Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_5416c78ed2fb9f968b690bbc4587da59
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AV5EYE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Adriane Aparecida Vidal CostaNayara Silva de CarieMiriam Hermeto de Sa MottaNatally Vieira DiasBruna Reis Afonso2019-08-10T08:30:58Z2019-08-10T08:30:58Z2017-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AV5EYEO objetivo desta dissertação é analisar e comparar as versões sobre a Guerra do Paraguai veiculadas pelos livros didáticos publicados durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e a ditadura Stroessner no Paraguai (1954-1989). O recorte temporal que norteia esta pesquisa compreende o período entre os anos de 1959 a 1983. A delimitação deste recorte se deu a partir das fontes de pesquisa, isto é, a partir das datas de publicação dos livros didáticos selecionados para compor nosso corpus documental. Buscamos compreender as concepções políticas e pedagógicas que nortearam as reformas educacionais promovidas durante as ditaduras brasileira e paraguaia. Procuramos analisar também como os conteúdos relacionados à história foram mobilizados dentro do currículo e quais pressupostos e objetivos orientaram o ensino da história do Brasil e do Paraguai. No que diz respeito à história da Guerra do Paraguai, nosso enfoque principal foi compreender através de aspectos quantitativos qual espaço a narrativa sobre o conflito ocupou nos livros estudados. Além de evidenciar a maneira como cada livro desenvolveu uma narrativa sobre o confronto, buscamos apreender quais as influências do contexto político e pedagógico sobre as narrativas, analisando as estratégias discursivas utilizadas nas mesmas. Analisamos não só o texto, mas também as imagens, os exercícios de fixação, os recursos editoriais como caixa alta, cores, que tentam direcionar o leitor para a fixação de determinadas informações e a apreensão de uma determinada perspectiva sobre o conflito, o passado da nação, a atuação das forças armadas, dos líderes políticos e militares, etc. Por fim, salientamos quais as diferenças e semelhanças entre as narrativas sobre a Guerra produzidas no Brasil e no Paraguai.This dissertations goal is analyze and compare the versions of Paraguays war from didactic books published among the military civilian dictatorship in Brazil (19641985) and the Stroessners dictatorship in Paraguay (1954-1989). The temporal delimitation that guides this research comprehend the time between the years of 1959 and 1983. This delimitation was chosen from the search sources, based on the dates from the didactic books publication, selected to compose our documental corpus. We were looking for the comprehension of the political e pedagogical conceptions that guided the educational reforms made during the Brazilians and Paraguayans dictatorship. It was persued too, analyse how the contents related to the History was mobilized in the curriculum, which assumptions and purposes conducted the history of Brazil and Paraguay. In related to the history of Paraguays War, the main focus was the comprehension through quantitative aspects, which space the narrative about the conflict occupied in the studied books, through the quantitative aspects. Beyond to evidence the way which every book developed a narrative about the conflict, it was seeked, capture what were the influences from the political and pedagogical context, on the narratives, analyzing the discursive strategies used on them. It was analyzed not only the text, but also the images, fastening exercises, the editorials resources like Caps Lock and colors, which are use to try direct the reader to fix determined information and the apprehension of a determined perspective about the conflict, the nations past, the acting of the armed forces, of the political and military leaders, etc. We emphasize what differentiates and resembles the narratives about the War, produced in Brazil and Paraguay.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHistoria EnsinoParaguai, Guerra do, 1864-1870HistóriaMaterial didáticoDitadura e ditadoresDitadura StroessnerDitadura civil-militar brasileiraManuais escolaresGuerra do ParaguaiEnsino de HistóriaOs livros didáticos produzidos durante a ditadura militar brasileira e a ditadura de Stroessner no Paraguai: o ensino de história e as versões da Guerra do Paraguai (1959- 1983)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfinal_16_01_18.pdfapplication/pdf6074402https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AV5EYE/1/final_16_01_18.pdfa313c81f1be940e49a8feef25ac08ca3MD51TEXTfinal_16_01_18.pdf.txtfinal_16_01_18.pdf.txtExtracted texttext/plain556717https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AV5EYE/2/final_16_01_18.pdf.txt484d2ece2408722456871f61ce3d2956MD521843/BUOS-AV5EYE2019-11-14 08:54:20.889oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AV5EYERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:54:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548005042683904