spelling |
Wanderléa Mendes GuedesSandra Ferreira de Oliveira2019-08-14T21:11:56Z2019-08-14T21:11:56Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWN8BO Presente trabalho tem por objetivo apresentar o Programa Mais Educação com seus desafios e conquistas à Gestão Escolar, em uma estratégia de ampliação da jornada escolar e da organização curricular na perspectiva da Educação Integral no Ensino Fundamental, que mesmo em processo de adaptação já se tornou uma realidade na rotina diária de muitas escolas públicas municipais e estaduais, em especial na rotina da Escola Municipal Professora Terezinha Sarmento de Oliveira, que fez a adesão ao programa em outubro de 2013, o que impactou em mudanças favoráveis para a construção de um aprendizado capaz de romper os limites das salas de aula e dos muros da escola, e se transformar em uma troca de conhecimentos entre os alunos e todos que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, que só se faz possível através de uma gestão democrática, que busca a participação de toda comunidade escolar para suas tomadas de decisões administrativas e pedagógicas. Sobretudo, implantar a educação integral exige compromissos, tanto da gestão, quanto da comunidade escolar e tomadas de decisões baseadas em atividades propostas no Projeto Político Pedagógico da escola. Por fim, oferecer uma educação diferenciada, com a participação da comunidade local e com a valorização dos seus conhecimentos, com o objetivo de implementar a Educação Integral em forma do Programa Mais Educação sob o prima da Gestão Democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação e EstadoEscolas Organização e administraçãoEducação integralValorização dos conhecimentosPrograma Mais EducaçãoJornada escolarPrograma Mais Educação: desafios e conquistas à gestão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_aprovado_sandra_ferreira_turma13.pdfapplication/pdf194541https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWN8B/1/tcc_aprovado_sandra_ferreira_turma13.pdf8e3be0d72c9bbbaf7ab794b3d18d3591MD51TEXTtcc_aprovado_sandra_ferreira_turma13.pdf.txttcc_aprovado_sandra_ferreira_turma13.pdf.txtExtracted texttext/plain67349https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWN8B/2/tcc_aprovado_sandra_ferreira_turma13.pdf.txt397ad0e76d71876e291d3d3460f54d6eMD521843/BUBD-9WWN8B2019-11-14 15:48:39.566oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WWN8BRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:48:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|