O homem, a alma e o vivente: a definição do homem nas Enéadas de Plotino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elisa Franca e Ferreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-84ZN5X
Resumo: O objetivo desta dissertação é discutir a definição do homem nas Enéadas de Plotino. A pesquisa aborda alguns aspectos da alma individual que se mostraram importantes como pressupostos. Tentamos compreender a descida da alma aos corpos e analisamos a alma que sempre permanece no inteligível, separada. Para tanto, esclarecemos a unidade e a divisibilidade da alma, bem como o direcionamento de suas potências, daquelas que se voltam para o corpo e das que se mantêm no alto. Assim, o homem é examinado considerando a união e a separação da alma e do corpo. O trabalho prossegue investigando a articulação do homem com a alma, por meio da discussão da identidade do homem sensível e a alma sensível e o lógos, e do homem racional e a alma racional e o lógos, e com o Intelecto, pelo âmbito da Forma. Quanto à articulação com o sensível e o corpo, o intuito é esclarecer as distinções entre o homem e o vivente ou conjunto da imagem da alma e o corpo, compreendendo a atribuição das afecções. Buscando a definição do homem a partir do critério do inteligível e do sensível, mostramos que, sob a perspectiva do Intelecto, ele é a Forma, sob a da alma, alma e lógos, sob a do corpo, ele não o é, nem é o vivente, ao qual se atribuem as afecções. Desse modo, ao oferecer uma leitura de partes do texto plotiniano para a discussão do tema proposto, este estudo pretende elucidar algumas dificuldades decorrentes da definição do homem.
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