A utilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de Berlim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elcio Loureiro Cornelsen
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Izidoro Blikstein
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54037
https://orcid.org/0000-0002-5954-4358
https://orcid.org/0000-0003-2958-4524
Resumo: O presente artigo resulta de um estudo da Olimpíada de Berlim e da construção de sua imagem na imprensa alemã, fundamentado a partir de conceitos provenientes das áreas de Marketing Político, Mídia e Análise do Discurso. Através do método empírico de análise textual, analisou-se a construção do discurso nazista nos textos de artigos dos jornais Völkischer Beobachter, Der Angriff e Berliner Tageblatt, publicados em 1936, com o objetivo de identificar as estratégias de fabricação de uma imagem falsa das reais condições de vida em um regime totalitário e de suas intenções expansionistas. Seus resultados representam uma contribuição para o avanço conceitual no âmbito do Marketing Político Governamental associado à Mídia e para uma reflexão sobre fenômenos atuais no cenário político mundial.
id UFMG_54e609100f8fe36058e1f6d4b9d29ef3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54037
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-05-26T21:14:12Z2023-05-26T21:14:12Z20191211231982-8985http://hdl.handle.net/1843/54037https://orcid.org/0000-0002-5954-4358https://orcid.org/0000-0003-2958-4524O presente artigo resulta de um estudo da Olimpíada de Berlim e da construção de sua imagem na imprensa alemã, fundamentado a partir de conceitos provenientes das áreas de Marketing Político, Mídia e Análise do Discurso. Através do método empírico de análise textual, analisou-se a construção do discurso nazista nos textos de artigos dos jornais Völkischer Beobachter, Der Angriff e Berliner Tageblatt, publicados em 1936, com o objetivo de identificar as estratégias de fabricação de uma imagem falsa das reais condições de vida em um regime totalitário e de suas intenções expansionistas. Seus resultados representam uma contribuição para o avanço conceitual no âmbito do Marketing Político Governamental associado à Mídia e para uma reflexão sobre fenômenos atuais no cenário político mundial.This article results from a research on the Berlin Olympics and on their image in the German press, based on concepts from the areas of Political Marketing, Media and Discourse Analysis. Through the empirical method of textual analysis, the construction of the Nazi discourse was analyzed in selected articles in the newspapers Völkischer Beobachter, Der Angriff and Berliner Tageblatt, published in 1936, in order to identify the strategies used to create a false image of the real life conditions under a totalitarian regime and its expansionist goals. The research results represent a contribution to the conceptual advance in the area of Government Political Marketing associated with the Media and to a reflection on the contemporary phenomena in the world political scene.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASRecorde: Revista de História do EsporteMarketing políticoOlimpíadasNazismoPublicidadeMarketing PolíticoMídiaOlimpíada de BerlimA utilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de BerlimThe use of the media in strategies of political marketing in the context of the Olympic Games from Berlininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/25656Elcio Loureiro CornelsenIzidoro Bliksteinapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALUtilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de Berlim.pdfUtilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de Berlim.pdfapplication/pdf353299https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54037/2/Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20da%20m%c3%addia%20em%20estrat%c3%a9gias%20de%20marketing%20pol%c3%adtico%20no%20contexto%20da%20Olimp%c3%adada%20de%20Berlim.pdfec986a141f7fe059e03b9e2b59937c5bMD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54037/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/540372023-05-26 18:14:12.685oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-26T21:14:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de Berlim
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The use of the media in strategies of political marketing in the context of the Olympic Games from Berlin
title A utilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de Berlim
spellingShingle A utilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de Berlim
Elcio Loureiro Cornelsen
Marketing Político
Mídia
Olimpíada de Berlim
Marketing político
Olimpíadas
Nazismo
Publicidade
title_short A utilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de Berlim
title_full A utilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de Berlim
title_fullStr A utilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de Berlim
title_full_unstemmed A utilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de Berlim
title_sort A utilização da mídia em estratégias de marketing político no contexto da Olimpíada de Berlim
author Elcio Loureiro Cornelsen
author_facet Elcio Loureiro Cornelsen
Izidoro Blikstein
author_role author
author2 Izidoro Blikstein
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elcio Loureiro Cornelsen
Izidoro Blikstein
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Político
Mídia
Olimpíada de Berlim
topic Marketing Político
Mídia
Olimpíada de Berlim
Marketing político
Olimpíadas
Nazismo
Publicidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Marketing político
Olimpíadas
Nazismo
Publicidade
description O presente artigo resulta de um estudo da Olimpíada de Berlim e da construção de sua imagem na imprensa alemã, fundamentado a partir de conceitos provenientes das áreas de Marketing Político, Mídia e Análise do Discurso. Através do método empírico de análise textual, analisou-se a construção do discurso nazista nos textos de artigos dos jornais Völkischer Beobachter, Der Angriff e Berliner Tageblatt, publicados em 1936, com o objetivo de identificar as estratégias de fabricação de uma imagem falsa das reais condições de vida em um regime totalitário e de suas intenções expansionistas. Seus resultados representam uma contribuição para o avanço conceitual no âmbito do Marketing Político Governamental associado à Mídia e para uma reflexão sobre fenômenos atuais no cenário político mundial.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-26T21:14:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-26T21:14:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/54037
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-8985
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5954-4358
https://orcid.org/0000-0003-2958-4524
identifier_str_mv 1982-8985
url http://hdl.handle.net/1843/54037
https://orcid.org/0000-0002-5954-4358
https://orcid.org/0000-0003-2958-4524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Recorde: Revista de História do Esporte
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54037/2/Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20da%20m%c3%addia%20em%20estrat%c3%a9gias%20de%20marketing%20pol%c3%adtico%20no%20contexto%20da%20Olimp%c3%adada%20de%20Berlim.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54037/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec986a141f7fe059e03b9e2b59937c5b
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589469352230912