Modelagem numérica de sistemas de áudio em habitáculo veicular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Morais Cunha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8WFCY
Resumo: Devido à necessidade crescente em se obter sistemas de som automotivo de alto desempenho em um curto ciclo de desenvolvimento, métodos preditivos para a caracterização da resposta acústica em habitáculos veiculares vêm sendo cada vez mais empregados pela engenharia de veículos, com o intuito principal de se estimar o campo sonoro em pontos de interesse da cavidade. Uma possível solução para isso é através da modelagem computacional de um modelo geométrico discretizado e pré-processado do volume de ar interno ao compartimento de passageiros. Com a devida representação matemática das condições de contorno passivas (materiais em habitáculo) e das condições de contorno ativas (fontes de radiação sonora) é possível empregar o método numérico dos elementos finitos para simular as reflexões e radiações sonoras na cabine, a fim de se estimar a resposta acústica de sistemas de som até a frequência limite do método, que está atrelada ao hardware utilizado nas simulações. Com base nisso, o presente trabalho teve o intuito de modelar numericamente um sistema de som automotivo constituído de alto-falantes midrange montados nos painéis das portas anteriores de um veículo padrão da categoria hatch médio, a fim de se estimar a resposta acústica desses sistemas nos pontos de escuta do motorista, até a frequência máxima de 1.000 Hz. Para isso foi inicialmente criado uma representação em elementos finitos do compartimento de passageiros do automóvel analisado, levando-se em consideração a geometria e posições exatas dos alto-falantes mid-range frontais, além de uma representação geométrica discretizada da cabeça e tronco do motorista, necessária para incluir o fenômeno de difração das ondas sonoras nas regiões próximas aos ouvidos do ocupante. Após isso os materiais acusticamente absorvedores em habitáculo foram ensaiados para se estimar o parâmetro impedância acústica específica, o que foi feito por um tubo de impedância da B&K. Em seguida foi medida a resposta eletromecânica dos alto-falantes por meio de um vibrômetro laser de efeito Doppler, o que resultou em uma função de resposta em frequência entre a aceleração no centro desses transdutores e a tensão de entrada nas bobinas, avaliada enquanto o cone do alto-falante estava em seu primeiro modo de vibrar. Com as condições de contorno devidamente representadas, elas foram aplicadas no modelo discretizado da cavidade do compartimento de passageiros, e o modelo foi executado e configurado no software LMS Virtual.Lab 13.7, o que de fato resultou na resposta acústica do sistema de som analisado nos pontos de escuta do motorista. Esses resultados foram confrontados com curvas experimentais de mesma natureza e foi constatada boa correlação em frequência. Contudo o fator de amortecimento modal foi subestimado em razão fundamental da negligência dos acoplamentos vibro acústicos que contribuem, em especial abaixo de 200 Hz, na dinâmica das reflexões sonoras nos contornos do habitáculo. Além disso, o ensaio da resposta eletromecânica dos alto-falantes validou o modelo matemático de pistão em um baffle infinito. Tal constatação mostra que até a primeira frequência de ressonância das membranas as fontes dos sistemas de som automotivo podem ser simuladas pelo modelo em elementos finitos sem a necessidade de se caracterizar experimentalmente a resposta eletromecânica das mesmas
id UFMG_4c9d5ac87d0c793aae4facbb7943296c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B8WFCY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eduardo Bauzer MedeirosGuilherme de Souza PapiniChristian Gonçalves HerreraRafael Morais Cunha2019-08-12T15:25:45Z2019-08-12T15:25:45Z2018-08-03http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8WFCYDevido à necessidade crescente em se obter sistemas de som automotivo de alto desempenho em um curto ciclo de desenvolvimento, métodos preditivos para a caracterização da resposta acústica em habitáculos veiculares vêm sendo cada vez mais empregados pela engenharia de veículos, com o intuito principal de se estimar o campo sonoro em pontos de interesse da cavidade. Uma possível solução para isso é através da modelagem computacional de um modelo geométrico discretizado e pré-processado do volume de ar interno ao compartimento de passageiros. Com a devida representação matemática das condições de contorno passivas (materiais em habitáculo) e das condições de contorno ativas (fontes de radiação sonora) é possível empregar o método numérico dos elementos finitos para simular as reflexões e radiações sonoras na cabine, a fim de se estimar a resposta acústica de sistemas de som até a frequência limite do método, que está atrelada ao hardware utilizado nas simulações. Com base nisso, o presente trabalho teve o intuito de modelar numericamente um sistema de som automotivo constituído de alto-falantes midrange montados nos painéis das portas anteriores de um veículo padrão da categoria hatch médio, a fim de se estimar a resposta acústica desses sistemas nos pontos de escuta do motorista, até a frequência máxima de 1.000 Hz. Para isso foi inicialmente criado uma representação em elementos finitos do compartimento de passageiros do automóvel analisado, levando-se em consideração a geometria e posições exatas dos alto-falantes mid-range frontais, além de uma representação geométrica discretizada da cabeça e tronco do motorista, necessária para incluir o fenômeno de difração das ondas sonoras nas regiões próximas aos ouvidos do ocupante. Após isso os materiais acusticamente absorvedores em habitáculo foram ensaiados para se estimar o parâmetro impedância acústica específica, o que foi feito por um