O poeta ensina a ousar: ironia e didatismo nas Epístolas de Horácio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Francisco dos Santos Maciel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AL6G2A
Resumo: As Epístolas de Horácio (séc. I AEC) são divididas em dois livros. O primeiro, composto de vinte cartas, é repleto de cenas de recte uiuere (bem viver). O segundo, com suas três cartas (dentre as quais a Arte Poética), trata, por sua vez, principalmente de questões de recte scribere (bem escrever). Por essa razão, são quase sempre lidos separadamente. Neste trabalho, propomos uma abordagem de todas as epístolas consideradas em conjunto. Na base e no horizonte da nossa leitura, está o pressuposto de que há um ambíguo jogo poético (ludus) entre ironia e didatismo, que, concebidos mais como estratégias discursivas presentes ao longo de todo o corpus, são seu elemento unificador. Assim, são apresentados e analisados os três assuntos abordados de modo mais frontal: a metapoeticidade de prosaicos poemas do livro primeiro, contrapostos ao do livro segundo; o poeta uesanus (poeta louco); e a persona poética do próprio Horácio. E é a ambivalência desse ludus em cujo seio, num enquadramento temático ora filosófico, ora poético, podemos divisar tanto um didatismo irônico, quanto uma (auto)ironia didática que nos remete a uma produtiva confusão entre recte uiuere e recte scribere. Ao fim, apresentamos também uma tradução das Epístolas.
id UFMG_57066839e1d60c089ae9fd0ab25a57e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AL6G2A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Matheus TrevizamSandra Maria Gualberto Braga BianchetCharlene Martins MiottiBruno Francisco dos Santos Maciel2019-08-12T19:23:25Z2019-08-12T19:23:25Z2017-02-08http://hdl.handle.net/1843/LETR-AL6G2AAs Epístolas de Horácio (séc. I AEC) são divididas em dois livros. O primeiro, composto de vinte cartas, é repleto de cenas de recte uiuere (bem viver). O segundo, com suas três cartas (dentre as quais a Arte Poética), trata, por sua vez, principalmente de questões de recte scribere (bem escrever). Por essa razão, são quase sempre lidos separadamente. Neste trabalho, propomos uma abordagem de todas as epístolas consideradas em conjunto. Na base e no horizonte da nossa leitura, está o pressuposto de que há um ambíguo jogo poético (ludus) entre ironia e didatismo, que, concebidos mais como estratégias discursivas presentes ao longo de todo o corpus, são seu elemento unificador. Assim, são apresentados e analisados os três assuntos abordados de modo mais frontal: a metapoeticidade de prosaicos poemas do livro primeiro, contrapostos ao do livro segundo; o poeta uesanus (poeta louco); e a persona poética do próprio Horácio. E é a ambivalência desse ludus em cujo seio, num enquadramento temático ora filosófico, ora poético, podemos divisar tanto um didatismo irônico, quanto uma (auto)ironia didática que nos remete a uma produtiva confusão entre recte uiuere e recte scribere. Ao fim, apresentamos também uma tradução das Epístolas.Horaces Epistles (1st century BCE) are divided into two books. The first one, composed of twenty letters, is filled with scenes of recte uiuere (to live correctly). The second one, with its three letters (among them the Art of Poetry), deals mainly with issues of recte scribere (to write correctly). For this reason, they are usually read separately. In this dissertation, we propose an approach in which all the epistles are read as a whole. At the base and the horizon of our reading, there is the assumption that exists an ambiguous poetic game (ludus) between irony and didacticism, which, conceived more as discursive strategies present throughout the corpus, are its unifying element. Thus, the three subjects dealt with in a more frontal way are presented and analyzed: the metapoeticity of prosaic poems from the first book, contrasted with that from the second one; the poeta uesanus (mad poet); and the poetic persona of Horace himself. Besides, it is the ambivalence of this ludus in whose bosom, in a sometimes philosophical, sometimes poetic thematic framework, we can see both an ironic didacticism and a didactic (self-)irony that brings us to a productive intermixture between recte uiuere and recte scribere. At the end, we also present a translation of the Epistles.