Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_4f13eb767abb21493e81a677037618d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9D9FEF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Luciano Soares DiasEugenio Marcos de Andrade GoulartKaren Eloiza Rodrigues Andrade2019-08-12T06:19:25Z2019-08-12T06:19:25Z2011-12-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D9FEFAcompanhar e avaliar o desenvolvimento infantil de crianças menores de dois anos de idade é uma responsabilidade do profissional de saúde que trabalha na atenção primária de saúde, tendo o compromisso de diagnosticar e encaminhar a criança com atraso no desenvolvimento para um serviço especializado o mais precoce possível. Nessa faixa etária a criança está mais susceptível aos agravos, mas também num período em que tem mais chance de responder às intervenções. Além disso, esse profissional deve estar apto para conscientizar e orientar às famílias para a estimulação do desenvolvimento das crianças sem déficit. O presente estudo, revisão narrativa sobre o assunto utilizando artigos científicos e documentos oficiais, tem como finalidade sensibilizar e subsidiar os profissionais de saúde e melhorar sua atuação na área de trabalho, como também compreender a importância do acompanhamento do desenvolvimento infantil.Accompanying and assessing child development of children under two years old is a responsibility of the heath professionals that work on primary health care, who has the commitment with diagnosing and send the child with developmental delay to a specialized service the sooner possible. In this age group that the child is the more susceptible to injuries, but also in a period that she is more likely to respond to the interventions. Besides, that professional must be qualified to make the families aware and guide them to stimulate the child's development without deficit. The present work, a narrative review on the subject using scientific articles and official documents, aims at sensitizing and subsidizing health professionals in order for them to improve their performance on their own fields, as well as understanding the importance of accompanying child development.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia Saúde da FamilíaAvaliaçãoVigilânciaDesenvolvimento infantilAcompanhamento do desenvolvimento de crianças de até dois anos de idade na atenção primáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_karen...pdfapplication/pdf509805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9D9FEF/1/tcc_karen...pdfeb129deeac462ef7b76b82375f0c9e53MD51TEXTtcc_karen...pdf.txttcc_karen...pdf.txtExtracted texttext/plain58767https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9D9FEF/2/tcc_karen...pdf.txt637491a5b1ebc45fe46dd5c25b777949MD521843/BUBD-9D9FEF2019-11-14 11:49:12.786oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9D9FEFRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:49:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548231806681088