tubo de impedância da B&K. Em seguida foi medida a resposta eletromecânica dos alto-falantes por meio de um vibrômetro laser de efeito Doppler, o que resultou em uma função de resposta em frequência entre a aceleração no centro desses transdutores e a tensão de entrada nas bobinas, avaliada enquanto o cone do alto-falante estava em seu primeiro modo de vibrar. Com as condições de contorno devidamente representadas, elas foram aplicadas no modelo discretizado da cavidade do compartimento de passageiros, e o modelo foi executado e configurado no software LMS Virtual.Lab 13.7, o que de fato resultou na resposta acústica do sistema de som analisado nos pontos de escuta do motorista. Esses resultados foram confrontados com curvas experimentais de mesma natureza e foi constatada boa correlação em frequência. Contudo o fator de amortecimento modal foi subestimado em razão fundamental da negligência dos acoplamentos vibro acústicos que contribuem, em especial abaixo de 200 Hz, na dinâmica das reflexões sonoras nos contornos do habitáculo. Além disso, o ensaio da resposta eletromecânica dos alto-falantes validou o modelo matemático de pistão em um baffle infinito. Tal constatação mostra que até a primeira frequência de ressonância das membranas as fontes dos sistemas de som automotivo podem ser simuladas pelo modelo em elementos finitos sem a necessidade de se caracterizar experimentalmente a resposta eletromecânica das mesmasDue to the growing need to obtain high performance automotive sound systems in a short development cycle, predictive methods for the characterization of the acoustic response in vehicle passenger compartments have been increasingly used by vehicle engineering, with the main purpose of estimating the sound field at points of interest of the cavity. A possible solution to this is through the computational modeling of a discrete and pre-processed geometric model of the internal air volume of the passenger compartment. With the proper mathematical representation of the passive boundary conditions (interior materials) and the active boundary conditions (sound radiation sources), it is possible to use the numerical method of finite elements to simulate sound reflections and radiations in the cabin in order to estimate the acoustic response of sound systems up to the frequency limit of the method, which is linked to the hardware used in the simulations. Based on this, the present work aimed to numerically model an automotive sound system consisting of mid-range loudspeakers mounted on the front door panels of a medium hatch category standard vehicle in order to estimate the acoustics response of these systems at the listening points of the driver, up to the maximum frequency of 1.000 Hz. In order to do that, a passenger compartment finite element model of the analyzed car was created, taking into account the geometry and exact positions of the speakers mid-range, in addition to a discretized geometric representation of the driver's torso and head, necessary to include the phenomenon of diffraction of sound waves in the region near the ears of the occupant. After that, the acoustically absorbent materials in cabin were tested to estimate the specific acoustic impedance parameter, which was done by a B&K impedance tube. Then the electromechanical response of the speakers was measured by means of a Doppler laser vibrometer, which resulted in a frequency response function between the acceleration in the center of these transducers and the input voltage in the coils, evaluated while the cone of the loudspeaker was in its first vibrating mode. With the boundary conditions properly represented, they were applied in the discretized model of the passenger compartment cavity, and the model was executed and configured in the software LMS Virtual.Lab 13.7, which in fact resulted in the acoustic response of the sound system analyzed in the listening points. These results were confronted with experimental curves of the same nature and a good frequency correlation was found. However, the modal damping factor was underestimated due to the negligence of the acoustic vibro-couplings that contribute, especially below 200 Hz, in the dynamics of sound reflections in the boundaries of the passenger compartment. In addition, the electromechanical response of the speakers validated the mathematical model of piston in a infinity baffle. Such a finding shows that up to the first resonance frequency of the membranes, the sources of automotive sound systems can be simulated by the finite element model without the need to characterize its electromechanical responseUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGMétodo dos elementos finitosImpedância acústicaAlto-falantesAutomóveis Equipamento de somEngenharia mecânicaSistemas de som automotivoMétodo numérico dos elementos finitosImpedância acústicaAlto-falantesModelagem numérica de sistemas de áudio em habitáculo veicularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmodelagem_num_rica_de_sistemas_de__udio_em_habit_culo_veicular.pdfapplication/pdf2994171https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B8WFCY/1/modelagem_num_rica_de_sistemas_de__udio_em_habit_culo_veicular.pdfd843da779981d75c125fb9e48a81984eMD51TEXTmodelagem_num_rica_de_sistemas_de__udio_em_habit_culo_veicular.pdf.txtmodelagem_num_rica_de_sistemas_de__udio_em_habit_culo_veicular.pdf.txtExtracted texttext/plain133853https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B8WFCY/2/modelagem_num_rica_de_sistemas_de__udio_em_habit_culo_veicular.pdf.txt2b01ea367d1584e9f611cb664dfbbb03MD521843/BUOS-B8WFCY2019-11-14 18:23:48.566oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B8WFCYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:23:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem numérica de sistemas de áudio em habitáculo veicular
