Família e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGJ2 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma abordagem quanto aos benefícios da participação da família na busca de alternativas para amenizar as dificuldades apresentadas quanto ao rendimento escolar dos educandos do Ensino Fundamental. Neste contexto, enfatiza-se a necessidade de se buscar estratégias de ação envolvendo toda a comunidade escolar: direção, professores, alunos e pais, na busca pela construção de um compromisso coletivo em prol do educando. Os alunos nesta etapa de vida escolar possuem inquietações, inseguranças e, conseqüentemente, falta de atenção e baixo rendimento. As famílias, por outro lado, é na maioria das vezes descomprometidas ou ocupadas demais com seus problemas do dia-a-dia, passando funções que lhe competem para a escola resolver, dessa forma sobrecarregando a escola e os professores com funções extras, ocupando um tempo que seria destinado ao ensino e a aprendizagem. Consciente dessa situação atual, a escola precisa viabilizar mecanismos que permitam uma efetiva participação entre os membros da comunidade escolar, em especial a família, para refletir na coletividade os problemas de aprendizagem que acarretam sérias implicações para a prática pedagógica. |
id |
UFMG_4ef184468633dc48801695f394655340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCGJ2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Paula da Silva RodriguesSilvania Freitas Campos2019-08-14T20:05:51Z2019-08-14T20:05:51Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGJ2O presente trabalho trata-se de uma abordagem quanto aos benefícios da participação da família na busca de alternativas para amenizar as dificuldades apresentadas quanto ao rendimento escolar dos educandos do Ensino Fundamental. Neste contexto, enfatiza-se a necessidade de se buscar estratégias de ação envolvendo toda a comunidade escolar: direção, professores, alunos e pais, na busca pela construção de um compromisso coletivo em prol do educando. Os alunos nesta etapa de vida escolar possuem inquietações, inseguranças e, conseqüentemente, falta de atenção e baixo rendimento. As famílias, por outro lado, é na maioria das vezes descomprometidas ou ocupadas demais com seus problemas do dia-a-dia, passando funções que lhe competem para a escola resolver, dessa forma sobrecarregando a escola e os professores com funções extras, ocupando um tempo que seria destinado ao ensino e a aprendizagem. Consciente dessa situação atual, a escola precisa viabilizar mecanismos que permitam uma efetiva participação entre os membros da comunidade escolar, em especial a família, para refletir na coletividade os problemas de aprendizagem que acarretam sérias implicações para a prática pedagógica.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Participação dos paisFamília EducaçãoEscolas Organização e administraçãoLar e escolaEnsino e aprendizagemEscolaFamíliaFamília e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_silvania_freitas_campos_turma_10_30_07.pdfapplication/pdf781549https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGJ2/1/tcc_silvania_freitas_campos_turma_10_30_07.pdf9721f9e2e5ca2450b70e0027981abb74MD51TEXTtcc_silvania_freitas_campos_turma_10_30_07.pdf.txttcc_silvania_freitas_campos_turma_10_30_07.pdf.txtExtracted texttext/plain86700https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGJ2/2/tcc_silvania_freitas_campos_turma_10_30_07.pdf.txtf6f50767d5b28fd654e89b5d480b6495MD521843/BUBD-9ZCGJ22019-11-14 14:00:04.725oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCGJ2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:00:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Família e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandos |
title |
Família e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandos |
spellingShingle |
Família e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandos Silvania Freitas Campos Ensino e aprendizagem Escola Família Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
title_short |
Família e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandos |
title_full |
Família e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandos |
title_fullStr |
Família e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandos |
title_full_unstemmed |
Família e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandos |
title_sort |
Família e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandos |
author |
Silvania Freitas Campos |
author_facet |
Silvania Freitas Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Paula da Silva Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvania Freitas Campos |
contributor_str_mv |
Ana Paula da Silva Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Escola Família |
topic |
Ensino e aprendizagem Escola Família Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
description |
O presente trabalho trata-se de uma abordagem quanto aos benefícios da participação da família na busca de alternativas para amenizar as dificuldades apresentadas quanto ao rendimento escolar dos educandos do Ensino Fundamental. Neste contexto, enfatiza-se a necessidade de se buscar estratégias de ação envolvendo toda a comunidade escolar: direção, professores, alunos e pais, na busca pela construção de um compromisso coletivo em prol do educando. Os alunos nesta etapa de vida escolar possuem inquietações, inseguranças e, conseqüentemente, falta de atenção e baixo rendimento. As famílias, por outro lado, é na maioria das vezes descomprometidas ou ocupadas demais com seus problemas do dia-a-dia, passando funções que lhe competem para a escola resolver, dessa forma sobrecarregando a escola e os professores com funções extras, ocupando um tempo que seria destinado ao ensino e a aprendizagem. Consciente dessa situação atual, a escola precisa viabilizar mecanismos que permitam uma efetiva participação entre os membros da comunidade escolar, em especial a família, para refletir na coletividade os problemas de aprendizagem que acarretam sérias implicações para a prática pedagógica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T20:05:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T20:05:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGJ2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGJ2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGJ2/1/tcc_silvania_freitas_campos_turma_10_30_07.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCGJ2/2/tcc_silvania_freitas_campos_turma_10_30_07.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9721f9e2e5ca2450b70e0027981abb74 f6f50767d5b28fd654e89b5d480b6495 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589397757558784 |