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Fernando Antonio MencarelliAlberto Ferreira da Rocha JúniorAngela de Castro ReisMarcos Antonio AlexandreAntonio Barreto HildebrandoMarcelo Farias Costa2019-08-13T11:03:30Z2019-08-13T11:03:30Z2013-12-09http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9GGG49Nos anos de 1920 e 1930 surgiu em Fortaleza, Ceará, um grupo de teatro, o Grêmio Dramático Familiar, que revolucionou o movimento teatral, fazendo surgir o verdadeiro teatro cearense. Antes se pensava que a falta de atividade teatral e apoio do público se devia à falta de uma casa de espetáculos realmente bem instalada, mas isso se provou, na prática, não ser verdadeiro. Foi com o teatro de Carlos Câ-mara, encenando seus textos A Bailarina, O Casamento da Peraldiana, Zé Fidelis, O Calú, Alvorada, Os Piratas, Pecados da Mocidade, O Paraíso, Os Coriscos que a cidade consagrou o teatro, com sua presença e seu aplauso. Eram espetáculos musicais, do gênero burleta, apresentados num teatrinho improvisado fora do centro da cidade, mas que magnetizou seus contemporâneos, que se viram retratados em cena numa linguagem pitoresca e tipicamente do Ceará. Desprovido de ambições artísticas, Carlos Câmara seguia os passos de seu mestre Arthur Azevedo, e escre-via para um elenco certo, os talentosos componentes do seu Grêmio Dramático.In the 1920s and 1930s, a theater group named Grêmio Dramático Familiar (Dramatic Familiar Guild) was started in Fortaleza, Ceará, which revolutionized the theater movement, arousing the true theater from Ceará. Before that, one used to think the lack of theatrical activity and audience attendance was due to the lack of a well structured playhouse, but in practice, that proved not to be true. It was with Car-los Câmara Theater, staging his texts A Bailarina, O Casamento da Peraldiana, Zé Fidelis, O Calú, Alvorada, Os Piratas, Pecados da Mocidade, O Paraíso, Os Coris-cos that the city consecrated its presence and applause. They were musicals, of the burleta kind, quick comic skits presented in an improvised little theater away from downtown, but which magnetized their contemporaries, who saw themselves portrayed on stage through a typically picturesque language from Ceará. Devoid of artistic ambitions, Carlos Câmara kept following the footsteps of his master Arthur Azevedo, and writing for a certain cast, the talented components of the Grêmio Dramático Familiar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro CearáTeatro brasileiroCâmara, CarlosTeatro musicalTeatroRepresentação teatralGrupo Grêmio Dramático FamiliarCarlos CâmaraPeraldinaTeatro cearenseEra uma vez um grêmio: o teatro musical de Carlos Câmara e a construção do teatro cearenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarcelo_tese_final_para_deposito_1_12.pdfapplication/pdf3278502https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9GGG49/1/marcelo_tese_final_para_deposito_1_12.pdf7d0a04b068d65522c49cb30288c182fdMD51TEXTmarcelo_tese_final_para_deposito_1_12.pdf.txtmarcelo_tese_final_para_deposito_1_12.pdf.txtExtracted texttext/plain622715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9GGG49/2/marcelo_tese_final_para_deposito_1_12.pdf.txtc03c1e8780ef4eecaa5057597d01a911MD521843/JSSS-9GGG492019-11-14 22:42:18.738oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9GGG49Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:42:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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