title Modelagem numérica de sistemas de áudio em habitáculo veicular
spellingShingle Modelagem numérica de sistemas de áudio em habitáculo veicular
Rafael Morais Cunha
Sistemas de som automotivo
Método numérico dos elementos finitos
Impedância acústica
Alto-falantes
Método dos elementos finitos
Impedância acústica
Alto-falantes
Automóveis Equipamento de som
Engenharia mecânica
title_short Modelagem numérica de sistemas de áudio em habitáculo veicular
title_full Modelagem numérica de sistemas de áudio em habitáculo veicular
title_fullStr Modelagem numérica de sistemas de áudio em habitáculo veicular
title_full_unstemmed Modelagem numérica de sistemas de áudio em habitáculo veicular
title_sort Modelagem numérica de sistemas de áudio em habitáculo veicular
author Rafael Morais Cunha
author_facet Rafael Morais Cunha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Bauzer Medeiros
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guilherme de Souza Papini
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Christian Gonçalves Herrera
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Morais Cunha
contributor_str_mv Eduardo Bauzer Medeiros
Guilherme de Souza Papini
Christian Gonçalves Herrera
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de som automotivo
Método numérico dos elementos finitos
Impedância acústica
Alto-falantes
topic Sistemas de som automotivo
Método numérico dos elementos finitos
Impedância acústica
Alto-falantes
Método dos elementos finitos
Impedância acústica
Alto-falantes
Automóveis Equipamento de som
Engenharia mecânica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Método dos elementos finitos
Impedância acústica
Alto-falantes
Automóveis Equipamento de som
Engenharia mecânica
description Devido à necessidade crescente em se obter sistemas de som automotivo de alto desempenho em um curto ciclo de desenvolvimento, métodos preditivos para a caracterização da resposta acústica em habitáculos veiculares vêm sendo cada vez mais empregados pela engenharia de veículos, com o intuito principal de se estimar o campo sonoro em pontos de interesse da cavidade. Uma possível solução para isso é através da modelagem computacional de um modelo geométrico discretizado e pré-processado do volume de ar interno ao compartimento de passageiros. Com a devida representação matemática das condições de contorno passivas (materiais em habitáculo) e das condições de contorno ativas (fontes de radiação sonora) é possível empregar o método numérico dos elementos finitos para simular as reflexões e radiações sonoras na cabine, a fim de se estimar a resposta acústica de sistemas de som até a frequência limite do método, que está atrelada ao hardware utilizado nas simulações. Com base nisso, o presente trabalho teve o intuito de modelar numericamente um sistema de som automotivo constituído de alto-falantes midrange montados nos painéis das portas anteriores de um veículo padrão da categoria hatch médio, a fim de se estimar a resposta acústica desses sistemas nos pontos de escuta do motorista, até a frequência máxima de 1.000 Hz. Para isso foi inicialmente criado uma representação em elementos finitos do compartimento de passageiros do automóvel analisado, levando-se em consideração a geometria e posições exatas dos alto-falantes mid-range frontais, além de uma representação geométrica discretizada da cabeça e tronco do motorista, necessária para incluir o fenômeno de difração das ondas sonoras nas regiões próximas aos ouvidos do ocupante. Após isso os materiais acusticamente absorvedores em habitáculo foram ensaiados para se estimar o parâmetro impedância acústica específica, o que foi feito por um tubo de impedância da B&K. Em seguida foi medida a resposta eletromecânica dos alto-falantes por meio de um vibrômetro laser de efeito Doppler, o que resultou em uma função de resposta em frequência entre a aceleração no centro desses transdutores e a tensão de entrada nas bobinas, avaliada enquanto o cone do alto-falante estava em seu primeiro modo de vibrar. Com as condições de contorno devidamente representadas, elas foram aplicadas no modelo discretizado da cavidade do compartimento de passageiros, e o modelo foi executado e configurado no software LMS Virtual.Lab 13.7, o que de fato resultou na resposta acústica do sistema de som analisado nos pontos de escuta do motorista. Esses resultados foram confrontados com curvas experimentais de mesma natureza e foi constatada boa correlação em frequência. Contudo o fator de amortecimento modal foi subestimado em razão fundamental da negligência dos acoplamentos vibro acústicos que contribuem, em especial abaixo de 200 Hz, na dinâmica das reflexões sonoras nos contornos do habitáculo. Além disso, o ensaio da resposta eletromecânica dos alto-falantes validou o modelo matemático de pistão em um baffle infinito. Tal constatação mostra que até a primeira frequência de ressonância das membranas as fontes dos sistemas de som automotivo podem ser simuladas pelo modelo em elementos finitos sem a necessidade de se caracterizar experimentalmente a resposta eletromecânica das mesmas
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T15:25:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T15:25:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8WFCY
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8WFCY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B8WFCY/1/modelagem_num_rica_de_sistemas_de__udio_em_habit_culo_veicular.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B8WFCY/2/modelagem_num_rica_de_sistemas_de__udio_em_habit_culo_veicular.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d843da779981d75c125fb9e48a81984e
2b01ea367d1584e9f611cb664dfbbb03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589571214049280