Escritura em abismo: uma leitura de Budapeste, de Chico Buarque, à luz de de René Magritte

Bibliographic Details
Main Author: Rodrigo Cesar Viana
Publication Date: 2009
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7XUKKV
Summary: Esta dissertação apresenta uma análise do romance Budapeste, de Chico Buarque, à luz de pinturas assinadas por René Magritte, com os objetivos de identificar as características peculiares à literatura contemporânea, no tocante às especificidades da narrativa elaborada pela produção literária atual, e verificar de que maneira, no presente caso, pode ser construída uma leitura de Budapeste, a partir de diálogos implícitos entre as artes, (im)posturas afins, que buscam, em seus procedimentos, uma sistemática crítica, reflexiva e transgressora. Para a consecução de tais propósitos, fez-se necessária a utilização do conceito de mise en abyme, que se mostrou, nesta pesquisa, como instrumento articulador entre literatura e artes plásticas, evidenciando: 1) o questionamento das verdades estabelecidas, do núcleo-duro do real, da fundamentação como exigência ontológica para a legitimação dos discursos, da simetria e do equilíbrio aparente das coisas e 2) a instauração de uma escritura em abismo, já que, paradoxalmente, sob sua sintaxe bem articulada e regular, a obra que constitui o corpus desta pesquisa aponta para a existência de desvios, sobras, sombras, restos, erros, dúvidas em relação à identidade, ao Mesmo, ao centramento, enfim, ao mundo tal como o tomamos costumeiramente, fazendo emergir a transitoriedade das normas, o caráter abrupto da mudança e o deslocamento das estruturas.
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