Análise de desempenho no exame de suficiência em ciências contábeis: estudo comparativo entre o período que antecede e o período de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pablo Henrique de Oliveira Queiroz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pedro Favarini Aires de Lima, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/60122
https://orcid.org/0000-0001-7714-027X
https://orcid.org/0000-0003-2522-3035
Resumo: Introdução/Problematização: O exame de suficiência contábil é um marco relevante para os estudantes e bacharéis em Ciências Contábeis que almejam a atuação como contadores, sendo um requisito estabelecido pelo CFC para exercer a profissão. O histórico de desempenho dos participantes, já evidenciava uma queda no número de aprovações ao decorrer das edições. Contudo, o contexto pandêmico impactou o ambiente acadêmico, trazendo inquietações sobre como o desempenho dos estudantes e bacharéis em Ciências Contábeis foi afetado no exame de suficiência. Objetivo/proposta: O objetivo desse estudo, foi de avaliar os efeitos provocados pela pandemia da Covid-19, sobre o desempenho dos estudantes e bacharéis em Ciências Contábeis no exame de suficiência, analisando comparativamente o período antecedente e os dois primeiros anos durante a pandemia da Covid-19. Procedimentos Metodológicos (caso aplicável): Esta pesquisa tem caráter descritivo, de abordagem quantitativa, operacionalizada por meio de procedimentos documentais. Tem por população os estudantes e profissionais contábeis inscritos nos exames de suficiência do CFC durante o período de 2018 a 2021. Para atingir o objetivo proposto, os dados foram coletados dos relatórios estatísticos do CFC, planilhados com uso do software Ms Excel, e realizados testes estatísticos para diferença de média com auxílio do software STATA ®. Principais Resultados: Os resultados encontrados evidenciam que não há diferença estatisticamente significante no índice de aprovados no exame de suficiência contábil e no índice de acertos por conteúdo. No entanto, o teste de médias para verificar se há diferença entre o período que antecede a pandemia e o período de pandemia, quanto as notas dos participantes, houve a comprovação estatística da diferença, sendo assim, identificou-se que as notas no exame de suficiência, durante o período que antecedeu à pandemia, são maiores as notas por região durante os anos de pandemia. Considerações Finais/Conclusão: O resultado encontrado confirma as preocupações evidenciadas, sobre as dificuldades advindas da pandemia no aprendizado dos cursos de Ciências Contábeis. Como a falta de acesso à internet, não manter uma rotina de estudos, aumento do nível de estresse e a utilização de métodos tradicionais de ensino. Fazendo com que fosse esperada uma redução no desempenho dos participantes do exame de suficiência contábil. Contribuições do Trabalho: Espera-se contribuir para com os gestores de IES, na organização e reorganização dos cursos em Ciências Contábeis por meio de adequação à didática de ensino requerida no cenário pandêmico, assim como o pós-pandêmico e demais gestores no mercado de trabalho, para uma possível defasagem na formação. A intenção é reduzir os impactos causados nos anos de 2020 e 2021 no desenvolvimento estudantil dos discentes.
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