Escritura em abismo: uma leitura de Budapeste, de Chico Buarque, à luz de de René Magritte
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Publication Date: | 2009 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFMG |
Download full: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7XUKKV |
Summary: | Esta dissertação apresenta uma análise do romance Budapeste, de Chico Buarque, à luz de pinturas assinadas por René Magritte, com os objetivos de identificar as características peculiares à literatura contemporânea, no tocante às especificidades da narrativa elaborada pela produção literária atual, e verificar de que maneira, no presente caso, pode ser construída uma leitura de Budapeste, a partir de diálogos implícitos entre as artes, (im)posturas afins, que buscam, em seus procedimentos, uma sistemática crítica, reflexiva e transgressora. Para a consecução de tais propósitos, fez-se necessária a utilização do conceito de mise en abyme, que se mostrou, nesta pesquisa, como instrumento articulador entre literatura e artes plásticas, evidenciando: 1) o questionamento das verdades estabelecidas, do núcleo-duro do real, da fundamentação como exigência ontológica para a legitimação dos discursos, da simetria e do equilíbrio aparente das coisas e 2) a instauração de uma escritura em abismo, já que, paradoxalmente, sob sua sintaxe bem articulada e regular, a obra que constitui o corpus desta pesquisa aponta para a existência de desvios, sobras, sombras, restos, erros, dúvidas em relação à identidade, ao Mesmo, ao centramento, enfim, ao mundo tal como o tomamos costumeiramente, fazendo emergir a transitoriedade das normas, o caráter abrupto da mudança e o deslocamento das estruturas. |
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Maria Ester Maciel de Oliveira BorgesEneida Maria de SouzaBiagio D'angeloRodrigo Cesar Viana2019-08-14T13:24:43Z2019-08-14T13:24:43Z2009-11-16http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7XUKKVEsta dissertação apresenta uma análise do romance Budapeste, de Chico Buarque, à luz de pinturas assinadas por René Magritte, com os objetivos de identificar as características peculiares à literatura contemporânea, no tocante às especificidades da narrativa elaborada pela produção literária atual, e verificar de que maneira, no presente caso, pode ser construída uma leitura de Budapeste, a partir de diálogos implícitos entre as artes, (im)posturas afins, que buscam, em seus procedimentos, uma sistemática crítica, reflexiva e transgressora. Para a consecução de tais propósitos, fez-se necessária a utilização do conceito de mise en abyme, que se mostrou, nesta pesquisa, como instrumento articulador entre literatura e artes plásticas, evidenciando: 1) o questionamento das verdades estabelecidas, do núcleo-duro do real, da fundamentação como exigência ontológica para a legitimação dos discursos, da simetria e do equilíbrio aparente das coisas e 2) a instauração de uma escritura em abismo, já que, paradoxalmente, sob sua sintaxe bem articulada e regular, a obra que constitui o corpus desta pesquisa aponta para a existência de desvios, sobras, sombras, restos, erros, dúvidas em relação à identidade, ao Mesmo, ao centramento, enfim, ao mundo tal como o tomamos costumeiramente, fazendo emergir a transitoriedade das normas, o caráter abrupto da mudança e o deslocamento das estruturas.Cette dissertation présente une analyse du roman Budapeste, de Chico Buarque, sous la lumière de peintures signées par René Magritte, ayant pour objectifs didentifier les caractéristiques particulières de la littérature contemporaine, relatives aux spécificités du récit élaboré par la production littéraire actuelle, et de vérifier comment, dans le présent cas, une lecture de Budapeste peut être construite à partir de dialogues implicites entre les arts, (im)postures semblables, qui cherchent, dans leurs procédures, une systématique critique, réfléchissante et transgressive. Pour la réalisation dun tel dessein, il a fallu utiliser le concept de mise en abyme, qui s'est montré, dans cette recherche, un lien entre littérature et arts plastiques, en mettant en évidence : 1) le questionnement des vérités établies, du noyau-dur du réel, du fondement comme exigence ontologique pour la légitimation des discours, de la symétrie et de l'équilibre apparent des choses et 2) de l'instauration d'une écriture en abîme, une fois que, paradoxalement, sous sa syntaxe bien articulée et régulière, l'oeuvre qui constitue le corpus de cette recherche indique l'existence de détours, de restes, d'ombres, d'erreurs, de doutes concernant l'identité, le Même, le recentrement, enfin, le monde tel que nous le prenons habituellement, en faisant émerger la transitivité des normes, caractère abrupt du changement et du déplacement des structuresUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura e arteMagritte, René , 1898-1967 Crítica e interpretaçãoBuarque, Chico , 1944- Budapeste Critica e interpretaçãoabismoBudapesteChico BuarqueMagritteescrituraEscritura em abismo: uma leitura de Budapeste, de Chico Buarque, à luz de de René Magritteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf1084110https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7XUKKV/1/disserta__o.pdf4b604b746b99445be6f79312d634ac59MD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain191111https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7XUKKV/2/disserta__o.pdf.txt10a555fdf6575b407d16a7954601474dMD521843/ECAP-7XUKKV2019-11-14 14:53:25.466oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7XUKKVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:53:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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