A moradia estudantil no processo de afiliação e integração à vida acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Letícia Pereira de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/32705
Resumo: Diante da expansão do ensino superior, resultante, em parte, da implantação de políticas públicas de ampliação do acesso, as discussões sobre a democratização e permanência dos estudantes ganharam destaque. Tais políticas contribuíram para a diversificação do público ingressante na educação superior e enfatizaram a importância do papel do Estado no desenvolvimento de políticas de assistência. No campo da Sociologia da Educação, a produção sobre as trajetórias de longevidade escolar em meios populares tem destacado o papel de agentes e contextos de socialização primária, como a família e a escola, a atuação de terceiros e, também, os programas de assistência estudantil, como fatores importantes para a constituição desses percursos. Considerando as diferentes esferas de socialização nas quais os jovens se inserem, a presente pesquisa teve por objetivo analisar se e como o tipo de moradia estudantil ofertada nas Universidades Federais de Minas Gerais, Viçosa e Ouro Preto tem influenciado no processo de “integração” (TINTO, 1975) e “afiliação” (COULON, 2008) dos estudantes à vida acadêmica. O foco analítico contempla aspectos organizacionais e sociais da relação dos estudantes com a moradia estudantil e pode ser subdividido em duas partes. A primeira se volta para a análise da política de moradia universitária como componente do Programa Nacional de Assistência Estudantil, abarcando aspectos da organização e gestão que as universidades efetivam para o oferecimento das moradias. Na segunda parte, foram priorizadas as práticas de socialização decorrentes da vivência coletiva nas moradias estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto devido à singularidade de seu programa frente às demais universidades federais do País. Evidenciam-se, desse modo, as percepções dos estudantes sobre os efeitos da moradia sobre sua permanência na instituição. A pesquisa é qualitativa e se caracteriza como um estudo de caso, tendo sido adotadas como principais recursos metodológicos a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada, baseada no modelo teórico metodológico da “sociologia à escala individual” desenvolvido por Lahire (2004). Os dados mostram que as diferentes modalidades de residência, tomadas como espaços de convivência e trocas, podem exercer distintas influências sobre os percursos acadêmicos. O estudo das biografias construídas na presente tese tem o condão de revelar a existência de fatores de outra ordem além daqueles relacionados apenas às origens sociais. Destaca-se o efeito socializador do contexto em que os estudantes estão inseridos e das relações estabelecidas no interior das moradias estudantis como mobilizadoras, em maior ou menor grau, de sua integração e filiação ao ensino superior.
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No campo da Sociologia da Educação, a produção sobre as trajetórias de longevidade escolar em meios populares tem destacado o papel de agentes e contextos de socialização primária, como a família e a escola, a atuação de terceiros e, também, os programas de assistência estudantil, como fatores importantes para a constituição desses percursos. Considerando as diferentes esferas de socialização nas quais os jovens se inserem, a presente pesquisa teve por objetivo analisar se e como o tipo de moradia estudantil ofertada nas Universidades Federais de Minas Gerais, Viçosa e Ouro Preto tem influenciado no processo de “integração” (TINTO, 1975) e “afiliação” (COULON, 2008) dos estudantes à vida acadêmica. O foco analítico contempla aspectos organizacionais e sociais da relação dos estudantes com a moradia estudantil e pode ser subdividido em duas partes. A primeira se volta para a análise da política de moradia universitária como componente do Programa Nacional de Assistência Estudantil, abarcando aspectos da organização e gestão que as universidades efetivam para o oferecimento das moradias. Na segunda parte, foram priorizadas as práticas de socialização decorrentes da vivência coletiva nas moradias estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto devido à singularidade de seu programa frente às demais universidades federais do País. Evidenciam-se, desse modo, as percepções dos estudantes sobre os efeitos da moradia sobre sua permanência na instituição. A pesquisa é qualitativa e se caracteriza como um estudo de caso, tendo sido adotadas como principais recursos metodológicos a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada, baseada no modelo teórico metodológico da “sociologia à escala individual” desenvolvido por Lahire (2004). Os dados mostram que as diferentes modalidades de residência, tomadas como espaços de convivência e trocas, podem exercer distintas influências sobre os percursos acadêmicos. O estudo das biografias construídas na presente tese tem o condão de revelar a existência de fatores de outra ordem além daqueles relacionados apenas às origens sociais. Destaca-se o efeito socializador do contexto em que os estudantes estão inseridos e das relações estabelecidas no interior das moradias estudantis como mobilizadoras, em maior ou menor grau, de sua integração e filiação ao ensino superior.Given the expansion of higher education, resulting, in part, from the implementation of public policies to expand access, discussions about the democratization and permanence of students gained prominence. These policies contributed to the diversification of the new public in higher education and emphasized the importance of the role of the state in the development of assistance policies. In the field of Sociology of Education, the production of trajectories of school longevity in popular areas has highlighted the role of agents and contexts of primary socialization, such as family and school, the performance of third parties and also student assistance programs, as important factors for the constitution of these pathways. Considering the different spheres of socialization in which young people are inserted, this research aimed to analyze if and how the type of student housing offered at the Federal Universities of Minas Gerais, Viçosa and Ouro Preto has influenced the process of “integration” (TINTO, 1975) and “affiliation” (COULON, 2008) of students to academic life. The analytical focus contemplates organizational and social aspects of students' relationship with student housing and can be subdivided into two parts. The first one focuses on the analysis of the university housing policy as a component of the National Student Assistance Program, covering aspects of the organization and management that universities undertake to offer housing. In the second part, the socialization practices resulting from the collective living in the student housing of the Federal University of Ouro Preto were prioritized due to the uniqueness of its program in relation to the other federal universities in the country. The students’ perceptions about the effects of housing on their stay in the institution are highlighted. The research is qualitative and is characterized as a case study, having been adopted as the main methodological resources the application of a questionnaire and a semi-structured interview, based on the methodological theoretical model of “sociology on an individual scale” developed by Lahire (2004). The data show that the different forms of residence, taken as spaces of coexistence and exchange, can exert different influences on academic pathways. The study of the biographies constructed in the present thesis has the ability to reveal the existence of factors of other order than those related to social origins. We highlight the socializing effect of the context in which students are inserted and the relationships established within the student housing as mobilizing, to a greater or lesser extent, their integration and affiliation with higher education.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade Federal de Minas Gerais - Habitação de estudantesUniversidade Federal de Viçosa - Habitação de estudantesUniversidade Federal de Ouro Preto - Habitação de estudantesPrograma Nacional de Assistência Estudantil (Brasil)EducaçãoEstudantes - HabitaçõesEnsino superiorEstudantes universitáriosPolíticas públicas - EducaçãoEvasão universitáriaSociologia educacionalEnsino superior e EstadoEnsino superiorMoradia estudantilAfiliação intelectualAfiliação institucionalPolítica públicaA moradia estudantil no processo de afiliação e integração à vida acadêmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA moradia estudantil no processo de afiliação e integração à vida acadêmica.pdfA moradia estudantil no processo de afiliação e integração à vida acadêmica.pdfapplication/pdf5200734https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32705/1/A%20moradia%20estudantil%20no%20processo%20de%20afilia%c3%a7%c3%a3o%20e%20integra%c3%a7%c3%a3o%20%c3%a0%20vida%20acad%c3%aamica.pdf0af28a226db4c111802b37e275a18af7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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