Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Bruno Guimarães Martinshttp://lattes.cnpq.br/5373587413061913Elton AntunesVera Lúcia de Carvalho Casa NovaDaniela Queiróz CamposSérgio Antônio Silvahttp://lattes.cnpq.br/6502620441426815Diego Rodrigues Belo2023-07-10T16:00:47Z2023-07-10T16:00:47Z2023-03-28http://hdl.handle.net/1843/56016https://orcid.org/0000-0002-5425-2735Peregrino pelo design do livro. Sigo ao encontro da mancha tipográfica. O que me atrai perseguir é a intrincação caleidoscópica entre espaços, corpos e tempos a partir da imagem que salta e, por vezes, escapa. Pertencente ao território do livro – a partir de leis que governam a página ou daquilo que se assenta pelo processo de impressão –, a visualidade da mancha tipográfica se revela pela imaginação, a rainha das faculdades da memória, capaz de tocar todas as outras. Na encruzilhada morfológica da mancha tipográfica com suas profundas camadas patético-arqueológicas (dentre muitos outros pares dialéticos) emerge o jogo entre saber e insaber. Interrogo este intervalo: capaz de marcar, de prender por contato ou até mesmo de provocar o despencar ou o perder-se nas brumas do sensível. O método aplicado não poderia ser outro, senão o das montagens: repercute a origem da mancha tipográfica, modos de sobrevivência, migração e processos para se depositar na memória. Devo a um livro o entreposto panorâmico de observações que permite perscrutar os aspectos da relação entre corpo-leitor e design do livro, os quais desdobro em ensaios. O livro é de Robert Bringhurst, sobre os Elementos do estilo tipográfico. Entretanto, os eixos de articulação, que dão ensejo a este trabalho e despertaram o desejo de aventura, estão alicerçados sobretudo por pesquisadores da cultura e da imagem. Georges Didi-Huberman, Hans Belting e Vilém Flusser me apontaram caminhos outros para o trabalho de enquadramento, apreensão e operação das manchas tipográficas enquanto imagens, dando margem a múltiplos possíveis percursos. Fazer ver é o objetivo destas incursões; fugidias ou não, levam a um conceito, denominado Peripatético Gráfico, cunhado a partir de experimentações teóricas. Dar a compreender no design do livro o elemento nômade – situado no improvável dos dilaceramentos provocados pela mancha tipográfica – traz uma suprema consequência teórica e epistemológica: a abertura das páginas impressas abre e impressiona também o corpo que lê.I embark on a pilgrimage through the design of the book, tracing the type area. What draws me in is the kaleidoscopic interplay between spaces, bodies, and times that emerges from the images, which sometimes leap forth and at other times scape. Belonging to the territory of the book and governed by the laws of the page and the printing process the visuality of the type area is revealed by the imagination, the queen of the faculties of memory, capable of touching all the others. At the morphological crossroads of the type area and its deep pathetic-archaeological layers, a game between knowing and unknowing arises. I question this space, which is capable of marking by contact, or even provoking a loss in the mists of the senses. I use montages method to reflect on the origins of the type area, its survival, migration, and the processes to imprint in memory. I owe my panoramic observations to Robert Bringhurst’s work entitled The Elements of Typographic Style, which enables me to scrutinize the relationship between the reader’s body and the design of the book. However, the axes of arguments that give rise to this work (and that sparked my desire for adventure) are rooted above all in the research of culture and image scholars. Georges Didi-Huberman, Hans Belting, and Vilém Flusser have pointed me towards new possibilities for framing, apprehending, and discussing type area as images. The goal is to make us see. And whether fleeting or not, it leads us to a concept that I call Graphic Peripatetic, which was coined during my theoretical experiments. The nomadic element in the design of the book yields a supreme theoretical and epistemological consequence: opening the printed page also means opening and imprinting the reader’s body.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação - TesesArtes gráficas - TesesImpressão - TesesPrática tipográfica - TesesMancha tipográficaDesign do livroImaginaçãoImpressãoMontagemDesign de comunicaçãoPeripatético gráficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDIEGO BELO Peripatetico Grafico TESE2023 PDF-A.pdfDIEGO BELO Peripatetico Grafico TESE2023 PDF-A.pdfapplication/pdf18964987https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56016/1/DIEGO%20BELO%20Peripatetico%20Grafico%20TESE2023%20PDF-A.pdf632b3b7436b289429b158247e24863e5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56016/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56016/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/560162023-07-10 13:00:47.674oai:repositorio.ufmg.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-10T16:00:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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