A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elisângela Chaves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrea Moreno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0132
http://hdl.handle.net/1843/59292
https://orcid.org/0000-0002-3371-0282
Resumo: Em 1934, atendendo somente a meninas, foi criado o primeiro espaço privado e especializado no ensino da dança em Belo Horizonte – MG, o “Curso Natália Lessa”. O contexto histórico e cultural no qual viveram as alunas, a professora e a sociedade que acompanhou esse trabalho compõe cenas na cidade que, apesar das porosidades, suscita um rico conjunto de significados para a formação feminina no período em Belo Horizonte. A hipótese central do estudo é de que suas práticas no ensino da dança para meninas teriam proporcionado uma dada direção para educação da feminilidade em Belo Horizonte e se tornaram referência representativa nessa ambiência. A partir das análises de fontes diversificadas, foi possível identificar a intencionalidade pedagógica do Curso de educar, através da dança, a feminilidade, seguindo ideários em circulação. Desde o início de sua carreira, as declarações e as divulgações sobre o Curso o apresentavam como uma atividade educacional e feminina, com os objetivos de desenvolver qualidades e habilidades vinculadas a três eixos: a graça, a saúde e a beleza, que envolviam questões relativas à disciplina, ao ritmo e à eugenia. Percebe-se que a proposta de Natália Lessa gerava poucos estranhamentos e representava seguramente formas de educar, já legitimadas pela escola, reconhecidas e apreciadas pela sociedade local.
id UFMG_5467b35ca6d17b1f6540f9d8a3ea8ff5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/59292
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-10-09T20:09:05Z2023-10-09T20:09:05Z2018292259284https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-01321980-6248http://hdl.handle.net/1843/59292https://orcid.org/0000-0002-3371-0282Em 1934, atendendo somente a meninas, foi criado o primeiro espaço privado e especializado no ensino da dança em Belo Horizonte – MG, o “Curso Natália Lessa”. O contexto histórico e cultural no qual viveram as alunas, a professora e a sociedade que acompanhou esse trabalho compõe cenas na cidade que, apesar das porosidades, suscita um rico conjunto de significados para a formação feminina no período em Belo Horizonte. A hipótese central do estudo é de que suas práticas no ensino da dança para meninas teriam proporcionado uma dada direção para educação da feminilidade em Belo Horizonte e se tornaram referência representativa nessa ambiência. A partir das análises de fontes diversificadas, foi possível identificar a intencionalidade pedagógica do Curso de educar, através da dança, a feminilidade, seguindo ideários em circulação. Desde o início de sua carreira, as declarações e as divulgações sobre o Curso o apresentavam como uma atividade educacional e feminina, com os objetivos de desenvolver qualidades e habilidades vinculadas a três eixos: a graça, a saúde e a beleza, que envolviam questões relativas à disciplina, ao ritmo e à eugenia. Percebe-se que a proposta de Natália Lessa gerava poucos estranhamentos e representava seguramente formas de educar, já legitimadas pela escola, reconhecidas e apreciadas pela sociedade local.In 1934, serving only girls, the first private school specialized in dance in Belo Horizonte, MG, was established, the "Natalia Lessa Course ". The surrounding historical and cultural context of the lives of the students, the teacher and society compose certain scenes in the city which, despite being incomplete, elicit a rich assemblage of meanings for the female formation during this period. The central hypothesis of this research is that this school’s practices in dance education for girls led to a new direction for the education of femininity in Belo Horizonte, becoming a representative reference in this context. From the analysis of different sources, it was possible to identify, in the Course, the pedagogical intention to teach femininity through dance, following the ideologies in circulation. Since the beginning of her career, the statements and disclosures made by Lessa about the Course presented it as both an educational and a female activity, with the objective to develop qualities and skills related to three areas: grace, health and beauty, involving issues of discipline, rhythm and eugenics. It is observed that Natália Lessa’s proposal caused little strangeness and safely represented ways of educating, already legitimized by the school, which were recognized and appreciated by the local society.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOPro-PosiçõesDançaFeminilidadeDançaEducação da feminilidadeEnsino da dançaA dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)Dance and the education of femininity: Belo Horizonte – MG (1930-1960)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.scielo.br/j/pp/a/kw6yLrzv7zsV86wdQxCzpyM/?lang=ptElisângela ChavesAndrea Morenoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59292/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA dança e a educação da feminilidade_ Belo Horizonte – MG (1930-1960).pdfA dança e a educação da feminilidade_ Belo Horizonte – MG (1930-1960).pdfapplication/pdf606219https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59292/2/A%20dan%c3%a7a%20e%20a%20educa%c3%a7%c3%a3o%20da%20feminilidade_%20Belo%20Horizonte%20%e2%80%93%20MG%20%281930-1960%29.pdfb868729a3455691d7ca724815593f4c5MD521843/592922023-10-09 17:09:06.089oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-09T20:09:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Dance and the education of femininity: Belo Horizonte – MG (1930-1960)
title A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)
spellingShingle A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)
Elisângela Chaves
Dança
Educação da feminilidade
Ensino da dança
Dança
Feminilidade
title_short A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)
title_full A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)
title_fullStr A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)
title_full_unstemmed A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)
title_sort A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)
author Elisângela Chaves
author_facet Elisângela Chaves
Andrea Moreno
author_role author
author2 Andrea Moreno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elisângela Chaves
Andrea Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação da feminilidade
Ensino da dança
topic Dança
Educação da feminilidade
Ensino da dança
Dança
Feminilidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Dança
Feminilidade
description Em 1934, atendendo somente a meninas, foi criado o primeiro espaço privado e especializado no ensino da dança em Belo Horizonte – MG, o “Curso Natália Lessa”. O contexto histórico e cultural no qual viveram as alunas, a professora e a sociedade que acompanhou esse trabalho compõe cenas na cidade que, apesar das porosidades, suscita um rico conjunto de significados para a formação feminina no período em Belo Horizonte. A hipótese central do estudo é de que suas práticas no ensino da dança para meninas teriam proporcionado uma dada direção para educação da feminilidade em Belo Horizonte e se tornaram referência representativa nessa ambiência. A partir das análises de fontes diversificadas, foi possível identificar a intencionalidade pedagógica do Curso de educar, através da dança, a feminilidade, seguindo ideários em circulação. Desde o início de sua carreira, as declarações e as divulgações sobre o Curso o apresentavam como uma atividade educacional e feminina, com os objetivos de desenvolver qualidades e habilidades vinculadas a três eixos: a graça, a saúde e a beleza, que envolviam questões relativas à disciplina, ao ritmo e à eugenia. Percebe-se que a proposta de Natália Lessa gerava poucos estranhamentos e representava seguramente formas de educar, já legitimadas pela escola, reconhecidas e apreciadas pela sociedade local.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-09T20:09:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-09T20:09:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/59292
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0132
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-6248
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3371-0282
url https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0132
http://hdl.handle.net/1843/59292
https://orcid.org/0000-0002-3371-0282
identifier_str_mv 1980-6248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pro-Posições
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59292/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59292/2/A%20dan%c3%a7a%20e%20a%20educa%c3%a7%c3%a3o%20da%20feminilidade_%20Belo%20Horizonte%20%e2%80%93%20MG%20%281930-1960%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
b868729a3455691d7ca724815593f4c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589254398345216