Práticas educativas e sociabilidades: mulheres forras em São João Del-Rei e São João Del-Rei(1808-1840)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kelly Lislie Julio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SQLG
Resumo: Este trabalho tem como tema a análise das práticas educativas não escolares desenvolvidas a partir das relações estabelecidas entre as ex-escravas e suas descendentes e as mulheres da elite nos espaços de sociabilidade das movimentadas Vilas de São João del-Rei e São José del-Rei entre os anos de 1808 e 1840. Procura-se demonstrar que o processo ensino-aprendizagem não se resume apenas aos ambientes de natureza escolar, podendo ocorrer nos mais variados espaços de sociabilidade, a partir da observação ou do exemplo que, em conseqüência permitia a apropriação de diversos valores, comportamentos e objetos. Tal processo, tendo como suporte as expressões culturais específicas das mulheres analisadas, provocava uma mestiçagem cultural, na qual representações de mundo eram apropriadas e re-elaboradas e em alguns aspectos, mantidas. O estudo privilegia a mestiçagem ocorrida nas atitudes e pertences das ex-escravas e descendentes. Busca-se realizar uma análise e comparação dos testamentos e inventários das ex-escravas e descendentes e das mulheres da elite a fim de perceber o que tinham em comum entre seus pertences, em especial as roupas e jóias, mas também em relação às determinações testamentárias. O interesse é tentar demonstrar que a semelhança de objetos e legados testamentais provavelmente seria fruto de um processo de circulação de saberes e/ou possíveis misturas de culturas e representações de mundo diferentes. Ao mesmo tempo, especificamente em relação às ex-escravas e sua descendência, a similaridade de seus bens e legados se comparados aos das mulheres da elite poderia significar uma ostentação e demonstração de uma posição diferenciada dos extratos mais humildes, mas, ao mesmo tempo, a conquista de determinado status e poder.
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