A noção de désoeuvrement no "Fausto" de Fernando Pessoa 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debora Araujo Drumond de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A35N5C
Resumo: 'Poema impossível', o 'Fausto', de Fernando Pessoa, parece ilustrar a noção de 'désoeuvrement', isto é, a inoperatividade do texto literário. Trata-se de um texto inacabado, fragmentado e marcado sempre pela ausência, como atestam seus versos que afirmam incessantemente a fratura entre homem e linguagem e o vazio da escrita, características que colocam em questão sua realização enquanto obra. Esta dissertação de mestrado, portanto, tem por objetivo, no primeiro capítulo, ler esses escritos associando as manifestações da falta que ali se encontram ao pensamento filosófico contemporâneo que se debruça sobre a questão da negatividade, notadamente a obra de Giorgio Agamben. Partindo do problema da negatividade e da constatação de que o homem é um ser sem obra, o segundo capítulo se dedica à noção de 'désoeuvrement', relação entre o ser e o não ser, a obra e a 'desobra', que aparece sobretudo nas investigações acerca do paradigma da comunidade de pensadores como Georges Bataille, Maurice Blanchot, Jean-Luc Nancy e Agamben. Em seguida, desenvolvemos a reflexão sobre a concepção agambeniana de inoperatividade no sentido de analisar o 'Fausto' pessoano enquanto escrita do 'désoeuvrement' e da potência, isto é, obra - assim como a escrita, o homem e a comunidade - inacabável e inapreensível, cujo inacabamento e cuja inapreensibilidade são uma falta constitutiva, o próprio motivo da escrita.
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