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Patricia Dias FrancaMarisa Florido CesarStephane Denis Albert Rene HuchetMarina Romagnoli Bethonico2019-08-09T13:42:41Z2019-08-09T13:42:41Z2015-06-26http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A47FYRA pesquisa tem como tema o estudo de minha producao e processo artistico conjuntamente com os conceitos que a tangencia, constituindo um trabalho praticoteorico que tem como premissa fazer o fazer, pensar sobre o fazer, pensar sobre o pensar, fazer o pensar. Efetua-se uma reflexao acerca do metodo nas artes visuais, dialogando com o filosofo Gilles Deleuze e seu plano de imanencia.A partir de entao, sao analisados os processos de duas exposicoesindividuais realizadas no periodo do mestrado, articulando as nocoes de imagemmultiplicidade, figura, fingere e dupla-dobra. Discorre-se sobre a influencia artistica de Giotto di Bondone e Fra Angelico, aprofundando no teor do fascinio e da sobrevivencia das imagens, tendo como principal referencial teorico Georges Didi-Huberman.O artista e considerado como praticante do fingere, a partir do momento em que manipula materiais, imagens e conceitos para produzir a realidade. O processo criativo definiu e fundamentou o metodo de pesquisa pratico-teorico construido e, a partir das nocoes apresentadas mas nao de maneira dependente delas , considera-se a imagem como potencia subjacente ao tema em geral.This research has as its theme the study of my artistic process andproduction jointly with concepts tangential to it, constituting a practical and theoretical work that has as a proposition to make the making, think about the making, think about the thinking, make the thinking. A reflection is conducted about method in the visual arts, dialoguing with the philosopher Gilles Deleuze and his plane of immanence.From then on, the processes of two individual exhibitions held in the period of the master's degree are analysed, articulating notions of image-multiplicity, figure, fingere and double-fold. The artistic influence of Giotto di Bondone and Fra Angelico is discussed, exploring the concepts of fascination and survival of the image, having Georges Didi-Huberman as a main theoretical reference.The artist is considered as a practitioner of the fingere, from the moment that he manipulates materials, images and concepts to produce reality. The creative process defined and justified the practical/theoretical research method and, from the concepts presented but not dependent on them , the image is considered as an underlying potency to the theme in general.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGImagem (Filosofia)ArtesImanência (Filosofia)Criação (Literária, artística, etc)Pensamento criativoArte ExposiçõesFingereDupla-dobraImanenciaFiguraSobrevivenciasImagemArtista que fingere: a manipulação da imagem entre a imanência, as sobrevivências e a dupla-dobrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_marina_romagnoli_bethonico.pdfapplication/pdf18468677https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A47FYR/1/disserta__o_marina_romagnoli_bethonico.pdf4ce9e5c0f91a8d5ce75e46c6de6abb2cMD51TEXTdisserta__o_marina_romagnoli_bethonico.pdf.txtdisserta__o_marina_romagnoli_bethonico.pdf.txtExtracted texttext/plain352149https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A47FYR/2/disserta__o_marina_romagnoli_bethonico.pdf.txt72d0086131c173b7c74c9864b98f3bd8MD521843/EBAC-A47FYR2019-11-14 06:07:40.591oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A47FYRRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:07:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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