Diante dos traumas, os fragmentos: a figuração da ditadura em "O Lugar Mais Sombrio", de Milton Hatoum
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/53865 |
Resumo: | Esta dissertação propõe-se a discutir como os romances "A noite da espera" (2017) e "Pontos de fuga" (2019), da trilogia ainda por completar-se "O Lugar Mais Sombrio", de Milton Hatoum, figuram a ditadura militar brasileira. Os romances evocam os dramas de uma geração de jovens universitários que, desde 1968, em meio aos conturbados "Anos de Chumbo", amadurecem experimentando as agruras e as angústias daquele momento sufocante, prefigurando, assim, um romance de formação calcado na melancolia e no fracasso. Acresce que a forma fragmentária dos romances – constituída mediante diários do protagonista, diários e anotações de seus amigos, cartas e correspondências – procura formalizar as vivências traumáticas e melancólicas desses jovens – vivências estas fundadas na incerteza e nas incompletudes frente a um cenário necropolítico e autoritário, impeditivo de uma efetiva formação do indivíduo e de sua real inserção na sociedade. Nesse sentido, como refletido pela história narrada nessas obras, na ditadura, a formação é marcada por vazios e impossibilidades. A fragmentação formal da narrativa, pois, ancora-se nos traumas do protagonista e de seus amigos. |
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Maria Zilda Ferreira Curyhttp://lattes.cnpq.br/2977644168742883Daniel Reizinger BonomoGínia Maria de Oliveira Gomeshttp://lattes.cnpq.br/9261849674407829Alexandre Luiz Ribeiro da Fonseca Júnior2023-05-24T14:24:53Z2023-05-24T14:24:53Z2023-04-28http://hdl.handle.net/1843/53865Esta dissertação propõe-se a discutir como os romances "A noite da espera" (2017) e "Pontos de fuga" (2019), da trilogia ainda por completar-se "O Lugar Mais Sombrio", de Milton Hatoum, figuram a ditadura militar brasileira. Os romances evocam os dramas de uma geração de jovens universitários que, desde 1968, em meio aos conturbados "Anos de Chumbo", amadurecem experimentando as agruras e as angústias daquele momento sufocante, prefigurando, assim, um romance de formação calcado na melancolia e no fracasso. Acresce que a forma fragmentária dos romances – constituída mediante diários do protagonista, diários e anotações de seus amigos, cartas e correspondências – procura formalizar as vivências traumáticas e melancólicas desses jovens – vivências estas fundadas na incerteza e nas incompletudes frente a um cenário necropolítico e autoritário, impeditivo de uma efetiva formação do indivíduo e de sua real inserção na sociedade. Nesse sentido, como refletido pela história narrada nessas obras, na ditadura, a formação é marcada por vazios e impossibilidades. A fragmentação formal da narrativa, pois, ancora-se nos traumas do protagonista e de seus amigos.This dissertation aims to discuss how the novels A noite da espera (2017) and Pontos de fuga (2019), from the still uncompleted trilogy O Lugar Mais Sombrio, by Milton Hatoum, represents the Brazilian military dictatorship. The novels evoke the dramas of a generation of university students who, since 1968, in the midst of the troubled “Years of Lead”, matured experiencing the hurt and anguish of that suffocating moment, thus prefiguring a formation novel rooted in melancholy and failure. The fragmentary form of the two novels – composed of the protagonist's diaries, diaries and notes from his friends, letters and correspondence – seek to formalize the traumatic and melancholy experiences of these young people – experiences based on uncertainty and incompleteness in the face of a necropolitical and authoritarian context, preventing an effective formation of the individual and his real insertion in society. In this sense, as the story narrated in these novels reflects, in the dictatorship, formation is marked by voids and impossibilities. The formal fragmentation of the narrative, therefore, is based in the traumas of the protagonist and his friends.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAShttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessHatoum, Milton, 1952- – A noite de espera – Crítica e interpretaçãoHatoum, Milton, 1952- – O lugar mais sombrio – Crítica e interpretaçãoFicção brasileira – História e críticaMelancolia na literaturaDitadura na literaturaFiguração da ditaduraTraumas e melancoliaEscritas de siFragmentaçãoRomance de formaçãoDiante dos traumas, os fragmentos: a figuração da ditadura em "O Lugar Mais Sombrio", de Milton Hatouminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação - Diante dos traumas, os fragmentos - a figuração da ditadura em O Lugar Mais Sombrio, de Milton Hatoum.pdfDissertação - Diante dos traumas, os fragmentos - a figuração da ditadura em O Lugar Mais Sombrio, de Milton Hatoum.pdfapplication/pdf989505https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53865/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Diante%20dos%20traumas%2c%20os%20fragmentos%20-%20a%20figura%c3%a7%c3%a3o%20da%20ditadura%20em%20O%20Lugar%20Mais%20Sombrio%2c%20de%20Milton%20Hatoum.pdf60b7ef849c0b972950033fda0494af84MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53865/2/license_rdff9944a358a0c32770bd9bed185bb5395MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53865/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/538652023-05-24 11:24:53.992oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-24T14:24:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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