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGjogo literárioLiteratura latinaironiaHorácioEpístolasdidatismoO poeta ensina a ousar: ironia e didatismo nas Epístolas de Horácioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de__bruno_maciel.pdfapplication/pdf3504516https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AL6G2A/1/disserta__o_de__bruno_maciel.pdf72bb419305d21ed1cd30485927577685MD51TEXTdisserta__o_de__bruno_maciel.pdf.txtdisserta__o_de__bruno_maciel.pdf.txtExtracted texttext/plain818739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AL6G2A/2/disserta__o_de__bruno_maciel.pdf.txt1b69b8f07e4f212a9bafc992973df07aMD521843/LETR-AL6G2A2019-11-14 19:35:51.548oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AL6G2ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:35:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O poeta ensina a ousar: ironia e didatismo nas Epístolas de Horácio
title O poeta ensina a ousar: ironia e didatismo nas Epístolas de Horácio
spellingShingle O poeta ensina a ousar: ironia e didatismo nas Epístolas de Horácio
Bruno Francisco dos Santos Maciel
jogo literário
Literatura latina
ironia
Horácio
Epístolas
didatismo
title_short O poeta ensina a ousar: ironia e didatismo nas Epístolas de Horácio
title_full O poeta ensina a ousar: ironia e didatismo nas Epístolas de Horácio
title_fullStr O poeta ensina a ousar: ironia e didatismo nas Epístolas de Horácio
title_full_unstemmed O poeta ensina a ousar: ironia e didatismo nas Epístolas de Horácio
title_sort O poeta ensina a ousar: ironia e didatismo nas Epístolas de Horácio
author Bruno Francisco dos Santos Maciel
author_facet Bruno Francisco dos Santos Maciel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matheus Trevizam
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Charlene Martins Miotti
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno Francisco dos Santos Maciel
contributor_str_mv Matheus Trevizam
Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet
Charlene Martins Miotti
dc.subject.por.fl_str_mv jogo literário
Literatura latina
ironia
Horácio
Epístolas
didatismo
topic jogo literário
Literatura latina
ironia
Horácio
Epístolas
didatismo
description As Epístolas de Horácio (séc. I AEC) são divididas em dois livros. O primeiro, composto de vinte cartas, é repleto de cenas de recte uiuere (bem viver). O segundo, com suas três cartas (dentre as quais a Arte Poética), trata, por sua vez, principalmente de questões de recte scribere (bem escrever). Por essa razão, são quase sempre lidos separadamente. Neste trabalho, propomos uma abordagem de todas as epístolas consideradas em conjunto. Na base e no horizonte da nossa leitura, está o pressuposto de que há um ambíguo jogo poético (ludus) entre ironia e didatismo, que, concebidos mais como estratégias discursivas presentes ao longo de todo o corpus, são seu elemento unificador. Assim, são apresentados e analisados os três assuntos abordados de modo mais frontal: a metapoeticidade de prosaicos poemas do livro primeiro, contrapostos ao do livro segundo; o poeta uesanus (poeta louco); e a persona poética do próprio Horácio. E é a ambivalência desse ludus em cujo seio, num enquadramento temático ora filosófico, ora poético, podemos divisar tanto um didatismo irônico, quanto uma (auto)ironia didática que nos remete a uma produtiva confusão entre recte uiuere e recte scribere. Ao fim, apresentamos também uma tradução das Epístolas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T19:23:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T19:23:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-AL6G2A
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-AL6G2A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AL6G2A/1/disserta__o_de__bruno_maciel.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AL6G2A/2/disserta__o_de__bruno_maciel.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 72bb419305d21ed1cd30485927577685
1b69b8f07e4f212a9bafc992973df07a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589334646915072