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Thais Nivia de Lima e FonsecaTarcisio Rodrigues BotelhoCynthia Greive VeigaSolange Maria da Silva2019-08-11T05:59:24Z2019-08-11T05:59:24Z2011-08-30http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSH5TO estudo traz uma leitura das estratégias e práticas educativas empreendidas e efetivadas pelos negros forros na Comarca do Rio das Velhas no século XVIII. Para tanto, foi utilizado o conceito de educação de forma mais ampla que no contexto escolar, tendo em vista as ações exercidas pelos negros forros nos espaços das irmandades, no mundo dos ofícios e no universo do privado. Esses espaços proporcionaram trocas de conhecimentos e técnicas, além de aprendizados sociais e culturais, que, combinados, recriados e adaptados nos contatos cotidianos entre os sujeitos, orientaram estratégias de sobrevivência, de inserção social e de apreensão de saberes. Procuramos articular a Historiografia da Escravidão brasileira com a História da Educação, atentando para os fenômenos pedagógicos/educativos e para a experiência dos sujeitos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de testamentos e inventários, utilizando aportes teóricos da Nova História Social. Desse modo, o estudo expõe e permite que as singularidades das práticas educativas e as experiências sociais dos negros forros sejam enfocadas e, ainda, que sejam melhor compreendidos os processos do saber e do mundo letrado, envolvidos nesse grupo étnico no século XVIII, em Minas Gerais.In this study it is made a reading of the strategies and educational practices undertaken and actualized by freed slaves in the county of Rio das Velhas in the eighteenth century. For that, I had as basis the concept of education in a more extended shape than the scholar context, considering the actions practiced by the freed slaves in the spaces of brotherhoods, in the world of crafts and in the private space. These spaces provided exchange of knowledge and techniques and also social and cultural learning that combined, recreated and adapted in the daily contacts between the subjects guided survival strategies, strategies for social inclusion, and strategies of knowledges apprehension. I tried to articulate Historiography of Brazilian Slavery with the History of Education, being aware to pedagogical/educational phenomena and to the experience of the subjects. The research was developed through wills and inventories, using theoretical approach of the New Social History. In this way, the study shows the singularities of the educational practices and social experiences from the freed slaves, allows focusing on these singularities and allows comprehending better the process of knowledge and of the literate way involving this ethnic group in eighteenth century in Minas Gerais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociabilidadeMinas Gerais História Século XVIIIEducaçãoNegros Minas Gerais História Século XVIIIPrática de ensinoSociabilidadesEstratégias e Práticas EducativasSéculo XVIIINegrosEstratégias e práticas educativas dos negros na comarca do Rio das Velhas, século XVIIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_solange.pdfapplication/pdf1665437https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSH5T/1/dissertacao_solange.pdfd32199cd886cf4f3e52e2190e4fec45dMD51TEXTdissertacao_solange.pdf.txtdissertacao_solange.pdf.txtExtracted texttext/plain350787https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSH5T/2/dissertacao_solange.pdf.txt5c2884c2e2399a77bb11d149863b516aMD521843/FAEC-8MSH5T2019-11-14 10:40:50.464oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSH5TRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:40:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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