A educação de jovens e adultos e universidade: a experiência do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Espirito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Fabian de Carvalho
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-673DVM
Resumo: Para quê se realiza pesquisa em educação no Brasil? Quem pode ser pesquisador em educação em nosso país? O que tem sido feito com os resultados das pesquisas realizadas nas universidades brasileiras? Esses são alguns dos dilemas que perpassam a escrita desse trabalho e que traduzem, para o seu escritor, em um grande desafio após sua conclusão. Tais dilemas emergiram com maior intensidade, em minha experiência de estudante -trabalhador matriculado em um programa de pós-graduação em educação de uma Universidade Federal. Nesta experiência, perguntei-me por inúmeras vezes: um trabalhador pode ser pesquisador no Brasil? Antes mesmo de ser mal interpretado, gostaria de esclarecer que temos ciência de que o pesquisador realiza trabalho, por isso é um trabalhador. Mas a reflexão que buscamos provocar na apresentação deste trabalho trata-se de uma tentativa em identificar e ressaltar os obstáculos, quase intransponíveis, encontrados pelo professor do ensino fundamental de uma rede pública, e até mesmo privada, para estudar e realizar pesquisa no Brasil. Dessa maneira retomamos as perguntas iniciais: Quem pode ser pesquisador em educação no Brasil? Se pessoa originada nas camadas socialmente desprivilegiadas em nosso país tem dificuldades em realizar pesquisa, quem são os pesquisadores brasileiros no campo educacional? O que essas pessoas estão pesquisando? Quais têm sido suas motivações para pesquisar? Seria talvez, ocupar uma vaga no ensino superior privado? Ou seria a possibilidade de retornar para o ensino fundamental e contribuir, juntamente com o coletivo de trabalhadores de sua unidade educacional, na construção de uma escola de qualidade? O que tem sido feito dos resultados das pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação de universidades públicas brasileiras? Particularmente este último questionamento, é o que mais tem nos provocado a refletir sobre a relevância deste trabalho que os senhores agora terão acesso. Em nossa experiência como docente na rede pública municipal da capital o Estado do Espírito Santo e na Habilitação em Educação de Jovens e Adultos no Centro de Educação da UFES, temos percebido que ainda, muito pouco do que tem sido investigado nas Universidades, no campo educacional, tem sido socializado e discutido com a comunidade escolar. A gravidade desse fato aumenta consideravelmente, quando se trata de um campo de estudos historicamente marginalizado, a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
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