id |
UFMG_547d3c8fa9314dc41084de70073bc87b
|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BCEJUW
|
network_acronym_str |
UFMG
|
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
repository_id_str |
|
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
instacron_str |
UFMG
|
institution |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
spelling |
Luciana MoroJulio Emilio Diniz PereiraMarina de Lima TavaresFabio Brandao Vieira2019-08-13T14:20:08Z2019-08-13T14:20:08Z2018-04-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCEJUWDisciplinas que abordem a Educação em Saúde durante a formação docente são importantes para a conscientização sobre os pressupostos e os objetivos desse campo. É importante que os futuros professores tenham contato com essa área e sejam estimulados a trabalhar o tema saúde. O objetivo deste trabalho é investigar as concepções dos estudantes sobre a Educação em Saúde na escola e da inserção dessa temática no currículo do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. Além disso, buscou-se testar e analisar atividades que envolvam o tema saúde na escola. Foram utilizados questionários para captar o olhar dos graduandos sobre o tema, foi analisado o Projeto Político Pedagógico do curso, foram elaboradas, aplicadas e avaliadas estratégias pedagógicas, como memoriais, planos de aula interdisciplinares e projetos de trabalho. Verificou-se que a assimilação de conceitos e ideias sobre Educação em Saúde pelos estudantes ainda é emergente e pequena coincidindo com a análise do Projeto Político Pedagógico de tal graduação que mostrou que a temática investigada é pouco explorada e só ocorre em uma disciplina optativa. Constatou-se que a maioria dos licenciandos compreende as ideias chave da Educação em Saúde, mas ainda possui dificuldades de compreender esse campo de atuação. Como discussão levantou-se a necessidade da ampliação da abordagem desse tema na universidade uma vez que, segundo os estudantes e as análises realizadas, isso ainda ocorre com pequena expressividade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsinoCapacitação de professoresEducação em saúdeEducação em saúdeformação inicialensinoA educação em saúde na formação de professores de biologia: o caso do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final_f_bio_br.pdfapplication/pdf1698236https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BCEJUW/1/disserta__o_final_f_bio_br.pdf2cb433d71f14d4bfcd925c54fea921a8MD51TEXTdisserta__o_final_f_bio_br.pdf.txtdisserta__o_final_f_bio_br.pdf.txtExtracted texttext/plain233109https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BCEJUW/2/disserta__o_final_f_bio_br.pdf.txt69b409b89ac56a652705a5fa8e152589MD521843/BUOS-BCEJUW2019-11-14 04:49:20.202oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BCEJUWRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:49:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|
_version_ |
1813547988357742593
|