Are there differences in the technical actions performed by players from different playing position during small-sided games?
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n3p300 http://hdl.handle.net/1843/50744 https://orcid.org/0000-0001-9978-6768 http://orcid.org/0000-0003-2692-0289 http://orcid.org/0000-0001-9971-7308 http://orcid.org/0000-0002-4497-5518 http://orcid.org/0000-0002-1955-8990 http://orcid.org/0000-0003-2607-5935 |
Resumo: | Este estudo objetivou comparar as ações técnicas de jogadores de futebol de diferentes posições em pequenos jogos com equipes compostas por atletas de mesma posição (e.g., três de-fensores). Participaram do estudo 14 atletas de futebol categoria sub-14 (14,43 ± 0,16 anos) divididos em 4 defensores, 4 meio-campistas e 4 atacantes, além de dois goleiros não avaliados. A incidência das ações técnicas realizadas foi analisada por meio do teste de qui-quadrado de proporções e do tamanho do efeito ômega, mantendo-se nível de significância em 5%. Os resultados apontam para a ausência de diferenças nas ações técnicas realizadas por jogadores de diferentes posições (p>0,05, tamanho do efeito pequeno). Desta forma, sugere-se que o pequeno jogo 3v3, com equipes compostas por atletas de mesma posição, permite um estímulo geral em relação às especificidades do estatuto posicional, apresentando-se particularmente útil em momentos iniciais da formação esportiva. |
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Are there differences in the technical actions performed by players from different playing position during small-sided games?Existem diferenças nas ações técnicas realizadas por jogadores de diferentes posições durante os pequenos jogos?Physical education and trainingSoccerTask performance analysisEducação física e treinamentoFutebolAvaliação de desempenhoJogosEste estudo objetivou comparar as ações técnicas de jogadores de futebol de diferentes posições em pequenos jogos com equipes compostas por atletas de mesma posição (e.g., três de-fensores). Participaram do estudo 14 atletas de futebol categoria sub-14 (14,43 ± 0,16 anos) divididos em 4 defensores, 4 meio-campistas e 4 atacantes, além de dois goleiros não avaliados. A incidência das ações técnicas realizadas foi analisada por meio do teste de qui-quadrado de proporções e do tamanho do efeito ômega, mantendo-se nível de significância em 5%. Os resultados apontam para a ausência de diferenças nas ações técnicas realizadas por jogadores de diferentes posições (p>0,05, tamanho do efeito pequeno). Desta forma, sugere-se que o pequeno jogo 3v3, com equipes compostas por atletas de mesma posição, permite um estímulo geral em relação às especificidades do estatuto posicional, apresentando-se particularmente útil em momentos iniciais da formação esportiva.This study aimed to compare technical actions of soccer players from differ-ent playing position during small-sided games in which teams were composed of players from the same position (e.g., three defenders). In total, 14 U-14 soccer players (14.43 ± 0.16 years), four defenders, four midfielders and four forwards, as well as 2 non-evaluated goalkeepers, participated in this study. The incidence of technical actions performed by players was analyzed through proportion chi-square test and omega effect sizes, and sig-nificance level was set at 5%. Results showed no differences in technical actions performed by players from different playing positions (p>0.05, small effect size). Thus, it is suggested that the 3v3 small-sided game, with teams composed of athletes with the same playing position, is characterized by a more general training stimulus, which can be particularly useful during the first years of deliberate practice.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilEEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTESUFMG2023-03-08T17:45:38Z2023-03-08T17:45:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n3p3001980-0037http://hdl.handle.net/1843/50744https://orcid.org/0000-0001-9978-6768http://orcid.org/0000-0003-2692-0289http://orcid.org/0000-0001-9971-7308http://orcid.org/0000-0002-4497-5518http://orcid.org/0000-0002-1955-8990http://orcid.org/0000-0003-2607-5935engRevista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho HumanoMarcelo Vilhena SilvaRaphael Brito e SousaGibson Moreira PraçaJuan Carlos Pérez MoralesMauro Heleno ChagasPablo Juan Grecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-03-08T17:45:39Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/50744Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-03-08T17:45:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Este estudo objetivou comparar as ações técnicas de jogadores de futebol de diferentes posições em pequenos jogos com equipes compostas por atletas de mesma posição (e.g., três de-fensores). Participaram do estudo 14 atletas de futebol categoria sub-14 (14,43 ± 0,16 anos) divididos em 4 defensores, 4 meio-campistas e 4 atacantes, além de dois goleiros não avaliados. A incidência das ações técnicas realizadas foi analisada por meio do teste de qui-quadrado de proporções e do tamanho do efeito ômega, mantendo-se nível de significância em 5%. Os resultados apontam para a ausência de diferenças nas ações técnicas realizadas por jogadores de diferentes posições (p>0,05, tamanho do efeito pequeno). Desta forma, sugere-se que o pequeno jogo 3v3, com equipes compostas por atletas de mesma posição, permite um estímulo geral em relação às especificidades do estatuto posicional, apresentando-se particularmente útil em momentos iniciais da formação esportiva. |
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