Enfermagem e as estratégias educativas para o autocuidado no puerpério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marina Cortez Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWLCW
Resumo: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que buscou identificar as estratégias educativas desenvolvidas pelos enfermeiros para a promoção do autocuidado no puerpério no período de 2002 a 2012. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, SciELO E CINAHL, utilizando os descritores controlados: Educação em saúde, Enfermagem, Autocuidado e Período pós-parto. A amostra foi de oito estudos e, após análise emergiram as categorias: Estratégias fortificadoras para a promoção do autocuidado às puérperas e O impacto da educação em saúde para o autocuidado às puérperas. Conclui-se que os estudos com tal temática apresentaram-se estratégias educativas diversificadas e transformadoras que são desempenhadas pelos Enfermeiros. As ações desenvolvidas pelos profissionais dos estudos proporcionaram um aprendizado aos mesmos, dessa forma, constata-se a relevância da ação educativa em todos os serviços de saúde.
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