Análise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Mara Passos de Moura Mucci
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8P5G89
Resumo: A concessão de rodovias no Brasil teve início em meados da década de 1990. Com o intuito de solucionar as dificuldades de financiamento para a construção, manutenção e conservação da malha rodoviária nacional, os governos federal e de alguns estados transferiram a gestão e operação de vários segmentos de estradas à iniciativa privada. Cada programa de concessão foi concebido com características próprias e apresentou desenvolvimento singular ao longo dos anos. Neste trabalho, foram descritas as modalidades de concessão de rodoviasadotadas no Brasil, apresentando um amplo histórico do processo detransferência da malha, com suas características e aspectos regulatórios. Também foram apresentados alguns dos principais programas de concessão nternacionais. Com base nesse levantamento, foram escolhidos para avaliação de desempenho os programas federal e dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Por meio dos indicadores de volume de tráfego, investimento eacidentes foi possível avaliar o comportamento de cada programa em relação à segurança viária comparativamente à situação do restante da malha nacional. Em complementação, o estudo avaliou os efeitos da concessão a partir das melhorias implantadas, manutenção e operação constantes dos trechos, com a adoção de medidas de segurança específicas, a saber: a implantação de guarda-rodas e o recapeamento da pista. A partir da determinação da redução do número de acidentes que se pode esperar com a implantação dessas medidas foi possívelcalcular o impacto econômico resultante das melhorias adotadas e comparar a situação da malha concedida e não concedida.
id UFMG_4ff37fd232b5426a8e6aa6e5bf85319a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8P5G89
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Artur de SouzaDavid Jose Ahouagi V de MagalhaesHeitor VieiraRamon Victor CésarCarolina Mara Passos de Moura Mucci2019-08-14T19:45:23Z2019-08-14T19:45:23Z2011-06-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8P5G89A concessão de rodovias no Brasil teve início em meados da década de 1990. Com o intuito de solucionar as dificuldades de financiamento para a construção, manutenção e conservação da malha rodoviária nacional, os governos federal e de alguns estados transferiram a gestão e operação de vários segmentos de estradas à iniciativa privada. Cada programa de concessão foi concebido com características próprias e apresentou desenvolvimento singular ao longo dos anos. Neste trabalho, foram descritas as modalidades de concessão de rodoviasadotadas no Brasil, apresentando um amplo histórico do processo detransferência da malha, com suas características e aspectos regulatórios. Também foram apresentados alguns dos principais programas de concessão nternacionais. Com base nesse levantamento, foram escolhidos para avaliação de desempenho os programas federal e dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Por meio dos indicadores de volume de tráfego, investimento eacidentes foi possível avaliar o comportamento de cada programa em relação à segurança viária comparativamente à situação do restante da malha nacional. Em complementação, o estudo avaliou os efeitos da concessão a partir das melhorias implantadas, manutenção e operação constantes dos trechos, com a adoção de medidas de segurança específicas, a saber: a implantação de guarda-rodas e o recapeamento da pista. A partir da determinação da redução do número de acidentes que se pode esperar com a implantação dessas medidas foi possívelcalcular o impacto econômico resultante das melhorias adotadas e comparar a situação da malha concedida e não concedida.The grant of roads in Brazil started in the mid 90s. In order to solve the difficulties in financing for the construction, maintenance and conservation of the highways net, the Federal Government and some states transferred the administration and the operation of several stretches of roads to private companies. Each programme was conceived with its own characteristics and showed a unique developmentthroughout the years. In this paper, the types of road grant used in Brazil were described presenting a comprehensive history of the process of transferring the grid with their features and regulatory aspects. Some of the major international grant programmes were shown as well. Based on this survey, the performance of the federal programme and those of São Paulo, Paraná and Rio Grande do Sul states are accessed. Through the traffic volume, investment and accidents indicators it was possible to evaluate the behaviour of each programme regarding road safety in comparison to the situation of the other roads in the national highway net. Moreover, this paper also accesses the grant effects from the implemented improvement, constant maintenance and operation of the stream by the establishment of specific security road measures as: the deployment of guardrails and the resurfacing of roads. After determining the reduction in the number of accidents that may be expected by the establishment of these measures, it was possible to calculate the economic impact resulting from the improvements adopted and compare the situation of road net granted and not granted.