De musa a criadora: figuras femininas nas narrativas de artista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izabela Baptista do Lago
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47723
Resumo: O presente trabalho pretende aprofundar o estudo da categoria literária da narrativa de artista, obra literária originada da tradição germânica do Künstlerroman, surgida no final do século XVIII e cujo auge se deu no século XIX. Protagonizada por um personagem artista, geralmente um pintor, a intriga e a temática da narrativa de artista se voltam para os conflitos encontrados por este em seu percurso criativo, sejam eles de ordem profissional ou pessoal. Propomo-nos focalizar em particular as figuras femininas presentes nessas narrativas, analisando suas representações sob uma ótica interdisciplinar e intermidiática, considerando fatores históricos, socioculturais e estéticos. Para tanto, com base em obras críticas e teóricas sobre a representação das mulheres na literatura e, sobretudo, em um corpus literário selecionado, identificamos as quatro figuras femininas presentes nas narrativas de artista: a) a modelo ou musa do artista protagonista; b) a mulher representada nas obras de arte produzidas pelo artista; c) a companheira do artista; d) a mulher artista. Analisamos cada uma delas a partir de exemplos retirados do corpus literário e das artes visuais, confrontando os principais aspectos dessas representações com o contexto histórico e cultural da obra. Detemo-nos com mais atenção no estudo da figura da mulher artista, e examinamos de que maneira o deslocamento do protagonista típico das narrativas de artista – o pintor – para a mulher artista impacta nos topoï formais e temáticos da categoria, uma vez que estes apresentam tratamento diverso de acordo com o gênero do personagem. Desse modo, verificamos que as narrativas de artista, como obras que apresentam uma intersecção entre a ficção e o documento histórico, transpõem a conjuntura da condição social feminina da época de sua produção, retransmitindo, por meio das figuras femininas, mitos, crenças e estereótipos ligados às mulheres.
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Para tanto, com base em obras críticas e teóricas sobre a representação das mulheres na literatura e, sobretudo, em um corpus literário selecionado, identificamos as quatro figuras femininas presentes nas narrativas de artista: a) a modelo ou musa do artista protagonista; b) a mulher representada nas obras de arte produzidas pelo artista; c) a companheira do artista; d) a mulher artista. Analisamos cada uma delas a partir de exemplos retirados do corpus literário e das artes visuais, confrontando os principais aspectos dessas representações com o contexto histórico e cultural da obra. Detemo-nos com mais atenção no estudo da figura da mulher artista, e examinamos de que maneira o deslocamento do protagonista típico das narrativas de artista – o pintor – para a mulher artista impacta nos topoï formais e temáticos da categoria, uma vez que estes apresentam tratamento diverso de acordo com o gênero do personagem. Desse modo, verificamos que as narrativas de artista, como obras que apresentam uma intersecção entre a ficção e o documento histórico, transpõem a conjuntura da condição social feminina da época de sua produção, retransmitindo, por meio das figuras femininas, mitos, crenças e estereótipos ligados às mulheres.The present work intends to deepen the study of the artist narrative, a literary category originated in the Germanic tradition of the Künstlerroman, which emerged in the late 18th century and reached its peak in the 19th century. The intrigue and the theme of the artist narrative concern the professional and the personal conflicts encountered by the artist, which is always the protagonist, usually a painter. We propose to focus on the female figures in these narratives and to analyze their representations from an interdisciplinary and intermedial perspective, considering historical, social, cultural and aesthetic factors. To this end, based on critical and theoretical works on the representation of women in literature and, above all, on a selected literary corpus, we identified four female figures portrayed in the artist narratives: a) the model or the muse of the protagonist male artist; b) the woman represented in the works of art produced by the male artist; c) the artist's companion; d) the female artist. We analyze each of these figures individually, which were taken from the literary corpus and from selected art pieces, confronting the main aspects of these representations with the historical and cultural context of these works. We focus more closely on the study of the figure of the woman artist, and we examine how the switch from the typical protagonist of the artist narratives – the male painter – to the female artist impacts the formal and the thematic topoï of the category, since the characters present different treatment according to their gender. As a result, we verified that the artist narratives, understood as literary texts that present an intersection between fiction and historical documents, transpose the conjuncture of women’s social status at the time of their production, rethinking – through female figures – myths, beliefs and stereotypes linked to women.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASLiteratura – História e críticaRomance de artistaMulheres na literaturaLiteraturaNarrativas de artistaMulher artistaFiguras femininasDe musa a criadora: figuras femininas nas narrativas de artistaFrom muse to creator: female figures in artist narrativesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDe musa a criadora figuras femininas nas narrativas de artista.pdfDe musa a criadora figuras femininas nas narrativas de artista.pdfapplication/pdf6504701https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47723/3/De%20musa%20a%20criadora%20figuras%20femininas%20nas%20narrativas%20de%20artista.pdfd599bc1839bf2443b435cabf575a224aMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47723/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/477232022-12-05 08:26:33.774oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-05T11:26:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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