O ensino de endodontia em uma instituição pública: percepção dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marilia Oliveira Saraiva Seijo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ZMRO-8C8QPB
Resumo: A percepção dos estudantes de graduação em relação o seu aprendizado é considerada um importante componente no monitoramento da qualidade dos programas acadêmicos. Dentro da Odontologia, a Endodontia é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil. O emprego de novas tecnologias na graduação, como os instrumentos rotatórios de níquel-titânio (NiTi), poderá facilitar o trabalho e aprendizado dos estudantes, e contribuir na resolução da demanda reprimida por tratamento endodôntico dos pacientes assistidos pelo SUS. Tendo isto em vista, este estudo avaliou a percepção dos estudantes de Endodontia, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, que empregaram instrumentos manuais de aço-inoxidável e rotatórios de NiTi durante a formatação de canais radiculares, e suas experiências de aprendizagem. Os estudantes matriculados nas disciplinas de Endodontia, do segundo semestre de 2009, foram divididos em 3 grupos (G): G1: estudantes do 5º período que formataram canais de dentes uni e/ou birradiculares com instrumentos manuais de aço inoxidável; G2: estudantes do 6º período que formataram canais de dentes multirradiculares com instrumentos manuais de aço-inoxidável; e G3: estudantes do 8º período que formataram canais de dentes multirradiculares com instrumentos rotatórios de NiTi. Um total de 126 questionários estruturados foi distribuído aos estudantes ao final do segundo semestre de 2009. As respostas obtidas foram categorizadas com relação ao rendimento durante o semestre, tempo gasto e qualidade dos tratamentos endodônticos realizados, dificuldades encontradas, características da técnica empregada, e sugestões para a melhoria da disciplina. A taxa de retorno foi de 115 questionários (91,3%), sendo 33% dos alunos do gênero masculino e 67% do feminino. O teste Kruskal Wallis não mostrou diferença estatisticamente significativa no rendimento relatado (p=0,528) e nas características das técnicas empregadas entre os 3 grupos. Os estudantes do G3 realizaram um maior número de tratamentos endodônticos (p=0,009), com menor tempo (p<0,001), comparado com estudantes do G1 e G2. Dificuldades foram relatadas pela maioria dos estudantes do G2 e G3, diferentemente do G1 (p=0,048). A qualidade relatada, dos tratamentos realizados, foi significativamente diferente apenas entre os estudantes do G1 e G2 (0,045). Atrasos, faltas e seleção dos pacientes, treinamento pré- clínico e clínico, dificuldades encontradas, tipo de técnica empregada e orientação dos professores, foram os principais pontos citados pelos estudantes que podem afetar o aprendizado em Endodontia. Os instrumentos rotatórios de NiTi mostraram maior eficiência e resolutividade para formatar os canais radiculares, o que pode refletir em um importante impacto no aprendizado dos alunos e nos serviços de saúde pública A percepção dos alunos trouxe informações valiosas sobre o desenvolvimento da disciplina e o relacionamento entre professores e alunos, com a intenção de contribuir para o aprimoramento do ensino de Endodontia.
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spelling Renata de Castro MartinsEfigenia Ferreira e FerreiraElen Marise de Oliveira OletoDaniela Lemos CarcereriMarilia Oliveira Saraiva Seijo2019-08-14T21:37:06Z2019-08-14T21:37:06Z2010-07-27http://hdl.handle.net/1843/ZMRO-8C8QPBA percepção dos estudantes de graduação em relação o seu aprendizado é considerada um importante componente no monitoramento da qualidade dos programas acadêmicos. Dentro da Odontologia, a Endodontia é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil. O emprego de novas tecnologias na graduação, como os instrumentos rotatórios de níquel-titânio (NiTi), poderá facilitar o trabalho e aprendizado dos estudantes, e contribuir na resolução da demanda reprimida por tratamento endodôntico dos pacientes assistidos pelo SUS. Tendo isto em vista, este estudo avaliou a percepção dos estudantes de Endodontia, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, que empregaram instrumentos manuais de aço-inoxidável e rotatórios de NiTi durante a formatação de canais radiculares, e suas experiências de aprendizagem. Os estudantes matriculados nas disciplinas de Endodontia, do segundo semestre de 2009, foram divididos em 3 grupos (G): G1: estudantes do 5º período que formataram canais de dentes uni e/ou birradiculares com instrumentos manuais de aço inoxidável; G2: estudantes do 6º período que formataram canais de dentes multirradiculares com instrumentos manuais de aço-inoxidável; e G3: estudantes do 8º período que formataram canais de dentes multirradiculares com instrumentos rotatórios de NiTi. Um total de 126 questionários estruturados foi distribuído aos estudantes ao final do segundo semestre de 2009. As respostas obtidas foram categorizadas com relação ao rendimento durante o semestre, tempo gasto e qualidade dos tratamentos endodônticos realizados, dificuldades encontradas, características da técnica