spelling |
Silvania Sousa NascimentoYassuko HosoumeOrlando Gomes de Aguiar JuniorLeonardo Soares Marques2019-08-14T01:35:00Z2019-08-14T01:35:00Z2010-08-06http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGMK6RESUMO Esta pesquisa buscou indicações sobre a maneira como os professores se apropriam e criam seus domínios sobre os instrumentos do KIT PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (KITPEA). Os sujeitos dessa pesquisa foram professores que participaram do curso de especialização em ensino de astronomia oferecido pelo Projeto de Formação Continuada (Foco) no Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Coletamos as informações por meio de um questionário e de uma entrevista, aplicados a esses professores. Estruturamos a análise dessas informações com a ajuda da Teoria da Atividade e da Teoria da Ação Mediada. Aplicamos uma análise de discurso interpretativa das falas dos professores usando como dispositivo analítico os elementos constituintes do sistema de atividade e os conceitos de apropriação e domínio. Nessa pesquisa, apropriação significa tomar algo do outro e torná-lo seu próprio e domínio significa saber usar uma ferramenta cultural. Consideramos como instrumentos apropriados aqueles que os professores relatam terem feito algum uso durante uma atividade de ensino. Já o domínio, interpretamos como a maneira segundo a qual os professores descreveram as adaptações dos instrumentos em suas atividades, e a forma de superarem as dificuldades encontradas. A partir dessas análises identificamos outras formas de os professores darem continuidade ao seu processo de formação no campo do ensino de astronomia tais como: visitas a observatórios, participação em grupos de estudos, leitura de revistas. Dentre os 11 sujeitos que participaram da pesquisa, foi possível interpretarmos com clareza o domínio em 7 narrativas. Em síntese, recomendamos que os professores inicialmente tenham a oportunidade de aprender com os instrumentos do KITPEA, para depois adapta-los para o desenvolvimento de atividades com seus estudantes. Recomendamos também o desenvolvimento de atividades com a participação de mais sujeitos da comunidade escolar, para que eles possam ajudar uns aos outros a superarem as dificuldades que normalmente aparecem durante o uso dos instrumentos do KITPEA.ABSTRACT The present research sought information on how teachers appropriate and create their dominion over the instruments of the KIT FOR THE TEACHING OF ASTRONOMY (KITPEA). The subjects of this study were teachers who attended the course on astronomy education offered by the Continuing Education Project (FoCo) at the Center for Teaching Science and Mathematics (CECIMIG), Faculty of Education, Federal University of Minas Gerais (FAE / UFMG ). We have collected data through a questionnaire and an interview with these teachers. We structured the data analysis with the help of Activity Theory and the Theory of Mediated Action. We have applied a interpretive discourse analysis of the teachers statements using as the analytical device the constitutive elements of the activity system and the concepts of appropriation and dominion. In this research appropriation means "taking something from other and making it your own" and the dominion means "knowing how to use a cultural tool." We consider as appropriate instruments, those which teachers reported some usind during a learning activity. The dominion, by its turn, we interpreted as the way teachers described the adaptations of the instruments in their activities, and how they have overcome the difficulties encountered. From our analysis we identify other ways for teachers to continue the process of training in the field of astronomy education such as visits to observatories, participation in study groups, reading periodics. Among the 11 subjects who participated in the survey, it was possible to interpret clearly the field in seven narratives. In summary, we recommend that teachers initially have the opportunity to learn the tools of KITPEA,then adapts them to the development of activities with their students. We also recommend the development of activities involving more subjects of the school community, so they can help each other overcome the difficulties which usually appear during the use of instruments KITPEA.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAstronomia Estudo e ensinoEducaçãoProfessores FormaçãoapropriaçãoTeoria da AtividadeAção Mediadaformação continuadaastronomiaensino dedomínioApropriação e domínio de instrumentos para o ensino de Astronomia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_leonardosoares_def.pdfapplication/pdf2471358https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMK6/1/dissertacao_leonardosoares_def.pdfa8920d7c7375700fd6669cd510449483MD51TEXTdissertacao_leonardosoares_def.pdf.txtdissertacao_leonardosoares_def.pdf.txtExtracted texttext/plain496020https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMK6/2/dissertacao_leonardosoares_def.pdf.txtecc708360a82ddba5dde853ff3f2e54eMD521843/FAEC-8GGMK62019-11-14 21:54:20.656oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8GGMK6Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:54:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|