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Maria Beatriz MendoncaArnaldo Leite de AlvarengaSuzane Weber da SilvaTalitha de Castro Mendonça Mesquita2019-08-11T22:42:09Z2019-08-11T22:42:09Z2015-06-29http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A48LMMO presente texto traz um olhar sobre as relações disciplinares entre as artes cênicas no espetáculo Coreografia de Cordel (2004) da Cia. de Dança do Palácio das Artes, com base no referencial de entre-lugar de Silviano Santiago (1978). Partindo da ideia de que este entre-lugar está situado entre os limites fronteiriços de linguagens ou disciplinas já estruturadas e estabelecidas culturalmente, mas caracterizado muitas vezes pelo surgimento de uma expressividade pós-disciplinar, disserta-se sobre os elementos reconhecidos nestas fronteiras entre Dança e Teatro na pós-modernidade e seus desdobramentos na cena, relacionados também ao método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (RODRIGUES, 1997), o qual norteou a concepção do espetáculo em questão. Reconhece-se que tais elementos transitam desde a preparação e criação das cenas e são eles projeções cênicas da expressividade do artista-sujeito que se transforma como prolongamento das percepções que se permeiam no espaço do corpo, segundo José Gil (2002). Não importa então aqui uma denominação de gênero artístico ou identificação referenciais disciplinares aos quais pode pertencer o espetáculo, mas o reconhecimento de elementos que caracterizam uma criação transdisciplinar e seus desdobramentos em cenas pós-disciplinares, tais como uma teatralidade que projeta a transgressão de limites nas relações disciplinares dos entrelugares (STRAZZACAPPA & MORANDI, 2006) do inventário do corpo na cena; uma dramaturgia do movimento que pode ser olhada de forma ampliada ou reduzida na estruturação do personagem e na autoria colaborativa do espetáculo; a performatividade (SCHECHNER apud. FÉRAL, 2008) potencializada pela ocupação de não-lugares (AUGÉ, 2005). Para que se tornasse possível este olhar sensível acerca desta diluição de fronteiras entre as artes cênicas, observada em Coreografia de Cordel, foram realizadas então revisão bibliográfica, análise videográfica e documental e entrevistas com artistas participantes do espetáculo.This text presents a look at the disciplinary relationships between scenic arts in the spectacle "Coreografia de Cordel" (2004) of the Cia. de Dança do Palácio das Artes, based on the reference of the space in-between of Silviano Santiago (1978). With the reference on the idea that this space in-between is situated among the bordering limits of languages or disciplines already culturally structured and established, but often characterized by the emergence of a post-disciplinary expressiveness, here we lecture about the elements recognized in these boundaries between Dance and Theatre and its developments on the scene, related to the method Bailarino-Pesquisador-Intérprete (RODRIGUES, 1997), which guided the conception of the spectacle involved in this study. It has been recognized that these elements transit since the the preparation and creation of the scene, and they are scenic projections of this expressiveness that transforms as extensions of perceptions that permeate themselves in the body space, according to Jose Gil (2002). So, it doesn't matter here the designation of artistic gender or disciplinary reference to which may belong the spectacle, but the recognition of the elements that characterize a transdisciplinary creation and its development in post-disciplinary scenes, such as: a theatricality that projects in the cene the transgression of disciplinary relationships limits existing in the inventory spaces of the body (STRAZZACAPPA & MORANDI, 2006); a dramaturgy of bodys movements that can be observed in enlarged or reduced form on the character structuring and collaborative authoring of the spectacle; the performativity (FÉRAL, 2008) potentiated by the occupation of art non-places (AUGÉ, 2005). To become possible this sensitive look on this space in-between made by dilution of boundaries between scenic arts, observed in "Coreografia de Cordel", weve realized literature review, videographic and documentary analysis and interviews with the artists participants of the spectacle.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtes cênicasMovimento (Encenação)Companhia de Dança Palácio das ArtesLinguagem corporalCoreografiaTeatroPerformance (Arte)DançaArtes cênicasPós-disciplinaridadeEntre-lugarTeatroDançaO entre-lugar das artes cênicas no espetáculo "Coreografia de cordel" da Cia. de Dança do Palácio das Artes: Um Olhar Expressivo Sobre Coreografia de Cordelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_entre_lugar_das_artes_c_nicas_no_espet_culo_coreografia_de_cordel_da_cdpa____talitha_mesquita___mestrado.pdfapplication/pdf7323222https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A48LMM/1/o_entre_lugar_das_artes_c_nicas_no_espet_culo_coreografia_de_cordel_da_cdpa____talitha_mesquita___mestrado.pdf506a16c678641aa2d41f6c7bb5d407f3MD51TEXTo_entre_lugar_das_artes_c_nicas_no_espet_culo_coreografia_de_cordel_da_cdpa____talitha_mesquita___mestrado.pdf.txto_entre_lugar_das_artes_c_nicas_no_espet_culo_coreografia_de_cordel_da_cdpa____talitha_mesquita___mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain297796https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A48LMM/2/o_entre_lugar_das_artes_c_nicas_no_espet_culo_coreografia_de_cordel_da_cdpa____talitha_mesquita___mestrado.pdf.txt50a0ea7727f210425640b656d217b959MD521843/EBAC-A48LMM2019-11-14 07:57:00.2oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A48LMMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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