Estudo da soldabilidade a ponto por resistência entre os aços 22MnB5 e DP800

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriela Pereira de Miranda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4TJEK
Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar a soldabilidade a pontos entre os aços 22MnB5 e Dual Phase da classe de 800 MPa de limite de resistência (DP800), ambos com 1,8 mm de espessura. A intenção foi determinar os parâmetros adequados de soldagem para esse tipo de junta soldada, que vem sendo progressivamente utilizada na estrutura de veículos automotores em virtude do uso crescente de peças fabricadas a partir do aço 22MnB5, submetido ao processo de estampagem a quente (hot stamping). A interação entre o tempo de soldagem de 9/2/9/2/9 ciclos e a força aplicada pelos eletrodos de 5,0 kN permitiu maior faixa de soldabilidade. Foram avaliadas as propriedades mecânicas através de ensaios estáticos de cisalhamento e de tração cruzada em juntas soldadas produzidas a partir da variação do tempo de soldagem e da força aplicada pelos eletrodos. Percebeu-se que as juntas confeccionadas com o tempo de soldagem com múltiplos pulsos (9/2/9/2/9 ciclos) e a força de 5,0 kN obtiveram os melhores resultados em cisalhamento. Em contrapartida, os corpos de prova produzidos com a força de 6,5 kN atingiram os maiores valores em tração cruzada. Além disso, foi verificado que a fratura interfacial aconteceu somente no ensaio de cisalhamento quando utilizada a corrente mínima de soldagem. As fraturas em botão foram observadas para as demais correntes, tanto para ensaio de cisalhamento quanto de tração cruzada. Independentemente dos parâmetros aplicados, todas as condições avaliadas permitiram alcançar o valor mínimo de carga de ruptura necessária (23 kN) para garantir a qualidade de uma junta soldada a ponto entre os aços avaliados.
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