Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Maria Betania Parizzi FonsecaJosé Antônio Baêta ZilleCarlos Aleixo dos ReisAndré José Rodrigues Junior2019-08-11T09:50:27Z2019-08-11T09:50:27Z2015-09-30http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A44M52Considerando pesquisas recentes sobre o desenvolvimento musical do bebê e estudos que apontam para a confluência dos aspectos cognitivos e afetivos na construção do conhecimento, este trabalho visou estabelecer as possíveis relações entre a afetividade e desenvolvimento cognitivo-musical durante os dois primeiros anos de vida. Como principais referencias para o desenvolvimento cognitivo-musical da criança, recorremos a Delalande (1995), Swanwick (1991, 1994, 2003) e Sloboda (2005, 2008). No âmbito do desenvolvimento afetivo, utilizamos como principais referências Damazio (2000, 2004), Wallon (2007, 2008) e Piaget (1982, 1990, 1994, 2000), sendo os dois últimos importantes referências também no âmbito do desenvolvimento cognitivo da criança. Pesquisas mais atuais sobre o desenvolvimento musical nos primeiros anos de vida, tais como Ilari (2002, 2003, 2006, 2009), Trevarthen (1974, 1999/2000, 2002), Beyer (2004, 2005), Parizzi (2006, 2009) também integraram o referencial teórico. A abordagem metodológica utilizada foi a Análise de Conteúdo, de natureza qualitativa. Três jurados analisaram vídeos das aulas de música ministradas pelo pesquisador a crianças entre zero e dois anos, com vistas a descrever os comportamentos das crianças que mais lhes chamassem a atenção. Esses dados foram submetidos à Análise de Conteúdo e confrontados com o referencial teórico. Os resultados apontaram para uma relação intrínseca entre cognição, afetividade e o desenvolvimento musical. Os conceitos de Parentalidade Intuitiva (PAPOUSEK e PAPOUSEK, 1996) e Musicalidade Comunicativa (MALLOCH, 1999/2000) mostraram-se fundamentais para a compreensão dos diálogos intersubjetivos entre bebês e adultos como a base para as primeiras relações sociais, e fundamentais para o desenvolvimento da criança como um todo. Ressalta-se a importância de uma prática pedagógico-musical que tenha um olhar não apenas à dimensão cognitiva da criança, mas também à sua dimensão afetiva, visto que, durante os dois primeiros anos de vida, a criança se expressa e interage com seu meio de forma prioritariamente afetiva.Considering recent researches on babies' musical development, and also studies that demonstrate the confluence of cognitive and affective aspects to the construction of knowledge, this study aimed to establish the possible links between affectionateness and cognitive and musical development during the first two years of life. As main references on children's cognitive-musical development, we turned to Delalande (1995), Swanwick (1991, 1994, 2003) and Sloboda (2005, 2008). To study children's emotional development, we elected Damazio (2000, 2004), 1994, 2000), Wallon (2007, 2008) and Piaget (1982, 1990). The last two authors were also important references on child's cognitive development. Also, some more recent researches on musical development in the early years of life were fundamental, such as Ilari (2002, 2003, 2006, 2009), Trevarthen (1974, 1999-2000, 2002), Beyer (2004, 2005, 2012) Parizzi (2006, 2009), among others. The Content Analysis was the qualitative methodological approach in this research. Three jurors analyzed videos of the music lessons given by the researcher to children from zero to two years old, observing these children's general behaviors. The data were submitted to the Content Analysis and confronted to the theoretical references. The results pointed to an intrinsic relationship between cognition, affectionateness and musical development. The concepts of "Intuitive Parenting" (PAPOUEK and PAPOUEK, 1996) and "communicative musicality" (MALLOCH 1999/2000) proved to be fundamental to understand the inter-subjective dialogue between babies and adults as the basis for the first social interactions and, consecutively, fundamental to childrens development. Thus, we emphasize the importance of a music-pedagogical practice that considers not only childrens cognitive dimension but also their affective dimension, mainly during the first two years of life, when their expression and interaction are mostly affective.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCognição em crianças  Música Aspectos psicológicos Afetividade MusicaPercepção musical Desenvolvimento cognitivo-musicalAfetividadeMusicalidade comunicativaParentalidade intuitivaAs relações entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo-musical nos dois primeiros anos de vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALas_rela__es_entre_a_afetividade_e_o_desenvolvimento_cognitivo_musical_nos__dois_primeiros_anos_de_vida.pdfapplication/pdf1031637https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A44M52/1/as_rela__es_entre_a_afetividade_e_o_desenvolvimento_cognitivo_musical_nos__dois_primeiros_anos_de_vida.pdf6f7bb747a61efd8f21b59089fa651139MD51TEXTas_rela__es_entre_a_afetividade_e_o_desenvolvimento_cognitivo_musical_nos__dois_primeiros_anos_de_vida.pdf.txtas_rela__es_entre_a_afetividade_e_o_desenvolvimento_cognitivo_musical_nos__dois_primeiros_anos_de_vida.pdf.txtExtracted texttext/plain215390https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A44M52/2/as_rela__es_entre_a_afetividade_e_o_desenvolvimento_cognitivo_musical_nos__dois_primeiros_anos_de_vida.pdf.txta10a6970af062dd2097560c270a125c2MD521843/AAGS-A44M522019-11-14 07:44:31.854oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A44M52Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:44:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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