A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJR2 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma reflexão sobre a maneira como a matemática financeira é ensinada nas escolas, com intuito de o aluno fazer uma reflexão financeira para se tornar um consumidor consciente. Essa reflexão se faz necessária visto que tal conteúdo, na maioria das vezes, o assunto é pautado em abordagens que se limitam a conceitos seguidos de exercícios, sem aplicabilidade prática. Além disso, é ministrado, quase sempre, no final do ano letivo de forma rápida e superficial. Isso tem garantido a reprodução de uma relação de ensino/aprendizagem na qual os professores e alunos se encontram desprovidos de habilidades para lidar com a realidade do universo financeiro em suas vidas diárias. Para sustentar a reflexão transcrita, essa pesquisa se efetiva na apresentação de aulas expositivas para uma turma do 3º ano do nível médio da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, visando à apresentação do conteúdo focado na importância da matemática financeira para o cotidiano da sociedade, utilizando exemplos da vida real mostrados em gráficos, tabelas e fórmulas explicativas. As aulas ocorrerão por meio da simulação de juros simples e compostos, das tabelas Price e SAC e fluxo de caixa, trabalhando com conceitos essenciais para a compreensão e aplicação do conteúdo. |
id |
UFMG_4cfd3790142449f454fb5b02fdacbf96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-9WMJR2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luiz Gustavo Farah DiasGilcione Nonato CostaMarcelo Domingos MarchesinRoberto Fernandes Silvestre2019-08-13T03:01:34Z2019-08-13T03:01:34Z2015-04-24http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJR2Este trabalho propõe uma reflexão sobre a maneira como a matemática financeira é ensinada nas escolas, com intuito de o aluno fazer uma reflexão financeira para se tornar um consumidor consciente. Essa reflexão se faz necessária visto que tal conteúdo, na maioria das vezes, o assunto é pautado em abordagens que se limitam a conceitos seguidos de exercícios, sem aplicabilidade prática. Além disso, é ministrado, quase sempre, no final do ano letivo de forma rápida e superficial. Isso tem garantido a reprodução de uma relação de ensino/aprendizagem na qual os professores e alunos se encontram desprovidos de habilidades para lidar com a realidade do universo financeiro em suas vidas diárias. Para sustentar a reflexão transcrita, essa pesquisa se efetiva na apresentação de aulas expositivas para uma turma do 3º ano do nível médio da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, visando à apresentação do conteúdo focado na importância da matemática financeira para o cotidiano da sociedade, utilizando exemplos da vida real mostrados em gráficos, tabelas e fórmulas explicativas. As aulas ocorrerão por meio da simulação de juros simples e compostos, das tabelas Price e SAC e fluxo de caixa, trabalhando com conceitos essenciais para a compreensão e aplicação do conteúdo.This work proposes a reflection on how the financial mathematics is taught in schools, in order to make the students reflection and become conscious consumers. This reflection is necessary since such content, in most cases, is grounded in approaches which bound the concepts followed by exercises without practical applicabilities. Furthermore, it is taught, almost at the end of the studies dead line, quickly and superficially. It has grounded the educational relationship / learning where teachers and students are lacking skills to deal with the reality of the financial market in their daily lives. In order to sustain this the transcribed reflection, this effective research in presenting lectures to a group 3RD year (last grade of high school) of Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, aimed at presentation of the content focused at the importance of the financial mathematics to the everyday society. Exposing examples from a real life shown in graphics, tables and explanatory formulas. The classes are going through simple and compound simulation, from the Prices tables, SAC and cash flow working with the concepts, understanding and application of the content.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemáticaEducação financeiraMatemática financeiracidadaniaescolaReflexãomatemática financeiraA importância do ensino da matemática financeira no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_robertofernandes.pdfapplication/pdf1218521https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-9WMJR2/1/monografia_robertofernandes.pdf90745fd3b776cb438757b79d15398389MD51TEXTmonografia_robertofernandes.pdf.txtmonografia_robertofernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain70742https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-9WMJR2/2/monografia_robertofernandes.pdf.txte9c44dd7d4f3c643f09da227d22255feMD521843/EABA-9WMJR22019-11-14 20:53:35.824oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-9WMJR2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:53:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio |
title |
A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio |
spellingShingle |
A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio Roberto Fernandes Silvestre cidadania escola Reflexão matemática financeira Matemática Educação financeira Matemática financeira |
title_short |
A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio |
title_full |
A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio |
title_fullStr |
A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio |
title_sort |
A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio |
author |
Roberto Fernandes Silvestre |
author_facet |
Roberto Fernandes Silvestre |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Gustavo Farah Dias |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gilcione Nonato Costa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcelo Domingos Marchesin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roberto Fernandes Silvestre |
contributor_str_mv |
Luiz Gustavo Farah Dias Gilcione Nonato Costa Marcelo Domingos Marchesin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cidadania escola Reflexão matemática financeira |
topic |
cidadania escola Reflexão matemática financeira Matemática Educação financeira Matemática financeira |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática Educação financeira Matemática financeira |
description |
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a maneira como a matemática financeira é ensinada nas escolas, com intuito de o aluno fazer uma reflexão financeira para se tornar um consumidor consciente. Essa reflexão se faz necessária visto que tal conteúdo, na maioria das vezes, o assunto é pautado em abordagens que se limitam a conceitos seguidos de exercícios, sem aplicabilidade prática. Além disso, é ministrado, quase sempre, no final do ano letivo de forma rápida e superficial. Isso tem garantido a reprodução de uma relação de ensino/aprendizagem na qual os professores e alunos se encontram desprovidos de habilidades para lidar com a realidade do universo financeiro em suas vidas diárias. Para sustentar a reflexão transcrita, essa pesquisa se efetiva na apresentação de aulas expositivas para uma turma do 3º ano do nível médio da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, visando à apresentação do conteúdo focado na importância da matemática financeira para o cotidiano da sociedade, utilizando exemplos da vida real mostrados em gráficos, tabelas e fórmulas explicativas. As aulas ocorrerão por meio da simulação de juros simples e compostos, das tabelas Price e SAC e fluxo de caixa, trabalhando com conceitos essenciais para a compreensão e aplicação do conteúdo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T03:01:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T03:01:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJR2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJR2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-9WMJR2/1/monografia_robertofernandes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-9WMJR2/2/monografia_robertofernandes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90745fd3b776cb438757b79d15398389 e9c44dd7d4f3c643f09da227d22255fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589437973594112 |