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Herbert UgrinowitschRodolfo Novellino BendaGo TaniAlessandro Teodoro Bruzi2019-08-11T13:24:07Z2019-08-11T13:24:07Z2006-02-21http://hdl.handle.net/1843/KMCG-7L9JJMO objetivo deste estudo foi investigar o efeito do número de demonstrações na aprendizagem de uma habilidade motora discreta arremesso de dardo com movimento póstero-anterior. Uma amostra de 40 sujeitos de ambos os sexos e com idade entre 18 e 40 anos, que alcançaram o desempenho critério e que executaram o padrão de movimento correto, foi extraída de 74 sujeitos universitários, voluntários. Os 40 sujeitos foram distribuídos randomicamente em dois grupos: duas demonstrações (D2) e dez demonstrações (D10). A tarefa consistiu no arremesso de um dardo, com movimento póstero-anterior, a um alvo circular posicionado paralelo ao solo. O experimento constou de duas fases: aquisição, na qual os 20 sujeitos de cada grupo alcançaram a faixa critério de pontuação três tentativas consecutivas entre 7 e 10 pontos , realizando o arremesso a 2,5 m do centro do alvo e teste de transferência, com 10 tentativas a 3 m do centro do alvo. Na análise das medidas quantitativas (média e CV do escore) não foram identificadas diferenças intergrupos (p>0,05). No entanto, foram identificadas diferenças intragrupos para as medidas quantitativas, nas quais houve aumento na precisão e redução da variabilidade do escore durante a fase de aquisição e redução na precisão e aumento na variabilidade da fase de aquisição para o teste de transferência. Na análise das medidas qualitativas, o D2 foi semelhante ao D10 quanto ao número de tentativas7vpara o alcance do desempenho critério. Entretanto, o D10 foi superior ao D2 quanto ao número de sujeitos que executaram o padrão de movimento correto e número de sujeitos que atingiram o desempenho critério. Os resultados demonstraram que houve efeito do número de demonstrações, especialmente influenciando a qualidade do padrão espacial de movimento, apontando para a superioridade do grupo com 10 demonstrações.The aim of this study was to investigate the effect of different numbers of demonstrations on the learning of a discreet motor skill, dart throwing with postero-anterior movement. A sample of 40 subjects of both sex aged between 18 and 40 who reached the criterion performance and did the correct pattern movement was taken from 74 volunteer college students. They were randomly assigned to two groups: two (D2) and ten (D10) demonstrations. The subjects were asked to throw a dart with póstero-anterior movement into a circle target placed parallel to the ground. The experiment consisted to two phases: acquisition, in which the subjects of each group reached score band criterion (three consecutive trials between 7 and 10 points) with trials 2.5 m away from the target center; and transfer test, with 10 trials 3 m away from the target center. No difference was found in the quantitative analysis (score average and CV) between the groups (p>0.05). However, intragroup differences were observed, an increase in accuracy and a decrease in score variability during the acquisition phase and a decrease in accuracy and an increase in variability from the acquisition phase to the transfer test. D2 and D10 were similar in the qualitative measure analysis, number of trials to reach the criterion performance. However, D10 was superior to D2 in relation to the total number of9viisubjects who perform the correct pattern movement and the number of subjects who reach the criterion performance. The results show that the number of demonstrations has a specially marked effect on the quality of movement spatial pattern, pointing to the superiority of the group that received 10 demonstrations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem motoraDesenvolvimento cognitivoArremesso de dardoAprendizagem percepto-motoraAprendizagem motoraHabilidade motoraNúmero de demonstraçõesEfeito do número de demonstrações na aprendizagem de uma habilidade motora discretainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL_8009128.pdfapplication/pdf590895https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-7L9JJM/1/_8009128.pdf7c8a02797a92bfd4ff1d6c29f63a8816MD51TEXT_8009128.pdf.txt_8009128.pdf.txtExtracted texttext/plain165040https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-7L9JJM/2/_8009128.pdf.txte5b6f92ef5bce17b53e8f5dcd8b66a1bMD521843/KMCG-7L9JJM2019-11-14 11:41:47.915oai:repositorio.ufmg.br:1843/KMCG-7L9JJMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:41:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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