Análise comparativa de modelos de concessão de rodovias no Brasil: um enfoque na segurança viária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8P5G89 |
Resumo: | A concessão de rodovias no Brasil teve início em meados da década de 1990. Com o intuito de solucionar as dificuldades de financiamento para a construção, manutenção e conservação da malha rodoviária nacional, os governos federal e de alguns estados transferiram a gestão e operação de vários segmentos de estradas à iniciativa privada. Cada programa de concessão foi concebido com características próprias e apresentou desenvolvimento singular ao longo dos anos. Neste trabalho, foram descritas as modalidades de concessão de rodoviasadotadas no Brasil, apresentando um amplo histórico do processo detransferência da malha, com suas características e aspectos regulatórios. Também foram apresentados alguns dos principais programas de concessão nternacionais. Com base nesse levantamento, foram escolhidos para avaliação de desempenho os programas federal e dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Por meio dos indicadores de volume de tráfego, investimento eacidentes foi possível avaliar o comportamento de cada programa em relação à segurança viária comparativamente à situação do restante da malha nacional. Em complementação, o estudo avaliou os efeitos da concessão a partir das melhorias implantadas, manutenção e operação constantes dos trechos, com a adoção de medidas de segurança específicas, a saber: a implantação de guarda-rodas e o recapeamento da pista. A partir da determinação da redução do número de acidentes que se pode esperar com a implantação dessas medidas foi possívelcalcular o impacto econômico resultante das melhorias adotadas e comparar a situação da malha concedida e não concedida. |
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