Estudo de caso: desgaste nos bocais supersônicos do bico de lança da aciaria BOF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio Silveira Garajau
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVCKDG
Resumo: O desgaste nos bocais supersônicos do bico de lança tem sido um problema recorrente após certo tempo de operação das lanças na aciaria da Vallourec Brasil, que saem prematuramente, em função do baixo desempenho do jato supersônico após o desgaste. O entendimento dos fenômenos e mecanismos que levam ao desgaste pode contribuir para a descoberta de novas soluções, visando reduzir o impacto deste tipo de falha na vida útil dos bicos. No presente trabalho será realizado um estudo de caso, através de uma análise de falha em um bico de lança da aciaria da Vallourec Brasil, retirado de operação devido ao desgaste dos bocais. A base do estudo serão as análises metalográficas e simulações computacionais para o entendimento dos fenômenos que levam ao desgaste. Inicialmente será feita uma revisãobibliográfica apresentando os conceitos básicos operacionais dos convertedores BOF (Basic Oxygen Furnace), bem como seus principais equipamentos e características de processo. No capítulo de fundamentação teórica, serão apresentados alguns conceitos analíticos básicos de cálculos de bocais supersônicos, metalurgia do cobre, além das equações básicas que regem a modelagem computacional CFD (Computacional Fluid Dynamics). Toda metodologia, materiais e critérios utilizados nas análises de falha, bem como os parâmetros operacionais do bico, serão apresentados no Capítulo 5. Neste capítulo, também serão apresentadas às condições de contorno, geometria e malha utilizada para as simulações CFD. No Capítulo 6, estão apresentados os resultados das análises metalográficas, onde asalterações granulométricas puderam ser correlacionadas com os resultados das simulações CFD, auxiliando na caracterização do mecanismo de desgaste. Como principais conclusões, pode-se verificar que na região de desgaste ocorreu o maior crescimento de grãos, indicando um maior aporte térmico nesta região. Observou-se quedurante a operação com a menor vazão sopro, a pós-combustão se inicia dentro dos bocais, causada pelo descolamento de jato, gerando temperaturas coerentes com o crescimento de grãos encontrado. Desta forma, o mecanismo de desgaste pode ser caracterizado como sendoa fusão gradativa do cobre ao longo das corridas, quando se opera com a menor vazão de sopro. Assim, os bocais puderam ser redimensionados, e tendem a ter maior vida útil, por não mais apresentar a pós-combustão dentro dos bocais durante a menor vazão de sopro.
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Inicialmente será feita uma revisãobibliográfica apresentando os conceitos básicos operacionais dos convertedores BOF (Basic Oxygen Furnace), bem como seus principais equipamentos e características de processo. No capítulo de fundamentação teórica, serão apresentados alguns conceitos analíticos básicos de cálculos de bocais supersônicos, metalurgia do cobre, além das equações básicas que regem a modelagem computacional CFD (Computacional Fluid Dynamics). Toda metodologia, materiais e critérios utilizados nas análises de falha, bem como os parâmetros operacionais do bico, serão apresentados no Capítulo 5. Neste capítulo, também serão apresentadas às condições de contorno, geometria e malha utilizada para as simulações CFD. No Capítulo 6, estão apresentados os resultados das análises metalográficas, onde asalterações granulométricas puderam ser correlacionadas com os resultados das simulações CFD, auxiliando na caracterização do mecanismo de desgaste. Como principais conclusões, pode-se verificar que na região de desgaste ocorreu o maior crescimento de grãos, indicando um maior aporte térmico nesta região. Observou-se quedurante a operação com a menor vazão sopro, a pós-combustão se inicia dentro dos bocais, causada pelo descolamento de jato, gerando temperaturas coerentes com o crescimento de grãos encontrado. Desta forma, o mecanismo de desgaste pode ser caracterizado como sendoa fusão gradativa do cobre ao longo das corridas, quando se opera com a menor vazão de sopro. Assim, os bocais puderam ser redimensionados, e tendem a ter maior vida útil, por não mais apresentar a pós-combustão dentro dos bocais durante a menor vazão de sopro.Wear of the supersonic nozzle in tip of lance has been a recurrent problem after a while of operation of the lances in the Vallourec Brazil steelmaking, exiting prematurely, due to the low performance of the supersonic jet after nozzle wear. The understanding of the phenomenaand mechanisms that cause the nozzle wear, can lead to the discovery of new solutions, aiming to reduce the relevance of this type of failure in the life of the tip lance. In the present work a case study will be realized, through a failure analysis in a nozzle in tip of lance of the Vallourec Brazil steelmaking, removed from operation due to wear of the nozzles. The basis of the study will be the metallographic analysis and computationalsimulations for the understanding of the phenomena that provide the nozzle wear. Initially will be presented a bibliographic review the basic operating concepts of the Basic Oxygen Furnace (BOF) converters, as well as their main equipment and process characteristics. In thetheoretical fundamentals chapter, some basic analytics concepts of supersonic nozzle calculations, copper metallurgy, and the basic equations governing Computational Fluid Dynamics (CFD) modeling will be presented. All methodology, materials and criteria used in the failure analyzes, as well as the operational parameters of the nozzle, will be presented in Chapter 5. In this chapter, also will be presented the body conditions, geometry and mesh used in CFD simulations. In Chapter 6, the results of the metallographic analyzes are presented, where the granulometric changes could be correlated with the results of the CFD simulations, aiding in the characterization of the wear mechanism. As main conclusions, it can be verified that in the region of wear occurred the largest grain growth, indicating a higher thermal input in this region. It was observed that during operation with the lowest blow flow, the post-combustion starts inside the nozzles, caused by the jet detachment, and generating temperatures consistent with the grain growth found. So, the wear mechanism can be characterized as the gradual melting of the copper along the heats when operating with the lowest blow flow rate. Thus, the nozzles could be resized, with hope a longer life, because they no longer present post-combustion inside the nozzles during the lower blow flow.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDesgaste mecânicoEngenharia mecânicaBico de lançaCfdBocais supersônicosDesgasteBofEstudo de caso: desgaste nos bocais supersônicos do bico de lança da aciaria BOFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALestudo_de_caso___desgaste_dos_bocais_supers_nicos_do_bico_de_lan_a_da__aciaria_bof.pdfapplication/pdf7279635https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AVCKDG/1/estudo_de_caso___desgaste_dos_bocais_supers_nicos_do_bico_de_lan_a_da__aciaria_bof.pdf13c9629d4c32d4a3c8a1888b8acdff7aMD51TEXTestudo_de_caso___desgaste_dos_bocais_supers_nicos_do_bico_de_lan_a_da__aciaria_bof.pdf.txtestudo_de_caso___desgaste_dos_bocais_supers_nicos_do_bico_de_lan_a_da__aciaria_bof.pdf.txtExtracted texttext/plain159882https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AVCKDG/2/estudo_de_caso___desgaste_dos_bocais_supers_nicos_do_bico_de_lan_a_da__aciaria_bof.pdf.txt6148d1f8afc0a3f548e66447bdd13811MD521843/BUOS-AVCKDG2019-11-14 04:53:22.378oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AVCKDGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:53:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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