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Denise Utsch GoncalvesJorge Andrade PintoSirley Alves da Silva CarvalhoJorge Andrade PintoSirley Alves da Silva CarvalhoRoberta Maia de Castro RomanelliFlavio Barbosa NunesFlavia Gomes Faleiro FerreiraAndreza Batista Cheloni Vieira2019-08-12T15:12:46Z2019-08-12T15:12:46Z2012-02-13http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92PP7JIntrodução: O HIV pode causar, na população pediátrica, aumento do risco de doenças do sistema nervoso central relacionadas à alteração da cognição. No adulto, tais alterações podem acontecer independentemente do tratamento com antirretrovirais; na criança infectada, essa questão não foi ainda estudada. Objetivo: Avaliar o processamento cognitivo das informações auditivas de crianças infectadas pelo HIV e tratadas com HAART. Métodos: Estudo caso-controle com 92 crianças de 8 a 13 anos, sendo 40 com infecção vertical pelo HIV (grupo estudo) e 52 não infectados (grupo controle), pareados por sexo e idade. No grupo de estudo, incluíram-se pacientes acompanhados no Centro de Tratamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da UFMG e, no grupo controle, crianças não infectadas pelo HIV, saudáveis, com bom rendimento escolar, regulares em escola pública (Instituto de Educação de Belo Horizonte). Todos os participantes foram submetidos à entrevista clínica sistematizada, audiometria tonal limiar, imitanciometria e potencial evocado auditivo de longa latência (P300). O prontuário médico foi revisto quanto ao esquema anti-retroviral utilizado, contagem de linfócito CD4+ e carga viral. Considerou-se: 1) carga viral: menor que 50, entre 50 e 10.000 e maior que 10.000 cópias; 2) CD4 + entre 200-500 células e maior que 500 células. Resultados: Todos os participantes incluídos apresentaram audiometria tonal e imitanciometria normais. A onda P300 foi observada em todas ascrianças testadas e o aumento da latência se associou com carga viral acima de 10.000 cópias (P=0,00). Na análise estratificada por faixa etária, a associação com maior latência do P300 foi observada no grupo de crianças maiores de 10 anos de idade com carga viral acima de 10 mil cópias (P= 0,06), com contagem de linfócitos CD4+ abaixo de 500 células (P=0,02) e classificação B do CDC (1994) (P=0,03). Nenhuma classe e/ou esquema antirretroviral se associou à alteração do P300. Conclusões: As crianças infectadas pelo HIV com aumento da carga viral, com contagem de CD4+ menor que 500 células ou classificação B do CDC (1994) merecem investigação de suas habilidades cognitivas relacionadas á audição. O controle imunológico inadequado da infecção pelo HIV em pediatria parece ter consequências deletérias para a cognição, independentemente do tratamento regular com os antirretrovirais. Propõe-se que crianças infectadas pelo HIV com rendimento escolar insatisfatório sejam triadas quando ao processamento auditivo central. Os resultados se alterados embasam terapias de estimulação, com resposta clínica satisfatória, principalmente quando realizadas ainda na infância. O impactona educação pública poderia ser obtido a um baixo custo com a capacitação de profissionais fonoaudiólogos da rede pública com atuação interdisciplinar. No caso do adulto infectado pelo HIV, a avaliação objetiva da cognição através do P300 pode, juntamente aos critérios laboratoriais, ter valor na decisão sobre o início de tratamento.Introduction: The HIV may cause, in pediatric population, an increase in the risk of Central Nervous System conditions related to alteration in cognition. In adults, such alterations may happen regardless the treatment with antiretroviral drugs; in infected children, this matter hasn't yet been assessed. Objective: Evaluate the cognitive processing of auditory information in children infected by the HIV and treated withHAART. Methods: A case-control study with 92 children from 8 through 9 years of age, 40 of whom being vertically infected by the HIV (study group) and 52 not infected, paired by gender and age. In the study group, patients assisted by Centro de Tratamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da UFMG (Center of Treatment and Reference in Infectious and Parasitary Diseases of the Hospital das Clínicas of UFMG), in the control group, healthy children, not infected by the HIV, with good school performance, attending publiceducation (Instituto de Educação de Belo Horizonte). All participants were subjected