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Marildes Marinho da SilvaMarlene RibeiroCecilia Maria Aldigueri GoulartGuilherme do Val Toledo PradoVania Aparecida Costa2019-08-10T10:49:47Z2019-08-10T10:49:47Z2010-02-26http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGN5NEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender as práticas de leitura em uma sala de aula de uma Escola do Assentamento de reforma agrária organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), situado na região do Vale do Rio Doce, Minas Gerais. Esse interesse advém da importância cada vez maior de estudos sobre práticas de letramento (STREET, 1984; BRANDT, 2002; KLEIMAN, 1995; GOULART, 2006) como parte de um processo de compreensão da relação educação, linguagem e escrita (SOARES, 1996, 1998; GNERRE, 1987) articulando a relação escolarização, camadas populares e escrita. Nesse quadro, o MST ao longo de seus 25 anos (CALDART, 2004; RIBEIRO, 2002; VENDRAMINI, 2009) e o seu protagonismo ao lado de outros movimentos sociais, nestes últimos 10 anos, colocaram no cenário nacional a Educação do Campo, re-significando a si mesmos enquanto sujeitos coletivos, assumindo o campo como espaço histórico de disputa da terra e da educação (CALDART, 2004; ARROYO, 2004; FERNANDES & MOLINA, 2004; RIBEIRO, 2007). Nesse contexto, justifica-se a necessidade de pesquisas que tomem como objeto a prática educativa formal, interrogando-se sobre as práticas de letramento em construção na sala de aula. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo a partir de referenciais metodológicos da etnografia (HEATH, 1982 e 1983; da noção de apropriação (CHARTIER, 1990) e de enunciação (BAKHTIN, 1995 e 2006) em diálogo com estudos no campo da história da leitura na escola (CHARTIER, 2004 e 2007; VIDAL, 1998) e das práticas de letramento em sala de aula (ALBUQUERQUE, 2002; MACEDO, 2005) que orientaram a análise dos eventos de leitura, definidos a partir do conceito de eventos de letramento de Heath (1982 e 1983) retomados aqui no Brasil por Kleiman (1995) e Marinho (2007), o que evidenciou um conjunto de eventos com textos literários em distinção a um conjunto de textos não-literários, o que mostrou o valor do letramento literário (PAULINO, 2001) para esta turma. A materialidade dos textos, os modos de ler, as interações entre professora e alunos mediadas pelos textos e as crenças sobre a leitura (ROCKWELL, 2001), constitutivos desses eventos de leitura, evidenciaram nas práticas de letramento em construção a relação dialética entre o contexto local e o global, entre a oralidade e a escrita, entre o estado e o movimento social. Indicaram também a necessidade de se assumir, na compreensão das práticas de letramento em construção em salas de aula de Escola de Assentamento, a tensão entre, de um lado, estado/escolarização/cultura escolar/escrita, relação própria de um projeto de sociedade construído e defendido nestes últimos cem anos no contexto brasileiro, um modelo de letramento mais universal, e de outro, a apropriação escrita/oralidade/escolarização/movimento social, relação identificada em sala de aula e que precisa ser fortalecida, refletida e ampliada em um projeto de educação que confronte saberes e valores sociais estabelecidos como a Educação do Campo, em seu diálogo com a Pedagogia do MST e a Educação Popular.This research aims to comprehend classroom reading practices in an agrarian reform settlement organized by Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) in the region of Rio Doce Valley, Minas Gerais, Brazil. The study was prompted by the ever-increasing importance of studies on literacy practices (Street, 1984; Brandt, 2002; Kleiman, 1995; Goulart, 2006) as a part of a process of comprehending the relation between education, language and writing (Soares, 1996, 1998; Gnerre, 1987) and articulating the relation between literacy, low-income families and writing. The MST has played a vital role since its inception, 25 years ago, in raising awareness for rural education and have represented themselves as a collective that sees the rural setting as a historic space of land dispute and education (Caldart, 2004; Arroyo, 2004; Fernandes & Molina, 2004; Ribeiro, 2007). In this context, there are grounds for researches focusing on formal educational practices and an inquiry on classroom literacy practices. To do so, a field research was carried out, with ethnographic methodology (Heath, 1982 and 1983; Rockwell, 1987 and 2009) in one group of Grammar school students in a settlement school. Analysis of reading events were directed by notions of appropriation (Chartier, 1990) and enunciation (Bakhtin, 1995 and 2006), defined from Heath's literacy events (1982 and 1983) adapted in Brazil by Kleiman (1995) and Marinho (1995). Literary texts were differentiated from non-literary texts in this set of events, expressing the value of literary literacy (Paulino, 2001) for this group. Elements of the reading events such as the materiality of the text, reading methods and teacher-student interaction mediated by texts, as well as reading beliefs (Rockwell, 2001) showed, in the developing literacy practices, the dialectic between local and global contexts, between oral and written communication, between the State and the social movement. They also indicate the need to assume, in the comprehension of developing literacy practices in classrooms of settlement schools, the expressible dialectic between, from one side, the state/education/schooling culture/writing, a relation specific to a social project constructed and championed for the past hundred years in Brazil, that is, a universal model of literacy; and from the other, the appropriation writing/speaking/education/social movement, a relation identified in the classroom that needs to be strengthened, reflected upon and expanded in an educational project tackling knowledge and social values such as rural education and its negotiation with MST pedagogy and low-income education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraEducaçãoLetramentoEducação ruralpráticas de leituraEscola do AssentamentoletramentoEducação do CampoPráticas de leitura em uma sala de aula da Escola do Assentamento: educação do Campo em construçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcosta__v_nia_a._fae_ugmg_2010_tese.pdfapplication/pdf6502826https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGN5N/1/costa__v_nia_a._fae_ugmg_2010_tese.pdf354fc302de91e22b33d8648fc8c8f514MD51TEXTcosta__v_nia_a._fae_ugmg_2010_tese.pdf.txtcosta__v_nia_a._fae_ugmg_2010_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain576158https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGN5N/2/costa__v_nia_a._fae_ugmg_2010_tese.pdf.txt0ce5805b973d8f196f7ddd7754e709e7MD521843/FAEC-8GGN5N2019-11-14 07:38:09.391oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8GGN5NRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:38:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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