A diversidade étnico-cultural na escola: conhecendo e valorizando nossas origens africanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FYN |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as relações entre os sujeitos envolvidos no processo de educação e sobre os comportamentos e as relações humanas com foco na diversidade cultural e étnico-racial, questões tão presentes no ambiente escolar. Busca, também, dar visibilidade à Lei 10639/03, que tem como um de seus objetivos a valorização e o conhecimento da História da África e a contribuição dos povos africanos para a formação e constituição do Povo Brasileiro. Trata-se de um relato reflexivo do Plano de Ação desenvolvido na EMPMW, nos meses de outubro a dezembro de 2011, durante as aulas de História, com alunos da 2ª etapa do 3º ciclo de formação do Ensino Fundamental. |
id |
UFMG_54c8ae96e1fccf3200c30f5ecb83a5fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8FYN |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Elania de OliveiraCarlos Maia2019-08-11T08:00:49Z2019-08-11T08:00:49Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FYNO presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as relações entre os sujeitos envolvidos no processo de educação e sobre os comportamentos e as relações humanas com foco na diversidade cultural e étnico-racial, questões tão presentes no ambiente escolar. Busca, também, dar visibilidade à Lei 10639/03, que tem como um de seus objetivos a valorização e o conhecimento da História da África e a contribuição dos povos africanos para a formação e constituição do Povo Brasileiro. Trata-se de um relato reflexivo do Plano de Ação desenvolvido na EMPMW, nos meses de outubro a dezembro de 2011, durante as aulas de História, com alunos da 2ª etapa do 3º ciclo de formação do Ensino Fundamental.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoHistoria Estudo e ensino Brasil Relações etnicasDiversidadeLei 10639/03Ensino de HistóriaA diversidade étnico-cultural na escola: conhecendo e valorizando nossas origens africanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdiversidadeetnicoculturalnaescola.pdfapplication/pdf311142https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8FYN/1/diversidadeetnicoculturalnaescola.pdf0f937a0c32baff036fe59eace83fc8fdMD51TEXTdiversidadeetnicoculturalnaescola.pdf.txtdiversidadeetnicoculturalnaescola.pdf.txtExtracted texttext/plain95202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8FYN/2/diversidadeetnicoculturalnaescola.pdf.txt401da9e2d107e3c2046119b0cd40081fMD521843/VRNS-9P8FYN2019-11-14 06:10:45.917oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8FYNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:10:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A diversidade étnico-cultural na escola: conhecendo e valorizando nossas origens africanas |
title |
A diversidade étnico-cultural na escola: conhecendo e valorizando nossas origens africanas |
spellingShingle |
A diversidade étnico-cultural na escola: conhecendo e valorizando nossas origens africanas Carlos Maia Diversidade Lei 10639/03 Ensino de História Educação Historia Estudo e ensino Brasil Relações etnicas |
title_short |
A diversidade étnico-cultural na escola: conhecendo e valorizando nossas origens africanas |
title_full |
A diversidade étnico-cultural na escola: conhecendo e valorizando nossas origens africanas |
title_fullStr |
A diversidade étnico-cultural na escola: conhecendo e valorizando nossas origens africanas |
title_full_unstemmed |
A diversidade étnico-cultural na escola: conhecendo e valorizando nossas origens africanas |
title_sort |
A diversidade étnico-cultural na escola: conhecendo e valorizando nossas origens africanas |
author |
Carlos Maia |
author_facet |
Carlos Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elania de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos Maia |
contributor_str_mv |
Elania de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Lei 10639/03 Ensino de História |
topic |
Diversidade Lei 10639/03 Ensino de História Educação Historia Estudo e ensino Brasil Relações etnicas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Historia Estudo e ensino Brasil Relações etnicas |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as relações entre os sujeitos envolvidos no processo de educação e sobre os comportamentos e as relações humanas com foco na diversidade cultural e étnico-racial, questões tão presentes no ambiente escolar. Busca, também, dar visibilidade à Lei 10639/03, que tem como um de seus objetivos a valorização e o conhecimento da História da África e a contribuição dos povos africanos para a formação e constituição do Povo Brasileiro. Trata-se de um relato reflexivo do Plano de Ação desenvolvido na EMPMW, nos meses de outubro a dezembro de 2011, durante as aulas de História, com alunos da 2ª etapa do 3º ciclo de formação do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T08:00:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T08:00:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FYN |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FYN |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8FYN/1/diversidadeetnicoculturalnaescola.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8FYN/2/diversidadeetnicoculturalnaescola.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f937a0c32baff036fe59eace83fc8fd 401da9e2d107e3c2046119b0cd40081f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589245582966784 |