to thorough clinical interviews, tonal threshold audiometric, imitanciometrics and long latency auditory evoking potential (P300). Medical records were reviewed regarding the antiretroviral scheme used, lymphocyte count CD4+ and viral load. The following were considered: 1) viral load: lower than 50, between 50 and 10,000 and higher than 10,000. copies; 2) CD4 + between 200-500 cells and higher than 500 cells. Results: All the participants included present normal tonal audiometric and imitanciometric evaluations. The P300 wave was observed in all tested children and the increase in latency was associated with a viral load superior to 10,000 copies (P=0.00). In the analysis divided in age groups, the association with a higher latency in P300 was observed in the group of children older than 10 with viral load higher than 10,000 copies (P= 0.06), the lymphocyte count CD4+ lower than 500 cells (P=0.02) and B classification of CDC (1994) (P=0.03). No class and/or retroviral scheme was associated to the alteration in the P300. Conclusions: The HIV infected children with an increase of viral load, CD4+ count lower than 500 cells or B classification of the CDC (1994) are entitled to having their cognitive abilities related to hearing being assessed. The inappropriate immunological control of HIV infection in pediatrics seems to have negative consequences for cognition, regardless of the regular treatment with antiretroviral drugs. A proper screening of the central auditory processing is indicated for HIV infected children with poor school performance. The results, if altered, encourage stimulation therapies, with satisfactory clinical response, especially when done still in childhood. The impact in public education could be obtained at low cost with the training of professional speech therapists of the public system with interdisciplinary intervention. In case of adults infected with the HIV, the objective evaluation of cognition through the P300 along with laboratory criteria may have relevant weight in the decision about the beginning of treatment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAIDS (Doença) em adolescentesAudiometriaEstudos de casos e controlesTerapia anti-retroviral de alta atividade/efeitos adversosInfecções por HIVPotencial evocado P300CogniçãoSíndrome de imunodeficiência adquirida/complicaçõesPerda auditivaTransmissão vertical de doença infecciosaAdolescenteCriançaDoenças auditivas centraisTerapia antirretroviral de alta atividadeInfecções por HIVPotencial evocado P300Avaliação do potencial evocado auditivo de longa latência (p300) na infecção pelo HIV em crianças e adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALandreza_tese___elementos_sem_paginacao.pdfapplication/pdf67994https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92PP7J/1/andreza_tese___elementos_sem_paginacao.pdfe9dc1a4c71ded7bcaf6aff830073fc06MD51ata_e_declara__o_de_defesa_andr_sa_batista_cheloni_vieira.pdfapplication/pdf776142https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92PP7J/2/ata_e_declara__o_de_defesa_andr_sa_batista_cheloni_vieira.pdf17100a40b34dfd013b1cff6fd8309b99MD52andreza_tese_doutorado_12_01_2012.pdfapplication/pdf853486https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92PP7J/3/andreza_tese_doutorado_12_01_2012.pdfb5c9515c6c7be66032d790d73679d626MD53TEXTandreza_tese___elementos_sem_paginacao.pdf.txtandreza_tese___elementos_sem_paginacao.pdf.txtExtracted texttext/plain29226https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92PP7J/4/andreza_tese___elementos_sem_paginacao.pdf.txt4192426c475cebb6afb7be6dde8c3e33MD54ata_e_declara__o_de_defesa_andr_sa_batista_cheloni_vieira.pdf.txtata_e_declara__o_de_defesa_andr_sa_batista_cheloni_vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92PP7J/5/ata_e_declara__o_de_defesa_andr_sa_batista_cheloni_vieira.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD55andreza_tese_doutorado_12_01_2012.pdf.txtandreza_tese_doutorado_12_01_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain147714https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92PP7J/6/andreza_tese_doutorado_12_01_2012.pdf.txt85b53a56f7def3b8e38acddf09b91c45MD561843/BUOS-92PP7J2019-11-14 18:21:08.036oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-92PP7JRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:21:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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