A deficiência e as concepções que conformam o campo da educação especial: permanências e rupturas em sua identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirleine Brandão de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.5902/1984686X66151
http://hdl.handle.net/1843/68421
https://orcid.org/0000-0003-0643-1322
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de artigos publicados no periódico Revista Brasileira de Educação Especial, no período compreendido entre os anos de 1992 e 2015, as concepções subjacentes ao conceito de deficiência, empregadas pelos pesquisadores do campo, por meio da caraterização do alunado que o compõe, marcadas por determinados espaços e tempos históricos. Os textos foram selecionados a partir de critérios definidos a priori e analisados tendo por base o referencial teórico bourdieusiano. Como resultados, pode-se averiguar diferentes concepções subjacentes ao conceito de deficiência compondo o campo da educação especial, conformando permanências e rupturas em sua identidade, demonstrando que, nem sua constituição, nem a constituição do saber que aí se produz e que institui a identidade de seu público são estáveis e inflexíveis, mas decorrem de movimentos distintos enredados pelos movimentos dos outros campos, especialmente o campo político, na medida em que este é o espaço em que as práticas educacionais se concretizam.
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Como resultados, pode-se averiguar diferentes concepções subjacentes ao conceito de deficiência compondo o campo da educação especial, conformando permanências e rupturas em sua identidade, demonstrando que, nem sua constituição, nem a constituição do saber que aí se produz e que institui a identidade de seu público são estáveis e inflexíveis, mas decorrem de movimentos distintos enredados pelos movimentos dos outros campos, especialmente o campo político, na medida em que este é o espaço em que as práticas educacionais se concretizam.This article aims to analyze, from the articles published in the journal Revista Brasileira de Educação Especial, between the years of 1992 and 2015, the concepts underlying the concept of disability employed by researchers in the field, through the characterization of the group of students who compose it, marked by certain spaces and historical times. The manuscripts were selected based on pre-established criteria and analyzed based on the Bourdieusian theoretical framework. As a result, the study identifies different conceptions underlying the concept of disability composing the field of Special Education, conforming permanencies and ruptures in its identity, demonstrating that neither its constitution nor the constitution of knowledge that is produced there, which institutes its audience’s identity are stable and inflexible, but rather they stem from distinct movements enmeshed by movements from other fields, especially the political field,as the space in which educational practices take place.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINORevista Educação EspecialPessoas com deficiênciaEducação especialEducação especial - periódicosIdentidadeDeficiênciaEducação especialProdução de conhecimentoIdentidadeA deficiência e as concepções que conformam o campo da educação especial: permanências e rupturas em sua identidadeDisability and the conceptions conforming the field of special education: permanencies and ruptures in its identityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/66151Sirleine Brandão de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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