artistas Marco Paulo Rolla, Nelson Leirner e Tatiana Blass. Entre a emissão da voz do artista, a compreensão do processo criativo e seus modos de fazer, discute sobre escolhas direcionadas a sua inserção no mercado de arte. Na primeira parte da tese, intitulada “Percursos Perenes, encontros impossíveis”, investiga-se através de uma perspectiva histórica os escritos de artistas e o uso de entrevistas como fonte de referência para a reflexão acerca dos processos de criação. A partir disso, apresenta-se também a metodologia baseada na proposta ANT, sistematizada por Bruno Latour. Em seguida, há o avanço sobre a proposta da tese para pensar o processo criativo contemporâneo enquanto uma circunvolução em relação a dois eixos centrais: a intenção do artista e sua experiência. Já em “Sobre a distância entre mim e você”, título atribuído à segunda parte da tese, discute-se a construção conceitual do trabalho do artista, inferindo uma análise que atravessa a filosofia e a história da arte. Ainda nesta parte, reflete-se sobre a criação da imagem do artista, tendo como base as entrevistas realizadas com os três artistas principais da pesquisa e de alguns agentes que se relacionam com eles em algumas obras de arte. Além disso, será construída uma leitura sobre suas estratégias de criação em relação à polaridade entre o fazer manual e a terceirização do fazer artístico. Na terceira parte da tese, investiga-se como o sistema da arte interfere na construção da noção de pertencimento no lugar de sucesso econômico. Defendendo, por fim, a compreensão de que o artista contemporâneo é atipológico.The thesis investigates the creative strategies of artists Marco Paulo Rolla, Nelson Leirner and Tatiana Blass. Between the emission of the artist's voice, the understanding of the creative process and his ways of doing, he discusses choices aimed at his insertion in the art market. In the first part of the thesis, entitled “Perennial Routes, Impossible Encounters” we investigate, through a historical perspective, the artists’ writings and the use of interviews as a reference source for reflection on the processes of creation. From this, we will also present the methodology based on the ANT proposal, systematized by Bruno Latour. Next, we will advance on our proposal to think about the contemporary creative process as a convolution in relation to two central axes: the artist's intention and his experience. In “About the distance between me and you”, title attributed to the second part of the thesis, the conceptual construction of the artist's work is discussed, inferring an analysis that crosses the philosophy and history of art. Still in this part, reflecting on the creation of the artist's image and based on the interviews conducted with the three main artists in the research and some agents who relate to them in some works of art, we will build a reading on their creation strategies in relation the polarity between manual making and the outsourcing of artistic making. In the third part of the thesis, we will investigate how the art system interferes in the construction of sense of belonging in place of the economic success of the arts. Finally, defending the comprehension that the contemporary artist is atypological.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESRolla, Marco Paulo Ribeiro, 1967-Leirner, Nelson, 1932-Blass, Tatiana, 1979-ArtistasCriação (Literária, artística, etc.)Trabalho profissionalArte moderna - Séc. XXArtistaProcesso de criaçãoArte contemporâneaTrabalhoSistema da arteCuradoria de si: estratégias de criação e de pertencimento na arte contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_28_02_leticia_weiduschadt_online.pdftese_final_28_02_leticia_weiduschadt_online.pdfapplication/pdf280512324https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41363/1/tese_final_28_02_leticia_weiduschadt_online.pdfa32b01dab98bf53b44dd4e2231d2330bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41363/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/413632022-05-04 11:01:59.413oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-04T14:01:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Curadoria de si: estratégias de criação e de pertencimento na arte contemporânea
title Curadoria de si: estratégias de criação e de pertencimento na arte contemporânea
spellingShingle Curadoria de si: estratégias de criação e de pertencimento na arte contemporânea
Letícia Weiduschadt
Artista
Processo de criação
Arte contemporânea
Trabalho
Sistema da arte
Rolla, Marco Paulo Ribeiro, 1967-
Leirner, Nelson, 1932-
Blass, Tatiana, 1979-
Artistas
Criação (Literária, artística, etc.)
Trabalho profissional
Arte moderna - Séc. XX
title_short Curadoria de si: estratégias de criação e de pertencimento na arte contemporânea
title_full Curadoria de si: estratégias de criação e de pertencimento na arte contemporânea
title_fullStr Curadoria de si: estratégias de criação e de pertencimento na arte contemporânea
title_full_unstemmed Curadoria de si: estratégias de criação e de pertencimento na arte contemporânea
title_sort Curadoria de si: estratégias de criação e de pertencimento na arte contemporânea
author Letícia Weiduschadt
author_facet Letícia Weiduschadt
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9400245008288091
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amir Brito Câdor
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Maurício Gonzaga
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Aline Maria Dias
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marina Andrade Câmara Dayrell
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6715099081919650
dc.contributor.author.fl_str_mv Letícia Weiduschadt
contributor_str_mv Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet
Amir Brito Câdor
Ricardo Maurício Gonzaga
Aline Maria Dias
Marina Andrade Câmara Dayrell
dc.subject.por.fl_str_mv Artista
Processo de criação
Arte contemporânea
Trabalho
Sistema da arte
topic Artista
Processo de criação
Arte contemporânea
Trabalho
Sistema da arte
Rolla, Marco Paulo Ribeiro, 1967-
Leirner, Nelson, 1932-
Blass, Tatiana, 1979-
Artistas
Criação (Literária, artística, etc.)
Trabalho profissional
Arte moderna - Séc. XX
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rolla, Marco Paulo Ribeiro, 1967-
Leirner, Nelson, 1932-
Blass, Tatiana, 1979-
Artistas
Criação (Literária, artística, etc.)
Trabalho profissional
Arte moderna - Séc. XX
description A tese investiga as estratégias de criação dos artistas Marco Paulo Rolla, Nelson Leirner e Tatiana Blass. Entre a emissão da voz do artista, a compreensão do processo criativo e seus modos de fazer, discute sobre escolhas direcionadas a sua inserção no mercado de arte. Na primeira parte da tese, intitulada “Percursos Perenes, encontros impossíveis”, investiga-se através de uma perspectiva histórica os escritos de artistas e o uso de entrevistas como fonte de referência para a reflexão acerca dos processos de criação. A partir disso, apresenta-se também a metodologia baseada na proposta ANT, sistematizada por Bruno Latour. Em seguida, há o avanço sobre a proposta da tese para pensar o processo criativo contemporâneo enquanto uma circunvolução em relação a dois eixos centrais: a intenção do artista e sua experiência. Já em “Sobre a distância entre mim e você”, título atribuído à segunda parte da tese, discute-se a construção conceitual do trabalho do artista, inferindo uma análise que atravessa a filosofia e a história da arte. Ainda nesta parte, reflete-se sobre a criação da imagem do artista, tendo como base as entrevistas realizadas com os três artistas principais da pesquisa e de alguns agentes que se relacionam com eles em algumas obras de arte. Além disso, será construída uma leitura sobre suas estratégias de criação em relação à polaridade entre o fazer manual e a terceirização do fazer artístico. Na terceira parte da tese, investiga-se como o sistema da arte interfere na construção da noção de pertencimento no lugar de sucesso econômico. Defendendo, por fim, a compreensão de que o artista contemporâneo é atipológico.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-04T14:01:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-04T14:01:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/41363
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv ttps://orcid.org/0000-0003-2143-8039
url http://hdl.handle.net/1843/41363
identifier_str_mv ttps://orcid.org/0000-0003-2143-8039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41363/1/tese_final_28_02_leticia_weiduschadt_online.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41363/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a32b01dab98bf53b44dd4e2231d2330b
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589324834340864