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de transportesRodoviasInvestimentoConcessão de rodoviasModelos de concessãoSegurança viáriaVolume de tráfegoAcidentesImpacto econômicoAnálise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissert_final_carolinamucci.pdfapplication/pdf1665098https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8P5G89/1/dissert_final_carolinamucci.pdfa4d168fac6101e0b7e0e08a02f309a95MD51TEXTdissert_final_carolinamucci.pdf.txtdissert_final_carolinamucci.pdf.txtExtracted texttext/plain256350https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8P5G89/2/dissert_final_carolinamucci.pdf.txt8154344b4635b488084aea73e6be2369MD521843/BUOS-8P5G892020-01-29 15:50:37.114oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8P5G89Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T18:50:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viária
title Análise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viária
spellingShingle Análise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viária
Carolina Mara Passos de Moura Mucci
Investimento
Concessão de rodovias
Modelos de concessão
Segurança viária
Volume de tráfego
Acidentes
Impacto econômico
Engenharia de transportes
Rodovias
title_short Análise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viária
title_full Análise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viária
title_fullStr Análise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viária
title_full_unstemmed Análise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viária
title_sort Análise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viária
author Carolina Mara Passos de Moura Mucci
author_facet Carolina Mara Passos de Moura Mucci
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Artur de Souza
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv David Jose Ahouagi V de Magalhaes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Heitor Vieira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ramon Victor César
dc.contributor.author.fl_str_mv Carolina Mara Passos de Moura Mucci
contributor_str_mv Antonio Artur de Souza
David Jose Ahouagi V de Magalhaes
Heitor Vieira
Ramon Victor César
dc.subject.por.fl_str_mv Investimento
Concessão de rodovias
Modelos de concessão
Segurança viária
Volume de tráfego
Acidentes
Impacto econômico
topic Investimento
Concessão de rodovias
Modelos de concessão
Segurança viária
Volume de tráfego
Acidentes
Impacto econômico
Engenharia de transportes
Rodovias
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de transportes
Rodovias
description A concessão de rodovias no Brasil teve início em meados da década de 1990. Com o intuito de solucionar as dificuldades de financiamento para a construção, manutenção e conservação da malha rodoviária nacional, os governos federal e de alguns estados transferiram a gestão e operação de vários segmentos de estradas à iniciativa privada. Cada programa de concessão foi concebido com características próprias e apresentou desenvolvimento singular ao longo dos anos. Neste trabalho, foram descritas as modalidades de concessão de rodoviasadotadas no Brasil, apresentando um amplo histórico do processo detransferência da malha, com suas características e aspectos regulatórios. Também foram apresentados alguns dos principais programas de concessão nternacionais. Com base nesse levantamento, foram escolhidos para avaliação de desempenho os programas federal e dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Por meio dos indicadores de volume de tráfego, investimento eacidentes foi possível avaliar o comportamento de cada programa em relação à segurança viária comparativamente à situação do restante da malha nacional. Em complementação, o estudo avaliou os efeitos da concessão a partir das melhorias implantadas, manutenção e operação constantes dos trechos, com a adoção de medidas de segurança específicas, a saber: a implantação de guarda-rodas e o recapeamento da pista. A partir da determinação da redução do número de acidentes que se pode esperar com a implantação dessas medidas foi possívelcalcular o impacto econômico resultante das melhorias adotadas e comparar a situação da malha concedida e não concedida.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T19:45:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T19:45:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8P5G89
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8P5G89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8P5G89/1/dissert_final_carolinamucci.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8P5G89/2/dissert_final_carolinamucci.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a4d168fac6101e0b7e0e08a02f309a95
8154344b4635b488084aea73e6be2369
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589165970882560