A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto Fernandes Silvestre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJR2
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a maneira como a matemática financeira é ensinada nas escolas, com intuito de o aluno fazer uma reflexão financeira para se tornar um consumidor consciente. Essa reflexão se faz necessária visto que tal conteúdo, na maioria das vezes, o assunto é pautado em abordagens que se limitam a conceitos seguidos de exercícios, sem aplicabilidade prática. Além disso, é ministrado, quase sempre, no final do ano letivo de forma rápida e superficial. Isso tem garantido a reprodução de uma relação de ensino/aprendizagem na qual os professores e alunos se encontram desprovidos de habilidades para lidar com a realidade do universo financeiro em suas vidas diárias. Para sustentar a reflexão transcrita, essa pesquisa se efetiva na apresentação de aulas expositivas para uma turma do 3º ano do nível médio da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, visando à apresentação do conteúdo focado na importância da matemática financeira para o cotidiano da sociedade, utilizando exemplos da vida real mostrados em gráficos, tabelas e fórmulas explicativas. As aulas ocorrerão por meio da simulação de juros simples e compostos, das tabelas Price e SAC e fluxo de caixa, trabalhando com conceitos essenciais para a compreensão e aplicação do conteúdo.
id UFMG_4cfd3790142449f454fb5b02fdacbf96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-9WMJR2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Gustavo Farah DiasGilcione Nonato CostaMarcelo Domingos MarchesinRoberto Fernandes Silvestre2019-08-13T03:01:34Z2019-08-13T03:01:34Z2015-04-24http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJR2Este trabalho propõe uma reflexão sobre a maneira como a matemática financeira é ensinada nas escolas, com intuito de o aluno fazer uma reflexão financeira para se tornar um consumidor consciente. Essa reflexão se faz necessária visto que tal conteúdo, na maioria das vezes, o assunto é pautado em abordagens que se limitam a conceitos seguidos de exercícios, sem aplicabilidade prática. Além disso, é ministrado, quase sempre, no final do ano letivo de forma rápida e superficial. Isso tem garantido a reprodução de uma relação de ensino/aprendizagem na qual os professores e alunos se encontram desprovidos de habilidades para lidar com a realidade do universo financeiro em suas vidas diárias. Para sustentar a reflexão transcrita, essa pesquisa se efetiva na apresentação de aulas expositivas para uma turma do 3º ano do nível médio da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, visando à apresentação do conteúdo focado na importância da matemática financeira para o cotidiano da sociedade, utilizando exemplos da vida real mostrados em gráficos, tabelas e fórmulas explicativas. As aulas ocorrerão por meio da simulação de juros simples e compostos, das tabelas Price e SAC e fluxo de caixa, trabalhando com conceitos essenciais para a compreensão e aplicação do conteúdo.This work proposes a reflection on how the financial mathematics is taught in schools, in order to make the students reflection and become conscious consumers. This reflection is necessary since such content, in most cases, is grounded in approaches which bound the concepts followed by exercises without practical applicabilities. Furthermore, it is taught, almost at the end of the studies dead line, quickly and superficially. It has grounded the educational relationship / learning where teachers and students are lacking skills to deal with the reality of the financial market in their daily lives. In order to sustain this the transcribed reflection, this effective research in presenting lectures to a group 3RD year (last grade of high school) of Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, aimed at presentation of the content focused at the importance of the financial mathematics to the everyday society. Exposing examples from a real life shown in graphics, tables and explanatory formulas. The classes are going through simple and compound simulation, from the Prices tables, SAC and cash flow working with the concepts, understanding and application of the content.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemáticaEducação financeiraMatemática financeiracidadaniaescolaReflexãomatemática financeiraA importância do ensino da matemática financeira no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_robertofernandes.pdfapplication/pdf1218521https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-9WMJR2/1/monografia_robertofernandes.pdf90745fd3b776cb438757b79d15398389MD51TEXTmonografia_robertofernandes.pdf.txtmonografia_robertofernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain70742https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-9WMJR2/2/monografia_robertofernandes.pdf.txte9c44dd7d4f3c643f09da227d22255feMD521843/EABA-9WMJR22019-11-14 20:53:35.824oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-9WMJR2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:53:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio
title A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio
spellingShingle A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio
Roberto Fernandes Silvestre
cidadania
escola
Reflexão
matemática financeira
Matemática
Educação financeira
Matemática financeira
title_short A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio
title_full A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio
title_fullStr A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio
title_full_unstemmed A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio
title_sort A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio
author Roberto Fernandes Silvestre
author_facet Roberto Fernandes Silvestre
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Gustavo Farah Dias
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gilcione Nonato Costa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo Domingos Marchesin
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto Fernandes Silvestre
contributor_str_mv Luiz Gustavo Farah Dias
Gilcione Nonato Costa
Marcelo Domingos Marchesin
dc.subject.por.fl_str_mv cidadania
escola
Reflexão
matemática financeira
topic cidadania
escola
Reflexão
matemática financeira
Matemática
Educação financeira
Matemática financeira
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matemática
Educação financeira
Matemática financeira
description Este trabalho propõe uma reflexão sobre a maneira como a matemática financeira é ensinada nas escolas, com intuito de o aluno fazer uma reflexão financeira para se tornar um consumidor consciente. Essa reflexão se faz necessária visto que tal conteúdo, na maioria das vezes, o assunto é pautado em abordagens que se limitam a conceitos seguidos de exercícios, sem aplicabilidade prática. Além disso, é ministrado, quase sempre, no final do ano letivo de forma rápida e superficial. Isso tem garantido a reprodução de uma relação de ensino/aprendizagem na qual os professores e alunos se encontram desprovidos de habilidades para lidar com a realidade do universo financeiro em suas vidas diárias. Para sustentar a reflexão transcrita, essa pesquisa se efetiva na apresentação de aulas expositivas para uma turma do 3º ano do nível médio da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, visando à apresentação do conteúdo focado na importância da matemática financeira para o cotidiano da sociedade, utilizando exemplos da vida real mostrados em gráficos, tabelas e fórmulas explicativas. As aulas ocorrerão por meio da simulação de juros simples e compostos, das tabelas Price e SAC e fluxo de caixa, trabalhando com conceitos essenciais para a compreensão e aplicação do conteúdo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T03:01:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T03:01:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJR2
url http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJR2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-9WMJR2/1/monografia_robertofernandes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-9WMJR2/2/monografia_robertofernandes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 90745fd3b776cb438757b79d15398389
e9c44dd7d4f3c643f09da227d22255fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589437973594112