Obesidade na infância no contexto sociofamiliar: possibilidades de (des)construção e (res)significação de identidades (pré-)escritas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valeria Tassara
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-6Y6JR2
Resumo: Neste estudo, tem-se como objetivo aprofundar a compreensão do fenômeno da obesidade na infância no contexto sociofamiliar. De acordo com a bibliografia consultada, os estudos sobre este tema são, em sua maioria, quantitativos, com ênfase em aspectos descritivos e estatísticos. A casuística foi composta de quatro crianças com diagnóstico médico de obesidade, incluindo seus familiares (pai, mãe eirmãos), entre elas dois meninos e duas meninas com idades entre 7 e 12 anos, atendidas pelo serviço de Nutrologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Para esta pesquisa adotou-se uma fundamentação teórico-metodológica apoiada na perspectiva sistêmica e da complexidade. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas de aprofundamento com os pais e as mães; técnica do genograma com os familiares e desenhos da imagem corporal com as crianças. As análises e interpretações foramcalcadas na vertente sistêmica e da complexidade, o que propiciou evidenciar relevantes indicadores, tais como os segredos familiares das histórias de origem das figuras parentais; a relação emaranhada mãe/filhos e filhas que indicou certo distanciamento dos pais na relação com as crianças; os fenômenos transgeracionais em seus aspectos biológicos e simbólicos da obesidade em três gerações dos grupos familiares estudados; bem como os mitos e as lealdades familiares, os quais se apresentaram como um suporte da identidade pessoal e familiar no ser gordo.Esses sinalizadores foram fundamentais para a compreensão das dificuldades do processo de diferenciação dessas crianças, ou seja, a possibilidade de o emagrecimento ser vivenciado ocultamente, como uma ameaça aos processos identitários do grupo familiar, tal como foi retratado em seus desenhos da imagem corporal. Nessa perspectiva, este estudo mostrou que as interações que seestabelecem entre pais, mães, filhos e filhas permeadas por sofrimentos, conflitos, valores e crenças se articulam às questões biológicas, nutricionais e psicossociais que envolvem a dinâmica familiar dos sujeitos pesquisados. Finalizando, observouse que se torna fundamental reconhecer a importância de contextualizar aobesidade na infância, desfocando a criança da auto-responsabilidade pelo problema e incluindo-a no contexto sociofamiliar. Nesse sentido, a prática desta pesquisa indicou outras possibilidades de intervenção, ressaltando-se a atuação interdisciplinar como postura profissional relevante no contexto do tratamento da obesidade na infância.
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Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas de aprofundamento com os pais e as mães; técnica do genograma com os familiares e desenhos da imagem corporal com as crianças. As análises e interpretações foramcalcadas na vertente sistêmica e da complexidade, o que propiciou evidenciar relevantes indicadores, tais como os segredos familiares das histórias de origem das figuras parentais; a relação emaranhada mãe/filhos e filhas que indicou certo distanciamento dos pais na relação com as crianças; os fenômenos transgeracionais em seus aspectos biológicos e simbólicos da obesidade em três gerações dos grupos familiares estudados; bem como os mitos e as lealdades familiares, os quais se apresentaram como um suporte da identidade pessoal e familiar no ser gordo.Esses sinalizadores foram fundamentais para a compreensão das dificuldades do processo de diferenciação dessas crianças, ou seja, a possibilidade de o emagrecimento ser vivenciado ocultamente, como uma ameaça aos processos identitários do grupo familiar, tal como foi retratado em seus desenhos da imagem corporal. Nessa perspectiva, este estudo mostrou que as interações que seestabelecem entre pais, mães, filhos e filhas permeadas por sofrimentos, conflitos, valores e crenças se articulam às questões biológicas, nutricionais e psicossociais que envolvem a dinâmica familiar dos sujeitos pesquisados. Finalizando, observouse que se torna fundamental reconhecer a importância de contextualizar aobesidade na infância, desfocando a criança da auto-responsabilidade pelo problema e incluindo-a no contexto sociofamiliar. Nesse sentido, a prática desta pesquisa indicou outras possibilidades de intervenção, ressaltando-se a atuação interdisciplinar como postura profissional relevante no contexto do tratamento da obesidade na infância.This paper presents an in-depth study of childhood obesity in a social and familial context. According to the bibliography presented, most studies of this topic are of a quantitative nature, with emphasis on descriptive aspects and statistics. We observed four children, two boys and two girls, who received a medical diagnosis of obesity, as well as their families (father, mother and siblings). The children were between the ages of 7 and 12, and were patients of the Pediatric NutritionalDisturbance service at the Federal University of Minas Gerais. The theoretical and methodological rationales for this study were based on the perspectives of the Systemic and Complexity theories. To this end, the following instruments were used: in-depth interviews with fathers and mothers; genograms with family members and body image drawings with the children. The analysis and interpretation of the data was grounded on a systemic structure, which took the complex nature of the problem into account, and uncovered relevant indicators. Among these indicators were family secrets about the stories surrounding parental figures; the complicated relationship between mothers/sons and daughters that indicated a certain distance between parents with respect to the children; biological and symbolic transgenerational phenomena of obesity in three generations of family groups studied; as well as familymyths and loyalties, which are a basis of personal and family identity of the overweight individual. These signals were fundamental to understanding the difficulties involved in the process of differentiation of these children, that is, the possibility of weight loss being experienced, in a veiled way, as a threat to the identity processes of the family group, as demonstrated in their body image drawings. From this perspective, the study showed that the interactions between fathers, mothers,sons and daughters, which are permeated with suffering, conflicts, values and beliefs, are linked to biological, nutritional and psycho-social issues that involve the family dynamics of the subjects studied. Finally, we observed the fundamental importance of placing childhood obesity in context, shifting the focus of responsibility for the problem away from the child, and including it in the socio-familial context. This study indicated other possibilities for intervention, and highlighted the importance of an interdisciplinary approach for professionals who treat childhood obesity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIdentificação(Psicologia)Meio socialRelações familiaresObesidadeObesidade/psicologiaAcontecimentos que mudam a vidaCriançaPediatriaContexto Socio-familiarInfânciaObesidadeObesidade na infância no contexto sociofamiliar: possibilidades de (des)construção e (res)significação de identidades (pré-)escritasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALval_ria_tassara.pdfapplication/pdf1309987https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-6Y6JR2/1/val_ria_tassara.pdfeaaeb90d8deacdd389b1dd3a840e36a6MD51TEXTval_ria_tassara.pdf.txtval_ria_tassara.pdf.txtExtracted texttext/plain277934https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-6Y6JR2/2/val_ria_tassara.pdf.txte871583df1964005e697b1daa9001412MD521843/ECJS-6Y6JR22019-11-14 05:59:02.479oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECJS-6Y6JR2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:59:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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