Influência da inércia na determinação dos esforços de lajes retangulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renato Dias Godinho Junior
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BD9H7L
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise feita na influência da rigidez dos apoios no cálculo dos esforços de lajes retangulares. entre os métodos de dimensionamento de pilares lecionados durante o curso de Engenharia Civil, e o método comercial desenvolvido pela ferramenta computacional CAD/TQS® . No primeiro capítulo é apresentado o projeto base e suas características de dimensões e sua simetria. Em seguida, o método de dimensionamento acadêmico é explicitado ao mesmo passo que se faz a aplicação dele à situação do projeto. Determinam-se, primeiramente, as cargas de projeto com o auxílio da ferramenta computacional FTOOL, para cada pilar. Obtidas as cargas, podem-se calcular os momentos de primeira e de segunda ordem, e finalmente, determinam-se as áreas de aço para cada situação de cálculo: topo, centro e base, com as combinações de momentos recomendadas pela NBR 6118 (ABNT, 2003). No capítulo seguinte, é feita a apresentação do software CAD/TQS®, explicitando as considerações feitas pelo mesmo, bem como o projeto de dimensionamento desenvolvido por essa ferramenta. Tendo em mãos os resultados de ambos os dimensionamentos, é feita a análise dos resultados comparando as áreas de aço e os esforços solicitantes encontrados em cada método. Por fim, são apresentadas as dificuldades enfrentadas no decorrer do desenvolvimento deste trabalho, a fim de discutir os métodos lecionados durante o curso e apresentar sugestões quanto à didática posta em prática no ensino da engenharia.
id UFMG_55b0cb06b70d961d96a7792d43658ee7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAOA-BD9H7L
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ney Amorim SilvaRenato Dias Godinho Junior2019-08-10T03:35:37Z2019-08-10T03:35:37Z2017-08-23http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BD9H7LO presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise feita na influência da rigidez dos apoios no cálculo dos esforços de lajes retangulares. entre os métodos de dimensionamento de pilares lecionados durante o curso de Engenharia Civil, e o método comercial desenvolvido pela ferramenta computacional CAD/TQS® . No primeiro capítulo é apresentado o projeto base e suas características de dimensões e sua simetria. Em seguida, o método de dimensionamento acadêmico é explicitado ao mesmo passo que se faz a aplicação dele à situação do projeto. Determinam-se, primeiramente, as cargas de projeto com o auxílio da ferramenta computacional FTOOL, para cada pilar. Obtidas as cargas, podem-se calcular os momentos de primeira e de segunda ordem, e finalmente, determinam-se as áreas de aço para cada situação de cálculo: topo, centro e base, com as combinações de momentos recomendadas pela NBR 6118 (ABNT, 2003). No capítulo seguinte, é feita a apresentação do software CAD/TQS®, explicitando as considerações feitas pelo mesmo, bem como o projeto de dimensionamento desenvolvido por essa ferramenta. Tendo em mãos os resultados de ambos os dimensionamentos, é feita a análise dos resultados comparando as áreas de aço e os esforços solicitantes encontrados em cada método. Por fim, são apresentadas as dificuldades enfrentadas no decorrer do desenvolvimento deste trabalho, a fim de discutir os métodos lecionados durante o curso e apresentar sugestões quanto à didática posta em prática no ensino da engenharia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de estruturasLajesEgnenharia de estruturasInfluência da inércia na determinação dos esforços de lajes retangularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_final.pdfapplication/pdf3978271https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BD9H7L/1/tcc_final.pdfe2cbd3ff79a85a597d0cb6fea9faf28aMD51TEXTtcc_final.pdf.txttcc_final.pdf.txtExtracted texttext/plain12338https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BD9H7L/2/tcc_final.pdf.txt24a6755be8c54b825c746c06b86d3294MD521843/RAOA-BD9H7L2019-11-14 05:26:01.655oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAOA-BD9H7LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:26:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da inércia na determinação dos esforços de lajes retangulares
title Influência da inércia na determinação dos esforços de lajes retangulares
spellingShingle Influência da inércia na determinação dos esforços de lajes retangulares
Renato Dias Godinho Junior
Egnenharia de estruturas
Engenharia de estruturas
Lajes
title_short Influência da inércia na determinação dos esforços de lajes retangulares
title_full Influência da inércia na determinação dos esforços de lajes retangulares
title_fullStr Influência da inércia na determinação dos esforços de lajes retangulares
title_full_unstemmed Influência da inércia na determinação dos esforços de lajes retangulares
title_sort Influência da inércia na determinação dos esforços de lajes retangulares
author Renato Dias Godinho Junior
author_facet Renato Dias Godinho Junior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ney Amorim Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Renato Dias Godinho Junior
contributor_str_mv Ney Amorim Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Egnenharia de estruturas
topic Egnenharia de estruturas
Engenharia de estruturas
Lajes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de estruturas
Lajes
description O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise feita na influência da rigidez dos apoios no cálculo dos esforços de lajes retangulares. entre os métodos de dimensionamento de pilares lecionados durante o curso de Engenharia Civil, e o método comercial desenvolvido pela ferramenta computacional CAD/TQS® . No primeiro capítulo é apresentado o projeto base e suas características de dimensões e sua simetria. Em seguida, o método de dimensionamento acadêmico é explicitado ao mesmo passo que se faz a aplicação dele à situação do projeto. Determinam-se, primeiramente, as cargas de projeto com o auxílio da ferramenta computacional FTOOL, para cada pilar. Obtidas as cargas, podem-se calcular os momentos de primeira e de segunda ordem, e finalmente, determinam-se as áreas de aço para cada situação de cálculo: topo, centro e base, com as combinações de momentos recomendadas pela NBR 6118 (ABNT, 2003). No capítulo seguinte, é feita a apresentação do software CAD/TQS®, explicitando as considerações feitas pelo mesmo, bem como o projeto de dimensionamento desenvolvido por essa ferramenta. Tendo em mãos os resultados de ambos os dimensionamentos, é feita a análise dos resultados comparando as áreas de aço e os esforços solicitantes encontrados em cada método. Por fim, são apresentadas as dificuldades enfrentadas no decorrer do desenvolvimento deste trabalho, a fim de discutir os métodos lecionados durante o curso e apresentar sugestões quanto à didática posta em prática no ensino da engenharia.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T03:35:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T03:35:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BD9H7L
url http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BD9H7L
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BD9H7L/1/tcc_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BD9H7L/2/tcc_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e2cbd3ff79a85a597d0cb6fea9faf28a
24a6755be8c54b825c746c06b86d3294
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589369095782400