empregada, e sugestões para a melhoria da disciplina. A taxa de retorno foi de 115 questionários (91,3%), sendo 33% dos alunos do gênero masculino e 67% do feminino. O teste Kruskal Wallis não mostrou diferença estatisticamente significativa no rendimento relatado (p=0,528) e nas características das técnicas empregadas entre os 3 grupos. Os estudantes do G3 realizaram um maior número de tratamentos endodônticos (p=0,009), com menor tempo (p<0,001), comparado com estudantes do G1 e G2. Dificuldades foram relatadas pela maioria dos estudantes do G2 e G3, diferentemente do G1 (p=0,048). A qualidade relatada, dos tratamentos realizados, foi significativamente diferente apenas entre os estudantes do G1 e G2 (0,045). Atrasos, faltas e seleção dos pacientes, treinamento pré- clínico e clínico, dificuldades encontradas, tipo de técnica empregada e orientação dos professores, foram os principais pontos citados pelos estudantes que podem afetar o aprendizado em Endodontia. Os instrumentos rotatórios de NiTi mostraram maior eficiência e resolutividade para formatar os canais radiculares, o que pode refletir em um importante impacto no aprendizado dos alunos e nos serviços de saúde pública A percepção dos alunos trouxe informações valiosas sobre o desenvolvimento da disciplina e o relacionamento entre professores e alunos, com a intenção de contribuir para o aprimoramento do ensino de Endodontia.The students perceptions about their learning experiences are an important component to monitor the quality of academic programs. At Dentistry, the Endodontic discipline is considered difficult by many students. The use of new technologies at undergraduate, like nickel-titanium (NiTi) rotary instruments, will be able to become more easy the work and learning of students, and contribute at resolution of necessity for endodontic treatments at public service. This study evaluated the students perceptions of Endodontic disciplines, at Federal University of Minas Gerais, that employed stainless-steel (SS) hand instruments and NiTi rotary instruments to perform endodontic treatments, and their learning experiences. The students enrolled at Endodontic disciplines, of second semester of 2009, were divided at 3 groups (G): G1; students of 5º semester that experienced treatments of straight canals with SS hand instruments; G2: students of 6º semester that experienced treatments of curved canals with SS hand instruments, and G3: students of 8º semester that experienced treatment of straight and curved canals with NiTi rotary instruments. A total of 126 questionnaires were distributed to dental students at the final of semester of 2009. The data obtained were categorized in accordance with the income during the semester, time spent and quality of the treatment executed, difficulties, technique employed, and suggestions to improve the discipline. The return rate was 115 (91.3%), being 33% of students of male gender and 67% of female. The Kruskal Wallis test showed no difference at income (p=0.528), and characteristics of technique employed (p=0.560), between the three groups. Students of G3 performed a great number of endodontic treatments (p=0.009), and with lesser time (p<0.001), compared with G1 and G2. The difficulties were related by the majority of G2 and G3, differently of G1 (p=0.048). The quality related of endodontic treatments performed was different only between G1 and G2 (p=0.045). The principal points that can be affect the Endodontic teaching based at perceptions of undergraduate students were: patients lacks and delays, selection of patients, pre-clinical and clinical training, difficulties founded, type of technique employed, and teachers orientation. The NiTi rotary instrument showed more efficiency and resolutivity than hand SS instrument to perform endodontic treatments, and it can reflect an important impact at a public dental service. The students perceptions brought valuable information about the development of the discipline and relationship between teachers and students, with intention to contribute to enhance the endodontic teaching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEndodontia/educaçãoInstrumentos odontológicosEndodontiaUtilizaçãoEducaçãoInstrumentos odontológicosEndodontiaO ensino de endodontia em uma instituição pública: percepção dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mestrado_marilia_oliveira_saraiva_seijo.pdfapplication/pdf1009325https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ZMRO-8C8QPB/1/disserta__o_mestrado_marilia_oliveira_saraiva_seijo.pdf83ee47b683a416ec2fa5d9c9cc6c3723MD51TEXTdisserta__o_mestrado_marilia_oliveira_saraiva_seijo.pdf.txtdisserta__o_mestrado_marilia_oliveira_saraiva_seijo.pdf.txtExtracted texttext/plain190118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ZMRO-8C8QPB/2/disserta__o_mestrado_marilia_oliveira_saraiva_seijo.pdf.txt9279846c4a2664e000d6082b3d57d45aMD521843/ZMRO-8C8QPB2019-11-14 16:17:47.989oai:repositorio.ufmg.br:1843/ZMRO-8C8QPBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:17:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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